Atividades para fazer com as crianças em casa durante a quarentena
Cuidado e bem-estar,  Diversão,  Quarentena em casa,  Sem categoria,  Tempo e família

Atividades para fazer com as crianças em casa durante a quarentena

Tempo de leitura: 16 minutos

Todos nós precisamos de momento de diversão durante nossa rotina. Seja em casa ou em programas pagos ou gratuitos, ter um período para desopilar é importante para crianças e adultos. Mas como fazer isso quando não é possível sair de casa?

A seguir, algumas opções para pais e filhos encontrarem momentos de prazer nesses dias de isolamento.

#1 – Sessão Cinema

 Se você é assinante de serviços de streaming – como Netflix, HBO Go, Amazon Prime, dentre outras plataformas -, aproveite para maratonar séries e assistir filmes que estão na lista há algum tempo. Muitas destas plataformas estão abertas ou com um desconto maior nesse período de quarentena.

Outra forma de usar esses dias se divertindo é assistindo os inúmeros canais do Youtube. Além dos canais infantis de desenhos para os pequenos, há também os de humor para os adultos, como o Porta dos Fundos, com episódios curtinhos e divertidos; o do programa ‘Que história é essa?’, com Porchat, no GNT; as novelas do Viva; dentre outros. Mas um conselho: procure canais com conteúdos com humor. O momento já é extremamente estressante e rir, especialmente nesse momento, é o melhor remédio.

Se você tem DVD antigos das crianças que acabaram ficando de lado, junte todos e faça uma sessão para assistir a cada um. Faça um balde de pipoca, um suco bem gostoso e comecem a sessão de cinema em casa.

#2 – Reviva momentos da sua infância com seus filhos

Que tal apresentar um pouco para seus filhos tudo o que você curtia quando era criança? E colocá-los para ouvir as músicas da época Os Saltimbancos, Toquinho, Balão Mágico? São tantos os artistas incríveis que os pequenos de hoje ainda não conhecem. E como várias dessas músicas são mais antigas e da época dos pais (e até mesmo avós), aproveite para dançar e cantar junto com as crianças, ensinem coreografias, como ‘História de uma gata’, ‘Aquarela’, ‘A casa’, dentre tantas outras. Imagine todos juntos cantando “Nós gatos já nascemos pobres, porém, já nascemos livres. Senhor, senhora, senhorio, felinos, não reconhecerás”. Vai ser uma alegria com certeza.

Além das músicas isso também vale para os desenhos animados que estão disponíveis no Youtube e fazer uma sessão anos 80, com Smurfs, He-man, Thundercats e outros clássicos.

E ainda tem as brincadeiras que não podem ser esquecidas como cabra-cega, elástico (com as mãos), Adedonha e outras várias que o seu coração lembrar.

#3 – Leitura em dia

Outro momento que pode ser encantador e divertido para pais e filhos é fazer uma hora para contação de histórias. Pegue os livros que estão na cabeceira e dividam um por dia. Se forem livros curtinhos, dá para ler em poucas horas ou até em minutos. Se forem mais longos, dividam por capítulos. E aí vale tudo: começar contando de forma clássica e interpretar alguns pedaços; deixar seu filho completar algum episódio com a própria imaginação; misturar histórias e brincar com elas. Se as crianças já souberem ler com desenvoltura, que tal pedir para que eles leiam alguns para vocês? E a contação não precisa ficar restrita à hora de dormir. Um sarau na sala, com todos participando da contação, também é super legal.

#4 – Crianças na cozinha

Já que todos estão em casa e precisam se alimentar bem, que tal chamar as crianças para contribuir também na cozinha e fazer receitas divertidas? Elas podem ajudar amassando alimentos, separando itens e degustando também. Aprendi a cozinhar desde criança com minha mãe e minha madrinha e lembro que adorava fazer quitutes e doces (meus preferidos!) com elas. São momentos maravilhosos que sempre lembro. Existem diversas receitas próprias para elas fazerem sozinhas também. Vão se deliciar com a atividade.

#5 – Solte o corpo e dance!

Quem dança os males espanta, diz o ditado. E que tal deixar a tristeza para trás e animar parte do seu dia dançando juntos? Nós temos um post especial com alguns álbuns para você buscar no Spotify. E que tal se arrumar de forma bem diferente para esse momento? Deixe as crianças maquiarem você, use fantasias e apetrechos de carnaval e faça a festa mais divertida.

E você pode incrementar a festa com o jogo Just Dance pela TV e experimentar as coreografias incríveis com os pequenos. 

#6 – Brincadeiras lúdicas e jogos

Tem um montão de atividades de artesanato e brincadeiras que podemos fazer com as crianças, com pouco esforço e material. A Ju Rezende e a Claudia Romero, nossas queridas blogueiras colaboradoras nos estão com dicas muito legais de atividade manuais para fazer com as crianças. Também vamos incluindo outras aqui para divertir vocês. No canal do grupo Violúdico no Youtube com várias brincadeiras para fazer neste período, vale a pena conferir.  Outro canal que nós adoramos é o Tempo Junto que também dá dicas de brincadeiras para se fazer com as crianças.

Aproveite também para tirar do armário aqueles quebra-cabeças, tabuleiros e outros jogos e combinar sessões de brincadeira em família. Cada dia pode ser um jogo diferente, o importante é curtir junto.

#7 – Corpo são e mente sã

Ficar em casa não é mais motivo para não se exercitar. Hoje em dia existem vários vídeos gratuitos no Youtube e professores de educação física que estão mantendo as aulas com vídeos até pelo whatsapp. Busque exercícios para fazer em conjunto com os filhos, para ser uma atividade mais prazerosa. A indicação é que adultos façam meia-hora de atividade física e as crianças façam 1 hora.

Outra atividade que podemos praticar e apresentar às crianças é a meditação, que pode ajudar a minimizar os efeitos negativos que a reclusão da quarentena tem provocado em crianças e adultos.

Para ajudar nessa tarefa de desenvolver a habilidade de resiliência, fortalecer a saúde mental e lidar melhor com as emoções, o projeto @mind.kids, que trabalha com meditação mindfulness para crianças, jovens, pais e educadores, criou o Diário da Quarentena (IGTV), trazendo exercícios de meditação que podem ser praticados com os pequenos, como uma forma de relaxar, manter a calma, entre outros benefícios.

#8 – Novos aprendizados

Sabe aquele curso que você adoraria colocar os seus filhos mas não tinha tempo para isso? Então, agora é hora de aproveitar para fazer com que as crianças aprendam coisas novas. Há diversos cursos online que podem ser feitos neste momento, como aulas de desenho, música e até cursos de línguas. Converse com as crianças sobre o que gostariam de fazer e busque APPs ou cursos online para estes novos aprendizados. Nós adoramos o app Playkids que, além de vídeos divertidos com os personagens que as crianças adoram, também possui vários conteúdos ajudando de aprendizado com literatura e tecnologia. 

#9 – Teatro em casa – sejam os protagonistas

Este item não pode faltar né? Tal fazer fazer um teatrinho em casa, só que em vez de espectadores as crianças podem ser os atores de lindo espetáculo. Estimule eles a pensarem numa história que gostariam de representar e defina com eles como vai ser o ensaio e a apresentação. Depois ajude com a caracterização dos personagens (roupas, acessórios, cabelo e maquiagem), prepare um local adequado para a apresentação e também cuide da iluminação. Ah, e não deixe de gravar este momento único, com certeza serão lembranças que vocês vão adorar rever no futuro.

Este também é um ótimo exercício para fazer as crianças se expressarem e colocarem para fora o que pensam e o que sentem. Já pensou em como eles enxergam os pais? Você pode propor também um teatrinho com a inversão de papéis e ter um feedback imediato de como as crianças se sentem em relação aos pais, à família e ao mundo. 

 #10 – Pratique o desapego

Aproveite as sessões de DVDs e contação  de história para praticar o desapego e separar os itens para doações. Depois de resolver o que vai para doar, limpe bem cada embalagem com álcool em gel, guarde em um saco plástico higienizado e separe. Se possível, entre em contato com outras famílias que queiram e disponibilize para entregar de uma maneira segura para todos. Como o contato deve ser evitado, estratégias para a entrega devem ser pensadas. Se morar em prédios, coloque no elevador no seu andar e a pessoa pega no térreo. Em casa, deixe no portão que a pessoa passa e pega.

Que tal fazer uma seleção também com os brinquedos e roupas das crianças? Convide-os para um momento de reflexão sobre cada peça, explique a importância de ajudar e doar até mesmo aquele brinquedinho que ele gosta muito, que o acompanhou por anos, mas que agora não passa de um enfeite ou está fundo da gaveta. Aproveite esse momento de reclusão para ensinar, por meio da brincadeira, a importância de enxergar o outro. Mas não force: se a criança não quiser doar algo específico e explicar o porquê, talvez seja a hora de esperar mais um pouco.

Ufa, esta foi uma seleção bem grande de ideias para ajudar a ocupar o tempo e a mente das crianças durante este período de quarentena. Você tem mais sugestões? Envie seus comentários para nós por email blog@clubinhodeofertas.com.br .

 

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.