Tropicalinha: um show de música e história para toda a família
Diversão

Tropicalinha: um show de música e história para toda a família

Tempo de leitura: 6 minutos

Música, história e cultura. É esse o combo de aprendizado que o espetáculo Tropicalinha no Rio apresenta para pais e filhos.

A peça homenageia a história e produção de dois grandes nomes da música popular brasileira: Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Uma peça teatral que não agrada só às crianças com a história, o figurino e as dinâmicas divertidas. Ela toca a memória e o coração de pais que cantarolam todas as músicas que embalam o passeio do início ao fim.

Já de cara, o espetáculo começa ao som do clássico de Gilberto Gil.

Começou a circular o Expresso 2222, da Central do Brasil, que parte direto de Bonsucesso pra depois do ano 2000!”

A história se passa em um reino chamado Pindorama. Por lá, uma rainha autoritária, a Joana América, ao assumir o posto de seu pai, proíbe todos os cidadãos de tocarem músicas.

– “A partir da agora, sem algazarra e sem bagunça no Reino de Pindorama!”  

Esta notícia mergulha o reino em silêncio e tristeza durante anos. Tudo muda quando dois amigos se encontram e decidem lutar pela volta da alegria e da música.

Atitude típica daqueles que não valorizam a liberdade, ao saber do plano dos dois amigos, Gil e Cae, a Rainha ordena seus súditos a perseguirem os dois amigos e os prenderem na masmorra.

No entanto, a motivação que vem da música e da arte preenchendo os corações de coragem dão força para uma linda cena.  Os amigos cantam Força Estranha como resistência às ordens tirânicas da rainha.   

“Por isso uma força me leva a cantar, por isso essa força estranha, por isso é que eu canto, não posso parar, por isso essa voz tamanha.”

A história vai se desenrolando entre músicas clássicas brasileiras, palmas, sorrisos e muitas cores. O espetáculo termina em uma linda celebração ao reconhecimento da cultura como a força viva de um povo.

É impossível não se emocionar ao perceber que uma simples história infantil pode ter tantos pontos em comum com a realidade. Gilberto Gil e Caetano Veloso são símbolos da luta contra o Regime Militar que instaurou uma ditadura no Brasil durante 21 anos – de 1964 a 1985. Esse triste capítulo da história brasileira não é mencionado no espetáculo, mas é impossível sair sem resgatar nossas lembranças históricas tão representadas nas músicas desses dois grandes artistas.

As lindas performances dos atores, a escolha das músicas, o entretenimento e a didática ensinam com perfeição. Todas as cenas mostram como é importante manter o diálogo e a liberdade como ferramentas de bem estar de toda população.

Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças não é só um passeio de final de semana, é um dever de casa e de cidadania.

O grupo comemora os prêmios Brasil Musical 2018 e Musical Rio 2018 como Melhor Espetáculo Infantil,  e Botequim Cultural 2018 como Melhor Direção de Teatro Infanto juvenil. Justamente por isso é que esta temporada de  “Tropicalinha” é comemorativa no Teatro Clara Nunes.

A notícia triste é que este final de semana será o último desta temporada de Tropicalinha no Rio.

A notícia MARAVILHOSA é que você pode garantir o seu ingresso no site do Clubinho de Ofertas.

Acesse aqui e guarde o lugarzinho da sua família nesse show de música e aprendizado!