5 dicas para voltar à rotina depois das férias
Educação

5 dicas para voltar à rotina depois das férias

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo pai e mãe sabe que tempo com filhos é algo que precisa ser levado muito a sério. Ter uma rotina regrada e horários bem definidos facilita a vida dos pais e ensina hábitos saudáveis aos filhos.

Quando as férias chegam toda essa rotina precisa ser readaptada. Tudo sai do lugar, as horas dedicadas aos estudos viram farra e diversão. Por isso, quando os dias de folga vão acabando e chega a hora de voltar às aulas, é preciso preparar a criançada.

O programação cotidiana na infância depende muito da idade de cada criança. Para os mais novinhos, de 3 a 5 anos, grande parte da rotina é determinada pelos pais. É uma fase em que os responsáveis precisam estar sempre por perto. A partir dos 5 anos, as primeiras responsabilidades vão surgindo, assim como a noção das consequências que a falta de disciplina pode trazer. Já na adolescência, a independência é palavra de ordem. Caminhar com as próprias pernas e saber, sozinho, suas obrigações e deveres já deve estar em prática.  

Estas 5 dicas podem ajudar você e as crianças a recomeçarem

Experimente adaptar estas dicas à sua família e aos seu filhos. Leve em consideração a idade e a personalidade deles.  

  • É preciso conhecer bem a futura rotina para que seja possível se adaptar a ela. Então, que tal começar montando a agenda juntos? Quais são as obrigações e o deveres deste semestre? E quais os horários de cada compromisso? Considere, é claro, as atividades fixas. Não se esqueça das obrigações de higiene pessoal, alimentação e lazer.
  • Para que elas possam ter cada vez mais independência, tenha um quadro escrito da rotina. Um lugar onde todos possam ver o que deve ser feito e o que já foi cumprido. Dessa forma, você pode acompanhar como andam as coisas e seu filho pode ter liberdade de fazê-las sem se sentir vigiado ou pressionado. É possível adaptar esse quadro para os menorzinhos também. Para isso, use desenhos ao invés de escritas. E claro, deixe listado apenas as obrigações mais simples, que podem ser feitas sozinhas, como tomar banho ou guardar os brinquedos.
  • Hora de arrumar o quarto para receber a nova rotina. Já falamos aqui sobre como organizar a casa para o início das atividades. É o momento de guardar os brinquedos e arrumar o espaço para os estudos. Para incentivar o aprendizado, reserve um lugar colorido e organizado que seja, em grande parte, usado para essa função.
  • Ajustar o horário de ir para cama é essencial. Tente não deixar para fazer isso já no retorno das aulas. Ao menos uma semana antes, defina o horário de dormir e coloque em prática. Lembre-se que coordenar o tempo com filhos é imprescindível para o sucesso da rotina, principalmente quando o assunto é dormir bem.
  • Por fim, valorize o lado bom de voltar aos estudos. Fale sobre a escola, os amigos, a nova série. Converse bastante sobre as possibilidades que estão por vir. Mostre como vai ser divertido poder voltar e contar todas as coisas incríveis que as férias trouxeram!

Com tudo isso em prática, é só aproveitar o restinho das férias para curtir a própria casa e os dias calmos em família.