Decoração carnavalesca: como ela pode ensinar os pequenos?

Decoração carnavalesca: como ela pode ensinar os pequenos?

Você é daquelas pessoas que ama carnaval? E se pudesse sairia para o trabalho fantasiada e cheia de purpurina?

Então este texto é para você

As tradições comemorativas da nossa sociedade, geralmente, se expressam nas roupas, decorações e festas. É assim com o Natal, por exemplo, uma data em que todas as casas são enfeitadas com luzes, árvore de Natal, tudo em tom verde, vermelho e dourado. As festas juninas também trazem características bem particulares com os vestidos xadrez, as músicas caipiras e as comidas típicas. São símbolos importantes da nossa cultura.

O Carnaval não fica de fora, a diferença é que esta é a festa da imaginação e das cores. O que significa que vale tudo, basta usar e abusar da criatividade.

Dando asas para os sonhos infantis

Pular carnaval é uma das festas que as crianças mais gostam (ok, elas amam o Natal e o Dia das Crianças), mas, com certeza, o carnaval é especial. É durante estes dias que elas podem usar as fantasias mais legais de herói, dos personagens favoritos dos filmes, de todas as profissões…ih, não tem limite para a criação desses pequenos.

Você sabia que essa brincadeira de imaginar pode ensinar muito? Se divertir criando a partir das referências históricas, do cinema, do vídeo game ou da internet estimula habilidades fundamentais do desenvolvimento infantil. Algumas delas são a memória, a própria criatividade, a originalidade, a comunicação e até mesmo a habilidade motora que as crianças que ajudam a criar a própria fantasia acabam aprimorando. Tudo isso será muito valorizado durante toda a sua vida, principalmente, na fase adulta, quando elas entrarem para o mercado de trabalho.

Você, mãe ou pai, pode estimular esse desenvolvimento criando ambientes decorativos que os animem a participar da festa. Enfeitar a casa e produzir as fantasias pode ser uma ótima forma de vocês aproveitarem o carnaval para investir na educação infantil dos seus filhos a partir da experiência.

Que tal dar uma colorida na casa?

Para isso, vocês podem fazer coisas bem simples, como, por exemplo, espalhar pela casa alguns símbolos carnavalescos, como máscaras, serpentinas e até os confetes (o pavor de quem precisa faxinar!). E claro, também abusar das cores e dos tecidos brilhantes. Quem sabe fazer um bailinho de carnaval particular para os amigos do colégio?

Este tipo de vivência em família desperta a memória afetiva e associa os momentos juntos à alegria e diversão.

E aí, vamos dar uma pitada de aprendizado no seu amor pelo carnaval?