Os primeiros 1000 dias do bebê
Cuidado e bem-estar

Os primeiros 1000 dias do bebê

Tempo de leitura: 4 minutos

Que uma alimentação equilibrada e balanceada promove crianças saudáveis e livres de doença, todo mundo sabe! Mas existe um período específico da vida do bebê, que é conhecido e estudado como os primeiros 1000 dias, que pede cuidados especiais e atenção a alguns detalhes.

Os primeiros 1000 dias vão desde a concepção até a criança completar 2 anos de idade. Nesse período, a nutrição da gestante e da mamãe que amamenta tem um impacto direto para um bom crescimento físico, cognitivo e imunológico que se estenderá por toda a infância e vida adulta.

De maneira mais simples, vamos dividir os 1000 dias em 3 períodos, pensando sempre na parte nutricional da mamãe e da criança:

Primeiro período: Durante a gestação

A nutrição materna, assim como a suplementação de alguns micronutrientes,  estão diretamente relacionados a uma gestação livre de doenças e também a um bom crescimento fetal, com nascimento de recém nascidos saudáveis e de peso adequado para a idade. 

Segundo período: Durante a amamentação

O aleitamento materno nos primeiros 4 meses de vida garante não só a oferta de anticorpos maternos para o bebê, mas interfere também na formação de uma microbiota intestinal saudável.

Terceiro período: Introdução alimentar até segundo ano de vida

Esse período é marcado por um grande crescimento do corpo, por ser um período de grandes conquistas de habilidades motoras, intelectuais e sociais, e pelo amadurecimento do sistema imune, principalmente quando relacionado com a formação da microbiota intestinal , formada por mais de 1 trilhão de microorganismos protetores para o organismo.

Você sabia?

  • Nos primeiros 12 meses de vida um bebê triplica seu peso com relação ao peso de nascimento e cresce cerca de 25 centímetros.
  • O cérebro do bebê cresce 3x de tamanho até o 2o ano de idade e já desenvolveu 80% de suas capacidades cognitivas.

Conteúdo desenvolvido pela Dra. Carla Ferreira, pediatra neonatologista e consultora do Gourmetzinho, marca de alimentação infantil saudável congelada.

Sobre o Gourmetzinho

Desde 2014, o Gourmetzinho é a melhor opção de alimentação saudável para bebês e crianças. Criado por um papai Chef, o Gourmetzinho é o resultado de experiências ao cozinhar para o próprio filho. Com o apoio de pediatras e nutricionistas, foi elaborado um cardápio equilibrado, cheio de opções e sabores, resultando em papinhas e comidinhas completas, nutritivas, saborosas e livres de conservantes.