Dias frios: dicas para cuidar da saúde dos seus filhos
Cuidado e bem-estar

Dias frios: dicas para cuidar da saúde dos seus filhos

Tempo de leitura: 4 minutos

O outono chegou no dia 20 março e já tem mudado o clima e dando os ares da estações mais frias. Tivemos dias de muito calor e, depois,  dias de muita chuva combinado com queda na temperatura. Essa instabilidade e a baixa temperatura são bastante características. Essas mudanças facilitam a proliferação dos vírus responsáveis pelas doenças respiratórias do inverno mais comuns.

Pessoas predispostas a doenças como rinite, bronquite, pneumonia são as que mais sentem, ao lado das crianças e idosos.

Nesta época, cuidados simples no dia a dia diminuem os efeitos das doenças e mantém forte a imunidade do nosso corpo. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão afastar sua família dos dias de mal estar.

  • Tome muita água

Manter o corpo hidratado é fundamental para que ele esteja em condições de lidar com o vírus presentes no ar. É a recomendação principal dos médicos em qualquer época.

  • Evite lugares fechados

Locais fechados são ambientes perfeitos para a proliferação dos vírus. Por isso, mantenha sempre as portas e janelas abertas para que o ar circule e o ambiente não fique concentrado.

  • Nada de aglomerações

Quanto maior o número de pessoas, maior a chance de contaminação. Sendo assim, a regra de lugares fechados é ainda mais válida caso o número de pessoas no ambiente esteja elevado. Compartilhar o ar, nesta época, é bastante propenso ao aumento de casos de doenças respiratórias.

  • Lave as mãos com frequência

Nossas mãos são responsáveis por muitas das doenças frequentes que atingem nosso organismo. Como parte dos sintomas das doenças respiratórias são coriza, espirro, congestão nasal, nossa mão fica constantemente em contato com essas regiões. O ideal é mantê-la sempre limpa para evitar o contágio.

  • Evite poeira dentro de casa ou trabalho

Como o clima está mais seco, é comum o aumento das circulação de pó no ambiente, o que gera um enorme desconforto para quem é alérgico. Sendo assim, procure deixar os móveis sempre limpos e, mais uma vez, evite lugares que ficam fechados diariamente ou com mofo. Ambientes arejados com luz solar evitam a proliferação de fungos que prejudiciais à saúde.

Esta época do ano é extremamente delicada, principalmente, para os pequenos, pois eles ainda precisam de ajuda e não sabem lidar muito bem com os sintomas das doenças respiratórias no inverno. Por isso, o cuidado é bom para preservar a saúde do seu filho, mas também manter sua tranquilidade em dia.