Educação

Como educar seus filhos através de 10 peças teatrais

Como educar seus filhos com teatro

E aí mamãe? Você costuma ir ao teatro com seu filho? Sabia que o conhecimento e a aprendizagem não está restrito ao ambiente escolar?  O teatro, assistindo ou encenando, fortalece a ligação da criança com a cultura e sua formação como indivíduo. Através das artes são gerados vários desenvolvimentos perceptivos. Espetáculos interativos, musicais e adaptações literárias são super inspiradores e inovadores nas formas de como educar seus filhos.

A função pedagógica do teatro como atividade artística se consolida com peças teatrais educativas. Através da expressão, estética e comunicação que são direcionadas ao público infantil, o aprendizado acontece de uma forma mais orgânica.

Fizemos uma listinha dos 10 principais peças teatrais infantis em cartaz que abordam várias temáticas representativas de situações interessantes, conflitantes e que funcionam no apoio de como educar seus filhos.

Peças teatrais educativas em São Paulo

 

O Lobo Mau Não Tem Culpa – O Bullying na Infância

Depois de ser preso e condenado pelos seus crimes nas histórias infantis, o lobo que não era mau, resolve dar seu depoimento para as crianças através de fatos que aconteceram na sua vida desde criancinha em sua primeira ida para escola.

Brincadeiras aparentemente inofensivas ainda nas primeiras fases da infância podem se transformar em grandes problemas. Situações que podem provocar grandes traumas que afetarão, sem dúvidas, a criança e depois na fase adulta.

 

À Procura da Água

Através das aventuras desses três personagens: Carlota, Luisvaldo e Briguella, o musical discute o fim dos recursos naturais da terra e traz ao público uma reflexão sobre suas atitudes diárias em relação ao consumo desenfreado desses recursos.

Cada um deles é inserido em situações em que o uso da água é extremamente essencial e ao longo da peça o público percebe como a falta dela atinge a vida de cada personagem e todos ao seu redor.

 

Cordel Fabuloso

Cora e Nina precisam transportar um baú repleto de contos. No decorrer do caminho, percebem que já não suportam tamanho peso e decidem dividir algumas das fábulas com a plateia, a fim de facilitar o transporte da bagagem. Essa proposta oferece ao espectador uma apresentação lúdica e mágica, onde cada história é uma surpresa, que encanta e leva à reflexão ao mesmo tempo.

A montagem, feita em estrutura de Cordel, traz características típicas como as cores e rimas, aliadas à identidade do Grupo Careta, que é a irreverência e a comédia, além de um belíssimo cenário, figurinos coloridos, a atuação brilhante de cada artista e a habilidade de inserir o público em um mundo de fantasia.

 

Dois idiotas sentados cada qual em seu barril

A veterana escritora de livros infantis Ruth Rocha, criou uma história que fala de intolerância e disputa pelo poder. Volta e meia este livro vira peça de teatro, tamanha é a importância dessa temática para todas as gerações.

Nessa comédia, os palhaços Teimosinho e Mandão são combatentes de guerra de exércitos distintos e carregam cada qual um barril cheio de pólvora. Egoístas e autoritários, não conseguem dialogar pacificamente. Mas, ao acenderem uma vela, o que pensavam ser um trunfo pode se voltar contra eles. Será que conseguirão chegar a um acordo para o bem comum?

 

Flicts

 

Adaptação do livro infantil “Flicts”, do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo, Flicts é uma cor muito triste e solitária. Como ninguém sabe que cor ele é, Flicts é excluído do grupo das cores primárias e secundárias.

Mesmo viajando o mundo, ele não encontra seu lugar, seus iguais, nenhum amigo. Porém, uma artista plástica está pintando um quadro sobre o universo e o destino de Flicts pode mudar depois de uma revelação feita por um dos astronautas que pisaram na Lua.

 

Peças teatrais educativas no Rio de Janeiro

 

O Quintal da Berta

 

Berta é uma amante da natureza e, ao chegar em sua nova casa, encontra um grande quintal, mas sem nada plantado. Acaba, então, fazendo amizade com os bichos que por lá aparecem, como a minhoca, a lesma e um pássaro; e, juntos, eles resolvem fazer uma horta e um pomar.

O espetáculo usa a narrativa e o meta-teatro para falar sobre alguns assuntos importantes, como não gostar de comer frutas e legumes, mostrando a personagem principal experimentando os alimentos saudáveis que são semeados no quintal.

 

Da Cachola dos Pequenos

A Placenta Companhia de Teatro recolheu várias histórias contadas e desenhadas por crianças de várias regiões do Rio de Janeiro e levou para sala de ensaio.

Misturou, miStuRou, mIsTuRoU e traz aos palcos cariocas um espetáculo original inspirado nessa jornada pela cidade e pelas cacholas dos pequenos! Ficou sensacional!

 

Histórias de uma Margarida

Da sua saia, cheia de bolsos, brotam vidas e narrativas envolventes. “O Jardineiro e a Flor”, história contada pela Margarida, fala sobre um jardineiro, que sonha com um jardim cheio de borboletas, está triste porque não tem flor no seu jardim, logo, não tem borboletas. Um dia ele recebe, num sonho, o conselho de um sábio: conversar com a natureza.

 

O Mágico de OZ – Uma Aventura Em Busca Do Sonho

O musical traz como destaque principal a linha tênue entre o bem e o mal através do conflito da famosa Bruxa Má do Oeste. A procura pelo Mágico de Oz e o desejo de ter seus sonhos realizados faz com que os personagens superam todos os empecilhos e descubram virtudes dentro de si que nem imaginavam que possuíam: inteligência, sentimentos e coragem.

 

Agito no Egito

Embora o propósito da peça seja divertir o público, o conteúdo é extremamente educativo, pois foi criado a partir de uma cuidadosa pesquisa. Cleópatra é coroada rainha enquanto o Egito enfrenta uma seca. Os deuses, preocupados com o povo, impõem uma missão para testar a nova rainha, que só pensa em ouro e poder.

Na época em que o texto foi escrito, o Consulado do Egito tomou conhecimento do conteúdo e chegou a fornecer uma carta de recomendação aos autores.

 

O teatro é transformador e, por isso, encorajamos cada mamãe a levar seu filho ao teatro. Lá, no universo lúdico e criativo do universo teatral, as crianças aprender se divertindo. Não perca nenhuma oportunidade, porque o tempo voaaa! Seu filho vai amar! <3

 

Deixe seu comentário