Organizando a rotina: especialista ensina mães empreendedoras
Empoderamento

Organizando a rotina: especialista ensina mães empreendedoras

Tempo de leitura: 4 minutos

Programa inovador, com metodologia própria de organização para mães empreendedoras, ajuda a gerenciar a casa e os negócios sem estresse.

Só quem trabalha em casa sabe como é o sufoco para dar conta do trabalho doméstico e cuidar dos negócios. Pesquisas comprovam que as mulheres carregam uma carga mental esmagadora de planejamento, organização e execução de tarefas e isso representa, pelo menos, 75% do trabalho a ser feito. O método Equilibre-se, criado por Maíra Lewin, organizadora profissional, especializada em Gestão pela Qualidade Total pela UFF, ensina mães empreendedoras a otimizar o tempo e ter mais produtividade. As aulas, 100% online, são divididas em módulos objetivos que ajudam a manter o foco, organizar a casa e os negócios.

Reinventar e sonhar

Todo o conteúdo foi detalhadamente planejado para solucionar os desafios das mães empreendedoras. O Equilibre-se ensina como aperfeiçoar todos os recursos na manutenção da casa, inclusive sem ajuda de empregada doméstica. Com os altos encargos trabalhistas e horas extras, está cada vez mais difícil bancar esta despesa adicional no orçamento. Segundo dados da Rede Mulher Empreendedora: 75% das mulheres decidem trabalhar por conta própria após terem filhos e 83% delas são da classe C. Isso reforça a necessidade de administrar responsabilidades sem contar com a ajuda de uma empregada. “Cuidar da casa não precisa ser um trabalho exaustivo. Tudo na vida é escolha. Se não contratar uma empregada for uma necessidade ou desejo, isso pode significar economia financeira, de energia e mais tranquilidade do que imaginamos”, afirma Maíra.

Ao aprender a criar o seu próprio sistema de organização, as mulheres identificam e valorizam as suas prioridades no dia-a-dia, organizam os seus papéis sem se atolar nas inúmeras demandas que surgem o tempo todo. “Produtividade e organização se tornaram interesses relacionados e naturais pra mim. Eu não fui sempre organizada como eu sou hoje, mas sempre fui interessada em produtividade e hoje ajudo mães empreendedoras a criar o ambiente doméstico que nos dê segurança e tranquilidade para focar a nossa atenção nos nossos empreendimentos”, completa.

A especialista também dá dicas de como incluir as crianças na organização da casa, oferece um check list de organização digital com dispositivos, aplicativos e rotinas para uma vida digital mais organizada e ensina a ter controle dos processos, facilitando as tarefas diárias.

 

Mineiroca de BH, mora no Rio desde 2010. Mãe da Bela e do Miguel, trabalha como jornalista e apresentadora de vídeo há mais de 15 anos. Criadora do canal ComCria, conta com larga experiência em reportagem, produção e apresentação para TV, além de assessoria de imprensa e comunicação estratégica corporativa. Trabalhou em grandes empresas como TV Globo, SBT e Petrobras.