Roberta Araujo, do Justa Causa, agora também é do Clubinho!

Roberta Araujo, do Justa Causa, agora também é do Clubinho!

Olá, pessoal! É com muita alegria que começo a escrever para o blog do Clubinho de Ofertas.

Nada melhor do que começar com as devidas apresentações, não é mesmo? Meu nome é Roberta Araujo. Sou carioca, geminiana, tenho 36 anos e sou mamãe do Max, um bebê adorável que acabou de completar seu primeiro aninho.
Sempre gostei de ler e assistir a filmes – principalmente aqueles que envolviam luta por direitos ou casos criminais. Somando isso ao fato de que acreditava que poderia fazer a diferença na vida das pessoas e tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário, acabei fazendo faculdade de direito. Atualmente, sou advogada e mestranda em Direito pela UFRJ.

Todo mundo tem direito!

Desde que comecei a estudar Direito, percebi que quem não era da área se perdia com tanto vocabulário específico, o chamado “juridiquês”. Dou um exemplo: se você ligar a televisão, colocar no canal da TV Justiça e começar a assistir a uma sessão do Plenário do STF, provavelmente irá se complicar com tanto nome “esquisito” que ouvirá nos debates e, se
bobear, acabará trocando o canal.

Todas as pessoas precisam conhecer seus direitos. No entanto, não é o que acontece na prática. Faço consultorias semanalmente e percebo que as dúvidas – nas mais diversas áreas do direito – são frequentes. Por conta disso, tive a ideia de levar informação e conhecimento jurídico de forma simples para quem não fosse da área jurídica, ou seja, para as pessoas leigas.

Foi assim que surgiu o “Justa Causa”: da minha vontade de fazer com que o maior número de pessoas possível passasse a conhecer seus direitos e absorver informações importantes que, infelizmente, são ainda restritas a uma parcela da população.

Vamos juntos!

O Justa Causa está presente em várias redes sociais: no instagram (@justa.causa), facebook e youtube/justacausa1848 nos dois últimos). Lá, o Direito é ligado às artes: literatura, filmes e música. As pessoas interagem e acabam, de forma leve e divertida, aprendendo, em doses diárias, um conteúdo relevante.

Já conhecia o trabalho do Clubinho de Ofertas de viabilização de ingressos, a um preço muito menor do que o usual, para que toda a família possa curtir uma programação de qualidade. Tenho muito orgulho em dizer que o Clubinho, acreditando neste importante projeto de democratização da cultura e conhecimento do Justa Causa, é um grande parceiro.

Como escrevi lá no início, meu filho ainda é pequenininho e sou mamãe de primeira viagem – ou seja, ainda estou aprendendo, diariamente, a cuidar de um “serzinho” que até pouco tempo, estava dentro da minha barriga. E que experiência incrível e doida é esta de ser mãe, não é mesmo? Um misto de sensações e sentimentos, que mudam a cada momento!

Aqui no blog do Clubinho, escreverei sobre maternidade real, acessibilidade e inclusão, além das minhas experiências em eventos ofertados no site do Clubinho. Dicas de leitura, cinema e música, associadas ao Direito também estarão por aqui. Sintam-se à vontade para trocar um dedo de prosa comigo, será um prazer.

Advogada e mestranda em Direito. Criadora do Justa Causa (@justa.causa), que busca levar conhecimento jurídico ligado à arte a todas as pessoas. Carioca, feminista, mãe do Max, que ama o cinema e a literatura e luta para vivermos em um país igualitário e livre de preconceitos.