A leitura está em dia?
Educação

A leitura está em dia?

Tempo de leitura: 5 minutos

A rotina moderna mudou um pouco o jeito como a gente se informa. Ok. Todo mundo já entendeu isso. Acabamos nos acostumando com o hábito de leitura no celular, seguindo a dinâmica que os aparelhos digitais proporcionam. No entanto, especialistas já têm alertado sobre os malefícios deste costume.

Veja bem, este não é um texto crítico à tecnologia. Este texto tem mais a ver com equilíbrio e bons exemplos. Não está entendendo muito bem? Então, continua aqui com a gente para refletirmos juntos sobre isto.

Estimulando a leitura

Você deve se perguntar constantemente “como ensinar meu filho a ler?”. Natural, já que todo mundo sabe da importância da leitura para o desenvolvimento de um ser humano. No entanto, você tem pensado sobre como tem estimulado esta prática?

Pode ser exatamente aí que a tecnologia atrapalha um pouco as coisas. Sabe como? Se você está o tempo todo lendo no celular, provavelmente seu filho está associando esta atividade ao que ele faz no celular: se divertir. Sendo assim, é mais difícil ele parar um tempinho da sua vida para ler um livro, ao invés de ficar no celular. Afinal, ele não tem visto muitas pessoas fazendo isso ao redor dele, não é mesmo? Em compensação, o celular está sempre lá.

Além disso, o hábito de leitura através do aparelhos eletrônicos pode ser um pouco rápido demais e disperso demais para quem está começando.  

Então é para parar de ler no celular?

Claro que não! A dica aqui é equilibrar o uso dos eletrônicos com os velhos e bons livros. Afinal, não estamos falando da geração dos anos 80, estamos educando crianças nascidas em plena era digital.

Experimente tirar uma horinha em família para a leitura. O período da noite é uma ótima opção, por dois motivos:

  1. A leitura é uma ótima forma de relaxar o corpo e desacelerar as crianças. Ou seja, elas ficam prontinhas para ir para cama e ter uma ótima noite de sono.
  2. A iluminação do celular, sobretudo à noite, pode causar danos aos olhos, devido ao brilho intenso da luz emitida.

Com isso, que tal reservar uma hora para uma roda de leitura em família? Além de ser uma momento de união, você pode estimular o debate sobre aquela leitura. Isso desenvolve habilidades como oratória e síntese. Com isso, além de você responder à pergunta “como ensinar meu filho a ler”, você também irá ensiná-lo a se comunicar.

Pequenas atitudes da nossa rotina podem trazer inúmeros benefícios, principalmente a longo prazo. Sendo assim, que tal começar hoje mesmo?