Irmãozinho chegando? Saiba como contar a novidade para os filhos!
Tempo e família

Irmãozinho chegando? Saiba como contar a novidade para os filhos!

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando a gente nasce o pacote já vem completo: pai, mãe e os irmãos (e alguns chegam depois). Antigamente, era comum famílias imensas com 12 filhos, hoje, encontrar uma com 3 ou 4 já é algo super diferente.

A verdade é que a chegada de um filho na família mexe com todo mundo, sobretudo com os pequenos. Se for o segundo, aí mesmo que a atenção precisa ser redobrada.

Afinal, não é todo dia que se perde o papel principal, não é mesmo?

A chegada de um irmãozinho (ou irmãzinha) pode ser um momento conflituoso na cabeça de uma criança. É normal, por exemplo, que a novidade gere ciúmes e algumas caras feias.

Ao mesmo tempo, o amor entre irmãos é algo transformador, e só precisa ser bem comunicado.

Algumas crianças pedem irmãozinhos desde cedo, outros são mais resistentes. Para que esse primeiro momento seja muito tranquilo é preciso observar bem o primogênito e pensar qual a melhor abordagem.

Uma boa tática é sempre focar no quanto a amizade entre eles pode render altas aventuras.

Que tal imaginar estórias divertidas de amor entre irmãos?

Experimente falar sobre como será incrível sempre ter um amigo pronto para brincar, ou então alguém para contar os segredos e fazer arte.

Você também pode contar suas próprias experiências com seus irmãos ou primos. Falar sobre as coisas divertidas que você compartilhou na infância com seus irmãos pode instigar a imaginação da criança.

O que também ajuda muito são filmes com temática de irmandade. Seria um ótimo programa para o final de semana assistir juntos filmes como Frozen, Os incríveis, Irmão urso.

De qualquer forma, mesmo que a recepção seja muito calorosa, evite mostrar para a criança os presentes que chegam para o bebê. Demonstrar que as prioridades serão divididas a partir de agora pode acabar criando um ambiente de disputa.

O segredo é ir com calma.

Não precisa pressa, você tem 9 meses (e o resto da vida) para mostrar o quanto ter um irmão é ter um melhor amigo para vida toda!