5 dicas para proteger o sorriso de toda sua família durante as férias #DicasdaMaria
Cuidado e bem-estar,  Dicas da Maria

5 dicas para proteger o sorriso de toda sua família durante as férias #DicasdaMaria

Tempo de leitura: 5 minutos

Julho é o mês oficial das férias. Seja viajando ou ficando em sua cidade é um momento de aproveitar com quem a gente mais ama. Mas como curtir os dias de folga sem descuidar da saúde dos dentes? Confira as 5 dicas para proteger o sorriso de toda sua família.

Dica 1: Mantenha a rotina de escovação:

A rotina é a melhor forma de proteger o sorriso de toda a família mesmo durante os dias de folga.

Para isso, escove os dentes logo depois das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Assim você não corre o risco de esquecer e pode aproveitar o seu tempo livre protegido.

Dica 2: Invista em uma escova de dente nova

A duração de uma escova de dente é de aproximadamente 03 meses. Muitas vezes com a correria do dia a dia esse prazo passa sem que a gente perceba.

O segredo é marcar esse tempo a partir das férias. Então, vale aproveitar  para conferir aquilo que já não está bom e substituir o que precisa.

Dica 3: Use pasta de dente com flúor

A Academia Brasileira de Pediatria e de Odontopediatria indicam o uso de pasta de dente com flúor desde o primeiro dente de leite.

Portanto, na hora de preparar a nécessaire  você pode levar uma única pasta de dente para toda a família. O importante é saber que a quantidade de pasta de dente varia conforme a idade:

  • Até 04 anos: tamanho de um grão de arroz cru.
  • A partir dos 04 anos: tamanho de uma ervilha.

Dica 4: Não esqueça o fio dental

O uso do fio dental previne inflamações na nossa gengiva e ajudam a remover alimentos que ficam retidos entre os dentes.

Deve-se utilizar pela noite, sempre antes da escovação, a partir dos 04 anos de idade.

Dica 5: Consuma o açúcar de forma inteligente

O ideal é deixar os doces apenas para os fins de semana, mesmo durante as férias. O excesso de doce faz mal para os dentes e para o corpo em geral podendo levar a problemas como obesidade e diabetes.

A forma mais inteligente de se comer o açúcar é logo após a refeição, como uma sobremesa, pois nesse momento a saliva está em dose elevada e ajudará na proteção e limpeza dos dentes.

Atenção, essa limpeza da saliva não substitui a escovação.

 

Preparados para aproveitar seus dias de folga protegidos? Comente aqui em caso de dúvidas e sugestões.

Dentista especializada em bebês, crianças e adolescentes, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta mestrado em Telessaúde e atualmente é doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Encantada pela magia do universo infantil e pela área da saúde. Acredita em uma Odontologia sistêmica e integrada para se alcançar qualidade de vida.