Seu filho pode se sentir mais amado. Saiba como!
Cuidado e bem-estar,  Tempo e família

Seu filho pode se sentir mais amado. Saiba como!

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e da Califórnia (UCI) identificou que pais estão passando mais tempo com seus filhos que 50 atrás, mas alertou: não é quantidade de tempo que importa, mas sim a qualidade do tempo. Então, o desafio tem sido: como dar atenção aos filhos e passar mais tempo de qualidade com eles? Pequenas atitudes do dia a dia fortalecem a relação entre pais e filhos e, não só isso, fazem com que esse laço torne-se cada vez mais relevante para os filhos.

Para auxiliar nesse processo de dar mais atenção aos filhos e fazê-los com que se sintam cada dia mais amados, trouxemos algumas dicas que podem ajudar. Lembre-se: a qualidade de relacionamento com seus filhos é tudo!

Deixe a tecnologia um pouco de lado

Quando estiver com seu filho, evite abrir a tela do celular, abrir e verificar um e-mail, enviar um texto rápido… Se estiver brincando, faça somente isso. Se estiver lendo uma história, faça somente isso. Curta cada minuto com qualidade.

Crie uma rotina para não deixar seu filho ansioso ou agitado

Se você trabalha durante todo dia, ou se trabalha em casa, mas em casa possui tempos específicos com seu filho, você cria uma rotina saudável com ele. Hora do banho, hora do jantar, da leitura, de brincar, tudo isso ajudar com que seu filho não fique ansioso sem saber quando pode te ter ao lado. Além disso, isso cria um ambiente de paz e muito carinho, evitando agitações e até discussões entre família.

Planeje algo especial a cada semana

Seja assistir um programa de TV juntos, ler um capítulo de um livro, construir algo juntos, auxiliar em algo que deve ser feito em casa. Dê ao seu filho algo muito importante para esperar e cumpra: esse se tornará o ponto alto da semana e ser uma maneira de dar atenção a ele.

Faça com que tarefas obrigatórias se tornem parte do coletivo da família

É comum que tarefas gerem muitas reclamações, entretanto, quando são incluídas como um benefício para toda família, começam a ganhar novo sentido. Assim, você começa a desenvolver uma mentalidade familiar saudável, fazendo com que tarefas sejam mais um tempo positivo a ser passado juntos.


Se preocupe menos com pequenas coisas

Simplifique a necessidade de ser sempre perfeito e ser sempre um exemplo que não pode falhar. Nós falhamos em todo tempo. O que realmente importa é como tentamos educar e dedicar tempo de qualidade aos filhos. O resto apenas produz muita angústia, deixando tempos em família, algumas vezes, pesados. Curta cada minuto com leveza.

 

Para finalizar, sempre que ouvir aquela voz na consciência de quem não é um bom pai ou uma boa mãe, diga a ela para ir embora. A verdade é que você está indo muito bem e tem tentado a cada minuto ser melhor. Aproveite cada minuto, porque eles passam rápido demais.

Fontes: https://news.uci.edu/2016/09/28/todays-parents-spend-more-time-with-their-kids-than-moms-and-dads-did-50-years-ago/

https://www.huffingtonpost.com.au/claire-orange/parents-are-spending-more-time-with-their-kids-but-its-not-the_a_23044424/

Redator e Produtor de Conteúdo no Clubinho de Ofertas.