Por que aprender inglês quando criança só traz benefícios para seu filho?  
Educação

Por que aprender inglês quando criança só traz benefícios para seu filho?  

Tempo de leitura: 7 minutos

Será que existe uma idade certa para seu filho aprender um novo idioma? Segundo Juliana Gomes, supervisora de treinamento de ensino do CCAA, quanto mais cedo a pessoa começar a aprender inglês,  melhor. “Na infância, o cérebro funciona como uma esponjinha que absorve novas informações com muita facilidade, sem resistências ou bloqueios. – esclarece a profissional.

E a neurociência confirma. Estudos recentes sobre cognição comprovam que o cérebro da criança possui uma plasticidade única que atinge seu ápice aos 4 anos de idade. Por esse motivo durante a infância, é possível aprender inglês sem sotaques e vícios do português. E o mesmo se aplica a quantos idiomas mais a pessoa entrar em contato nesse período. 

Afinal, por que crianças têm tanta facilidade de aprender inglês?

Uma das respostas vem da neurociência. Para todas as línguas que a pessoa for exposta durante a infância, é aberto um caminho sináptico. O que faz que a criança aprenda o idioma estrangeiro como se fosse sinônimo da língua materna. 

Mas, estudos científicos recentes sobre cognição também comprovam que é possível aprender inglês em qualquer fase da vida. Só que para isso, o cérebro precisa reconstruir caminhos sinápticos que foram desfeitos por falta de uso. Portanto a aprendizagem costuma ser um pouco mais desafiadora, porém não impossível.

Dessa forma aprender inglês desde os 3 anos de idade e se manter estudando ao longo da infância e adolescência faz com que a fluência no idioma seja mais simples. 

O comportamento infantil também colabora bastante com o aprendizado    

Além do favorecimento cerebral, certas atitudes naturais na infância também facilitam muito a rápida aprendizagem da língua estrangeira. “As crianças não se intimidam com as diferenças do inglês e não se envergonham de imitar ou repetir sons diferentes.” – relembra a supervisora de treinamento de ensino do CCAA.  

Como aprender inglês na infância muda a vida do seu filho

A criança conhece um pouco de outras culturas 

A imersão cultural nos países de língua inglesa proporcionada por alguns cursos de inglês amplia os horizontes do seu filho. Além de aprender o idioma de forma lúdica, ele ainda entende desde pequeno, que existem diferentes hábitos culturais e comportamentais pelo mundo e que nem sempre são similares aos do Brasil.  

Como, por exemplo, as tradições do Halloween nos Estados Unidos que não são comuns em nosso país como o Trick or Treat (que as crianças se fantasiam para ir pedir doces na casa das pessoas) ou os costumes do Thanksgiving Day (Dia de Ações de Graça) que faz parte da cultura americana há séculos.  

Colabora com a socialização 

No curso de inglês para crianças, ele irá interagir com outros alunos da mesma idade. O que faz bem para seu filho e aumenta o círculo social dele. Além disso, o contato com o idioma fluente desde cedo contribui para aprendizagem de inglês durante toda a vida.  

Cria novas oportunidades para seu filho 

Para quem aprende inglês desde cedo, o Brasil não é o limite. Ou seja, seu filho não precisa ficar sonhando com viagens ao exterior (sem perspectiva) porque ele terá objetivos desde cedo.

Como, por exemplo, estudar língua inglesa para seu futuro intercâmbio cultural ou até mesmo para viver no exterior quando tiver idade. Ou seja, também são formas de mantê-lo motivado com o aprendizado e conscientizá-lo da importância do segundo idioma em sua vida. 

Contribui para o sucesso na futura carreira

Quem domina inglês fluente desde cedo já está se preparando para o vestibular e ENEM com bastante antecedência já que é uma das opções de língua estrangeira que cai nas provas. Como seu filho, que estuda inglês desde pequeno, já será fluente até lá, ele terá mais tempo para se dedicar mais às outras disciplinas.  

Sem contar que o domínio do inglês fluente aumenta as chances de conseguir  estágios. E quando ele estiver no mercado de trabalho, a língua inglesa abrirá várias portas já que é fundamental para uma carreira de sucesso.

Post produzido em parceria com o SearchLab e CCAA.