Diversão

10 etapas para organização da Festa Junina Infantil!

festa-junina-clubinho-de-ofertas

Além das receitas típicas, roupa e maquiagem, o Clubinho de Ofertas te ajuda agora no passo-a-passo na organização da Festa Junina Infantil!

Mamães contemporâneas amam dicas. E se elas forem práticas melhor ainda, são sempre bem vidas. Quando o assunto é evento, um bom planejamento é essencial para potencializar o sucesso! Porém antes de tudo tenha em mente quanto você está disposta a investir de tempo e dinheiro. Quanto será destinado para cada etapa e uma verba para emergências deve estar na ponta do lápis. E pra finalizar, defina se o evento será aberto (ao público geral gratuito, com doação de itens para instituições beneficentes ou com venda de ingressos) ou fechado (privado entre você e seus amigos).

1 – Lugar

O lugar é a etapa básica, e sem ele não tem como ter a festa. Além de ser de fácil acesso, pode ser no play de amigos (dá pra chamar em média umas 40 pessoas), clube, associações, fazendas, chácaras, algum parque público ou até mesmo no jardim de sua casa. Como o foco é a festa para crianças, detalhes na segurança são indispensáveis como protetores de piscinas, escadas e cercados na churrasqueira. Outro ponto é ter em mente a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, algum espaço coberto em caso de chuva (lonas, toldos, gazebos e tendas ajudam) e sinalização se o local for muito grande.

festa-junina-5-clubinho-de-ofertas

2 – Público

Com o lugar definido você terá uma ideia de quantas crianças e suas famílias você pode convidar. Agora se você deseja dar um festão de São João, para a organização da festa junina Infantil junte um time! Busque outras soluções de lugares maiores, como as quadras dos clubes, salões de festa, grandes jardins e pense em todos detalhes da estrutura…

mesa-junina-3-clubinho-de-ofertas

3 – Convite

Pesquise se a data que você tem em vista já terá algum outro grande evento que as mamães estão pensando em levar os filhos. Definida a data avise com antecedência seu público do evento para que todos consigam se programar com antecedência. Evite gastos com impressos e convite através da criação do evento (público ou privado) pelo Facebook, grupo no WhatsApp, e-mail ou ligação mesmo. O bom do evento pelo Face é que você poderá interagir com as outras mães sobre comida, bebidas e outros detalhes da festa (geralmente cada mãe leva os comes e bebes para dividir com todos, é bom listar os pratos e pedir confirmação).

Data, hora e local são as informações básicas que sua comunicação precisa ter. Deixar claro um horário de término é sempre bom porque as pessoas irão saber que precisam chegar cedo. Um print do mapinha do Google Maps também ajuda. Outro ponto é o traje: já que é festa junina, nada mais que justo que todos venham caracterizados para o evento. Uma camisa quadriculada já está lindo. Se a festa for privada, é bacana mencionar que a lista fechará 3 dias antes do evento e o convite deverá ser apresentado na entrada do local, porque sempre pode vir um amigo do amigo e aí babou seu controle na quantidade de pessoas.

Se o evento for comercial, além do convite, produza ingressos, invista em divulgação online e offline, planeje pontos de vendas físicos e digitais e acompanhe suas vendas antecipadamente.

roupa-junina-bebe-22-clubinho-de-ofertasroupa-junina-menino-clubinho-de-ofertas

4 – Decoração

De acordo com o tamanho do espaço você pode planejar quantos metros de bandeirinha, balões e lanterninhas será necessário. Deixe pra arrumar no dia anterior da festa. Lojas com enfeites, embalagens temáticas, sites que ensinam montar a mesa (como fazendoanossafesta.com) e itens rurais decorativos são tudo! Alguma mãe pode ter uma toalha legal bem colorida, ou uma de crochê branco que lembra a casa da vovó na fazenda. Pratos, travessas e suportes de bolos também são super funcionais.

O mesão para as pessoas comerem ou mesas individuais com cadeiras também precisam ser decoradas. Tecidos de chita cobrindo aqueles tapetões para crianças brincarem ou puffs são ótimas opções para as crianças descansarem. Fogueira (fictícia), cartazes de papelão com desenhos juninos, sacos de juta, palhas e pipocas dão um charme todo especial! Deixe a criatividade tomar conta.

mesa-junina-5-clubinho-de-ofertas

5 – Comidas e bebidas

Se a festa for mais intimista, dispense barracas e fichas. Já que as mães levarão os quitutes é bom organizar lá no evento do Facebook o que cada uma poderá levar, para aumentar a variedade das delícias típicas. As mesas podem ser divididas em doces e salgados. Invista em pratos salgados porque muitos compram doces prontos. Espetinhos, sanduíches, cachorro-quente, milhos cozidos, caldos, cremes, vale tudo. Criarmos um superpost com receitas e dicas de comidinhas e bebidinhas sensacionais para fazer sucesso, confira aqui!

Bebidas não alcoólicas galera! É festa pra criança! Sucos naturais e água tem que ter. Mas se tem aquele tio que faz questão de beber, deixe claro lá em cima para ELE trazer sua bebida. Já que o cardápio está ok, foque nos utensílios domésticos, guardanapos, pratinhos e copos (de acrílico ou plástico). Liste o que você precisará e comunique as mães, também alguma delas tenha esse material de alguma festa de aniversário que acabou sobrando. Se a festa for comercial, terceirize os gastos totais da festa com os empresários das barraquinhas.

mesa-junina-clubinho-de-ofertas

6 – Banheiros

Quando o assunto é organização da Festa Junina Infantil o que não pode faltar é um banheiro adaptado. Um espaço com trocador de fraldas e alguns lenços umedecidos é o básico. Se o espaço tiver sanitários menores melhor ainda. Confira se todos as cabines possuem papel e dê um caprichada na limpeza. Além disso invista em um kit primeiros socorros. Quem é mãe sabe: criança sempre machuca. E se tiver itens básicos e curativos já ajuda.

Outra dica é reservar um espaço nos banheiros como camarim para trocar as fantasias ou se produzir com alguns retalhos autocolantes, chapéus de palha, fitas coloridas, lenços, flores e lápis de olho para fazer as pintinhas e bigodes. Ainda não saber como vestir e maquiar seu filho? Olha esse blog post mara que fizemos! Tudo que você precisa!

maquiagem-junina-menino-clubinho-de-ofertas

7 – Equipe

Como montar um evento dá trabalho, nada melhor do que dividir as responsabilidades. Uma tia pode ficar na entrada, outra dar uma olhada nos banheiros, um primo pode ficar de segurança, outro ajudando na decoração… Como falamos a organização da festa junina infantil depende de todos. Lembrando que se o evento for comercial, firmas de terceirização está aí para dar um suporte, e esse custo deve entrar no seu orçamento.

maquiagem-junina-menina-3-clubinho-de-ofertas1roupa-junina-menino-33-clubinho-de-ofertas

8 – Música e Arraiá

Se você puder contratar banda incrível! Djs também são ótimos! Se não, elenque alguém de sua confiança para administrar a tarefa. Comece com Luiz Gonzaga e um forrozinho para os pais. Depois de baixar pela internet músicas clássicas de quadrinha (pula fogueira, cai cai balão, capelinha de melão, mulher rendeira, festa na roça, olha pro céu…) ou alinhar aquela playlist pronta do Spotify é hora do show!

Já comandou uma festa junina? Não? Empresas de animação fazem bonito, mas se a grana tá curta, então reserve um microfone e comande a festa! O desafio é grande mas nessa te ajudamos também. Se puder tem ensaio, ótimo, se não, vai ficar bagunçado, mas ao mesmo tempo divertido, informal.

É só seguir a sequência: Apresentação dos pares, Separar as duplas pro lado direito e esquerdo, Cumprimento de cavalheiros, Cumprimento de damas, Balancê, Arrariê, Anavan, Serra serra, Túnel, Grande roda, Ir ao centro, Caracol, Caminho da roça, Damas ao centro, Damas procuram seus cavalheiros, Virou, Olha a cobra, Olha a chuva, Passar a folha, Coroa de rosas, Girar no dedo e Despedida. Depois da apresentação toque músicas infantis, as crianças já estarão animadas e a festa continuará divertida.

roupa-junina-bebe-12-clubinho-de-ofertas roupa-junina-menino-2-clubinho-de-ofertas

9 – Brincadeiras

Os recreadores podem comandar a festa ou você também pode liderar as atividades. Brindes são incríveis. Pergunte as mães sobre aqueles brinquedos que as crianças não interagem mais e vamos reciclá-los, doando como prêmios. Se a festa for grande, fornecedores e parceiros podem entrar no esquema. Touro mecânico pode ser perigoso, então algumas das atividades recreativas de mais sucesso entre as crianças são: Corrida do ovo na colher, Bola na boca do palhaço, Tiro ao alvo, Jogo das argolas, Bingo, Pula pula entre outros…

Olha só que legal essa alternativa de pescaria além da piscina infantil com água ou areia:

 

festa-junina-7-clubinho-de-ofertas

10 – Lembrancinhas

Toda festa boa tem que ter uma lembrancinha né? Pode ser uma embalagem personalizada com paçocas, cocadas e outros doces variados. Converse com as outras mães, sempre tem uma que é boa em artesanato e pode compor um kit especial. Agora é só brincar a festa! A organização da Festa Junina Infantil tá completa! 😉

mesa-junina-4-clubinho-de-ofertas

Pra finalizar, acesse o site Clubinho de Ofertas!

Aquele amigo que salva as mamães com vários programas super legais e descontos pra lá de especiais! São mais de 80 atrações, em 3 cidades, como Rio e São Paulo! Tem tanta coisa legal nesse fim de semana. Acesse nosso site e aproveite com as crianças! Super beijo!