Valorizando os detalhes da rotina
Dicas da Ju Rezende,  Educação

Valorizando os detalhes da rotina

Tempo de leitura: 5 minutos

Certa noite, após um dia longo cheio de afazeres, saídas e voltas, problemas familiares. Eu realmente estava querendo que o dia terminasse logo; dei banho nas crianças e os levei pra cama para dormir, falei para a mais velha: deita e ora aí tá! Porque preciso tirar a roupa da máquina de lavar e estender ainda.

Aí ela segurou meu braço e falou: mamãe, espera aí, vamos orar juntas?

Eu voltei e sentei na beira da cama dela e ela começou a orar, iniciou agradecendo pelo dia e para abençoar a noite, aí começou a falar: abençoe também a mamãe, dê saúde e faça com que ela não fique tão preocupada com as coisas para fazer em casa, tira as preocupações do coração dela, ela já faz muita coisa por nós e eu não queria que ela se cobrasse tanto pela coisas que ela acha que precisa fazer em casa, em nome de Jesus amém!

Pare e olhe!

Quando ela terminou, eu estava com os olhos mergulhados em lágrimas, aquilo ali pra mim foi uma lição, e eu a abracei e fiquei ali com ela até ela adormecer!

Dias corridos nós temos e teremos todos os dias, independente de ser final de semana ou até feriado, porém precisamos parar de nos cobrar e querer dar conta de tudo ou querer que tudo saia perfeito, porque isso não vai acontecer e você (assim como eu) só vai se estressar e ficar com a cabeça cheia, fazendo com que você perca o foco da sua real função de mãe e mulher.

Eu, loucamente, queria por que queria deixar a casa arrumada e impecável, roupa lavada, e passada, almoço pronto e ao final do dia queria estar lindamente de bem comigo mesmo. Só que minha mente não estava nessa mesma sintonia e meu corpo estava cansado e eu só queria que o dia terminasse para que eu pudesse deitar!

Mamães, não se cobrem pelo que acham importante fazer, vamos priorizar nossa saúde mental, vamos priorizar nossa família, vamos priorizar o tempo com as crianças, do que adianta ter uma casa limpa e super arrumada e não ter gargalhadas gostosas e felicidade espalhadas por ela!?

Mamãe, não se cobre tanto!

Termos afazeres sim! E sempre teremos. Mas vamos colocar em primeiro lugar nosso bem maior, vamos colocar no topo do planejamento semanal, se der pra fazer tudo bem, se não der fique tranquila e desencanada!! O resto é o resto.

Então mamãe, pare e pense em você, em vocês . Será que sua saúde mental está de bem com você? Ou será que você tem se cobrado muito em tentar deixar tudo perfeito e está deixando de lado o que realmente importa para seu coração?

Pense nisso, pense em você, pensem neles

Adm em RH, pedagoga, produtora do Blog pessoal Ju Rezende, que busca o resgate da autoestima pós maternidade (-32kg off), dividindo experiências maternas, de beleza, viagens, alimentação saudável sem neuras, de um jeito leve e descomplicado! Uma Paraense, morando em SP.