5 dicas para organizar a sua casa e começar 2019 bem!
Tempo e família

5 dicas para organizar a sua casa e começar 2019 bem!

Tempo de leitura: 6 minutos

Janeiro está quase chegando ao fim. O que significa que o ano novo já está a todo vapor.  Não é segredo para ninguém que janeiro tem mais cara de feriado prolongado do que, de fato, mão na massa. Se você é uma das pessoas que aproveitou bastante o primeiro mês do ano, mas agora quer tirar as metas do papel, continue aqui que a gente tem dicas para você.

Lar, doce lar

Se sua meta é encontrar um método de organização perfeito para sua vida, a chave do sucesso está bem perto de você. Seja na área financeira, nos projetos profissionais ou na rotina das crianças, o segredo está em casa.

Para que você consiga organizar sua vida, é preciso, sobretudo, olhar ao redor. Deixar a bagunça para trás começa pela arrumação visual do que está de cercando. Principalmente em casa, o lugar onde você encontra paz e descanso. Quando a casa não ajuda, é normal não encontrar o fio da meada. Sua mente fica perdida, e, consequentemente, é engolida pela ansiedade e culpa por não conseguir dar conta de tudo.

Essa realidade atrasa seu objetivo, e te faz desanimar de colocar tudo em ordem. Por isso, a orientação principal para seu 2019 é: comece pelo seu lar.

Então…

1 método de organização e 5 dicas para começar com o pé direito!

  • Você sabe o que tem em casa? A vida vai passando e vamos acumulando muitas coisas: roupas, eletrodomésticos, brinquedos, papéis…você sabe o que você está guardando? Se não, o primeiro passo é fazer um levantamento.
  • Você já deve ter ouvido falar em Marie Kondo, certo? Se não, apresento-lhes a guru da arrumação. Marie Kondo vendeu mais de 2 milhões de cópias do livro em que ensina um método de organização “infalível” (nas promessas dela) para sua casa. A regra principal dessa especialista é: isso te faz feliz? Desapegar é a palavra de ordem dessa mulher.
  • Agora que você já fez o inventário e já desapegou de grande parte das coisas (seja honesto com o seu objetivo), otimize o espaço. Para isso, sempre que puder, verticalize seus objetos. Experimente usar mais ganchos e prateleiras de  forma a aproveitar melhor suas paredes.
  • Feito isso, você precisa selecionar o que você mais usa para deixar com fácil acesso. O que é frequentemente usado, deixe na parte mais baixa, e no alto o que você usa de vez em quando. Lembrando que o que não é usado, já ficou para trás na dica número 2 (alô Marie kondo!).
  • Por último, torne a arrumação e o descarte um hábito. Guarde tudo que usar imediatamente após o uso. Pelo menos uma vez ao mês, tire um dia para descartar o que “não te faz feliz”, ou seja, o que não serve para quase nada. Papéis acumulados, roupas, brindes, produtos de beleza… no início fazer disso rotina é meio chatinho, mas como todo hábito, ao longo do tempo é tão natural que você vai fazer sem nem perceber.

E aí, como anda sua casa?

Essas dicas que trouxemos é um ótimo jeito de começar a encontrar o match perfeito com um método de organização que te atenda. Você vai ver que assim que olhar ao redor e sentir tudo mais claro, o ânimo para planejar o resto vai chegar bombando. Depois, é só replicar para os outros setores da sua vida.

A gente já falou também como ser honesta com você e com as suas necessidade na hora de arrumar a bagunça. Quer saber? Então leia nosso post “organização começa com o pé no chão!