Clubinho ajuda: 5 dicas de como economizar no material escolar 
Finanças

Clubinho ajuda: 5 dicas de como economizar no material escolar 

Tempo de leitura: 8 minutos

Todo início de ano é a mesma coisa: muitos compromissos, muitos dias de folga, férias, contas e mais contas para pagar. Junto a tudo isso, o material escolar das crianças. A lista de material é algo muito importante, mas muitos pais não sabem como economizar no material escolar para que esse dever não seja um verdadeiro rombo no orçamento. 

Aqui no Blog a gente já deu muitas dicas de orçamentos para sua família. Tem dicas de como economizar no mercado, de como organizar as finanças e até como deixar as dívidas para trás.  

E hoje vamos trazer 5 dicas de como economizar no material escolar

O ano que passou parece ter sido bem difícil, principalmente para as finanças, e 2020 chegou bombando. Com uma lista grande de feriados, é preciso muito pé no freio para saber aproveitar tudo da melhor forma possível. Ou seja, não vai dar pra queimar largada e gastar toda a poupança já nos primeiros meses. É por isso que algumas dicas simples ajudam tanto. 

Vamos lá! 

O primeiro passo nem é uma dica, mas é de extrema importância. Se o papo é economizar, vai ser preciso sair da zona de conforto. Nada de comprar na primeira papelaria que encontrar. Descubra as melhores ofertas que estão mais próximas de você, os preços variam bastante de loja para loja.

#1 Reaproveite o máximo que der 

A gente sabe que ao longo do ano muita coisa muda. É normal que alguns materiais nem sejam usados, ou pelo menos sejam pouco usados e ainda estejam em bom estado. É o caso de lápis, canetas, tintas, pincéis….e por aí vai. Não jogue tudo isso fora ou o considere brinquedo descartável. Muitas coisas podem ser úteis neste próximo ano ou então podem se somar ao que já tem, como um bônus para beneficiar o coletivo. Ou seja, uso consciente deve ser mais do que uma filosofia de vida, é regra. 

#2 Analise cada detalhe da lista

Infelizmente, algumas escolas praticam exigências abusivas nas listas. Se você está procurando maneiras de como economizar com o material escolar, a sua tarefa de casa é analisar a necessidade de item por item. Saiba exatamente o que é de uso individual, e o que é de uso coletivo. E diante de qualquer dúvida, entre em contato com a escola e com os outros pais. Sua questão pode ser a mesma de outros pais como você. Perguntar não é problema nunca. 

#3 Cuidado com a publicidade infantil

A gente ama a Frozen, a Cinderela e os heróis da Marvel, mas infelizmente tudo que é estampado com a carinha deles joga o preço lá para cima. Isso significa que seu filho nunca terá um material dos sonhos? Não é verdade! Você pode pesquisar formas alternativas de agradar o seu pequeno. Ao invés de comprar tudo de personagem você pode escolher comprar só o que for mais importante. Ou então, pode encapar os cadernos, comprar adesivos avulsos, imprimir imagens ou até mesmo explorar a criatividade do seu próprio filho. Acho que isso pode até virar uma brincadeira gostosa, o que acha?  

#4 Avalie a necessidade de comprar tudo agora

Essa questão acaba sendo particular de cada instituição de ensino, mas é claro que sempre vale o diálogo. Converse com a escola e se comprometa a entregar parte do material em outro momento quando de fato seu filho vá usar. Nem tudo será utilizado no primeiro mês de aula. Só de poder jogar a compra um pouquinho lá para frente já alivia o orçamento mensal. 

#5 Converse com outros pais

Procure os pais dos colegas dos seus filhos. Pode acreditar, a maioria deles está na mesma situação que você. Vocês podem combinar compras conjuntas, divisão de materiais ou até mesmo compartilhar informações sobre preços. Além de te aproximar da realidade escolar do seu filho, é uma ótima ferramenta contra o desperdício e a produção excessiva de lixo. Que tal? 

Com essas 5 dicas para economizar no material escolar do seu filho, as chances de você entrar o ano no azul são imensas. Repensar a forma como gastamos nosso dinheiro é uma atitude consciente que beneficia não só sua família como toda a sociedade.

Quer ter uma vida financeira diferente em 2020? Então recomendamos a leitura do nosso post: Você já conversou sobre dinheiro com seu filho?  Já é um ótimo começo, você vai adorar, pode apostar!