Os dentinhos de leite estão nascendo, e agora?
Cuidado e bem-estar,  Dicas da Maria

Os dentinhos de leite estão nascendo, e agora?

O nascimento dos dentes de leite, processo conhecido por erupção dentária, acontece, em geral, a partir dos 06 meses de vida. Porém, isso é uma média, e essa faixa pode variar um pouco.

Para cuidar do bebê nessa fase é preciso ter atenção. Observar os sintomas que aparecerem é fundamental. São eles que sinalizam se o bebê está apenas passando pela fase de erupção ou se ele apresenta algum outro sintoma que não é associado a esse momento.

Nascimento dos dentes não está associado a febre, diarreia ou vômito.

Muitas pessoas acreditam que o nascimento dos dentes de leite podem causar esses tipos de sintoma, mas isso já foi provado cientificamente que não é verdade. Nessa fase, é muito comum o bebê apresentar: irritabilidade, aumento da salivação (o bebê passa a babar mais), falta de apetite e coceira. A gengiva durante o processo fica bastante inchada, o que faz a criança levar a mão a boca muitas vezes, e por isso pode desenvolver alguma virose.

Portanto, caso seu bebê apresente algum desses outros sintomas que não estão associados a erupção dos dentes, é hora de ir ao pediatra. O Odontopediatra pode te orientar a passar por essa fase de uma forma mais tranquila e eu conto para você como fazer isso aqui embaixo.

Quatro dicas que vão ajudar você e seu bebê a passar por essa fase

1. Mordedores gelados: você pode colocar eles na geladeira e dar para o bebê morder. Nada melhor do que um geladinho para aliviar o incômodo;
  2. Comidinhas mais duras são muito bem-vindas nesse momento, como maça por exemplo;
  3. Vale massagear a gengiva do bebê e pode utilizar uma gaze embebida de chá de camomila (sem açúcar);
  4. Sobre o uso de pomadas: Não são indicadas pelo risco de asfixia. O uso de qualquer medicação deve ser orientada pelo Odontopediatra dependendo de cada caso.

Essas dicas te ajudam a passar por esse momento mas nada substitui a ida ao dentista especializado em crianças. Só ele será capaz de diagnosticar e orientar de forma personalizada e atender as suas necessidade.

Dentista especializada em bebês, crianças e adolescentes, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta mestrado em Telessaúde e atualmente é doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Encantada pela magia do universo infantil e pela área da saúde. Acredita em uma Odontologia sistêmica e integrada para se alcançar qualidade de vida.