Os benefícios das refeições em família para o desenvolvimento dos filhos
As famílias atuais estão ganhando novos hábitos, estilos e formatos. Tal mudança têm sido, em grande parte, enriquecedora, sobretudo, para o reconhecimento das diferenças e do diálogo. No entanto, alguns costumes tradicionais têm perdido espaço nesta nova dinâmica; a reunião diária para as refeições é um deles. É por isso que trouxemos alguns dos benefícios que esta atividade traz e como ela ainda estimula a alimentação saudável para criança.
É bem verdade que hoje em dia a vida acontece muito mais rápido, e a mulher não é mais dedicada à casa e à maternidade. Muitas mães dividem a rotina entre trabalho e filhos, a chamada dupla jornada. Logo, organizar os horários de todos os integrantes da casa para conseguir almoçar ou jantar junto não é uma tarefa tão simples. Antigamente, era comum aquelas mesas enormes cheias de gente, atualmente, elas aparecem mais em datas especiais e festas.
Você sabe o porquê não deveria deixar esse hábito pra lá?
Mesmo com todas as mudanças tornando o compartilhamento das refeições um desafio, os benefícios compensam os sacrifícios. Se no dia a dia a rotina de horários é muito diferente, reunir todos ao meio dia para o almoço vai acabar sendo mais difícil. Por isso, experimente uma refeição ao fim do dia, como a janta, que será uma ótima forma de saber sobre o dia um do outro. Além disso, a última refeição do dia merece uma atenção especial. Nutricionistas apontam a importância de ser uma refeição mais leve que prepare o corpo para uma boa noite de sono. Assim, além de compartilhar os acontecimentos do dia, será uma oportunidade de criar hábitos de alimentação saudável desde a infância.
Muitas vezes seguir uma dieta mais leve e saudável é um peso que, principalmente, os adultos lamentam incorporar. No entanto, quando este hábito já vem desde a infância, o processo tende a ser mais fácil e evita os problemas de saúde comuns da vida adulta. Ou seja, o cardápio também pode colaborar com as vantagens dessa refeição em família.
Para que esse momento seja ainda mais produtivo, que tal deixar os celulares em outro cômodo carregando a bateria? Dessa forma, vocês conseguirão aproveitar integralmente o tempo juntos, sem distrações. No começo é natural ter uma certa resistência, afinal o celular está sempre presente, mas com o tempo todos perceberão o lado positivo desta folga.
Crescer na certeza do amor e do apoio familiar
A construção do afeto diante desta reunião diária gera um sentimento de pertencimento familiar muito importante para o desenvolvimento das crianças. Crescer neste espaço de diálogo, interesse e amizade entre pais e filhos faz com que as crianças fortaleçam a confiança em seus responsáveis. Essa sensação pode ser um verdadeiro diferencial durante, por exemplo, a adolescência, uma fase de muitas descobertas e adversidades.
Se vocês conseguirem estabelecer um clima gostoso e favorável, estar juntos não será um sacrifício, mas sim um prazer. Um remédio natural para males contemporâneos como a depressão, o stress, a solidão.
Os dias mais difíceis resultarão em maturidade
Aos poucos, vocês reconhecerão que estar junto e valorizar aquela reunião irá render muito aprendizado. Afinal, há dias que as brigas, desentendimentos e irritações virão para a mesa também. É justamente nessas ocasiões que toda a família trabalha valores como paciência, empatia e perdão.
Aproveite a época de férias, em que os horários estão mais flexíveis, para maturar essa rotina. Você vai descobrir o prazer de dedicar um tempo do seu dia a estar com quem você mais ama. E, de quebra, ainda garantir uma rotina de alimentação mais saudável!
Você pode gostar
Você já conversou sobre dinheiro com seu filho?
11 de julho de 2018
Nossa viagem ao Navio Gloob 1ª edição e o que encontrar na 2ª edição em dezembro de 2023
20 de novembro de 2023