o que é atividade lúdica
Diversão

10 exemplos de atividades lúdicas para fazer com as crianças

Tempo de leitura: 21 minutos

Brincar é bom demais, não é mesmo? O ato de brincar, por si só, já é uma atividade lúdica, pois estimula as crianças física e mentalmente, desenvolvendo habilidades que são necessárias para a formação das crianças.

As atividades lúdicas são parte da educação infantil nas escolas e todas as brincadeiras saudáveis ensinam algo ao seu filho.

Mas você sabia que essas atividades também podem ser feitas em casa e incentivadas pela família?

Por isso, separamos 10 exemplos de brincadeiras que são benéficas ao desenvolvimento do seu filho. Vamos conhecê-las?

O que são atividades lúdicas?

Brincar é importante para o prazer e diversão das crianças! Isso já é um benefício e tanto. Entretanto, brincar também traz desenvolvimento e, por isso, é tão importante para as crianças.

Atividades lúdicas podem variar de atividades físicas como andar de bicicleta e dançar, a atividades mentais como quebra-cabeças ou jogos de estratégia.

Podemos destacar tanto a brincadeira com outras crianças quanto sozinho.

Brincadeiras em grupo auxiliam na comunicação, cooperação, paciência e empatia, por exemplo. Enquanto brincar sozinho pode melhorar as habilidades de solução de problemas, paciência, criatividade, entre outras.

Mas independente do tipo de atividade lúdica, as brincadeiras são ótimas maneiras de se manter ativo, usar a imaginação e se divertir!

Benefícios para o desenvolvimento infantil

Quando se trata de brincar, as crianças são especialistas. Elas sabem como se divertir, e também como aprender através da brincadeira.

Saiba os principais benefícios que ela pode proporcionar!

Desenvolvimento de competências socioemocionais, criatividade

Para começar, brincar ajuda as crianças a explorar o mundo ao seu redor.

Elas podem experimentar e testar diferentes materiais e por meio de novas ideias, trabalhando a criatividade e o trabalho em equipe.

Aprimoramento da linguagem e da coordenação motora

Brincar também ajuda as crianças a desenvolver habilidades importantes, como a resolução de problemas, o desenvolvimento dos músculos e da consciência corporal, a coordenação motora fina e grossa, dentre outras.

Trabalhar o raciocínio lógico e a memorização

As brincadeiras fazem a criança pensar, incentivando o raciocínio lógico, a concentração e o foco. Muitas delas também incentivam e trabalham a memória de forma ativa.

Queima de energia

Além de tudo isso, brincar é uma ótima maneira para as crianças queimarem energia e se manterem ativas. Portanto, encoraje o seu filho a explorar, criar e se divertir.

É bom para eles – e é bom para você, também.

Exemplos de atividades lúdicas para educação infantil

atividades lúdicas exemplos

1. Leitura

Não é segredo que ler é bom para as crianças. Além de melhorar suas habilidades de alfabetização, a leitura também ajuda as crianças a desenvolverem seu pensamento crítico e suas habilidades de raciocínio.

A atividade lúdica da leitura também pode ser uma ótima maneira para as crianças se divertirem. Graças ao poder da imaginação, os livros podem transportar as crianças para mundos novos e emocionantes, apresentando-as a novos amigos e experiências ao longo do caminho.

E como os leitores podem controlar o ritmo da história, eles podem dedicar seu tempo para explorar cada detalhe das ilustrações ou saborear o suspense de uma reviravolta particularmente emocionante do enredo.

O melhor de tudo é que existem muitos livros por aí para atender a todos os interesses dos seus filhos, de dinossauros a princesas.

2. Pintura ou desenho

A pintura e o desenho não são apenas divertidos, mas também podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades importantes.

Por exemplo, a pintura pode ajudar a melhorar as habilidades motoras finas e a coordenação mãos-olhos – habilidades que que requerem o uso simultâneo dos olhos e das mãos.

O desenho, por outro lado, ajuda as crianças a desenvolverem consciência espacial e habilidades de resolução de problemas

Ambos fomentam a criatividade, a auto-expressão, assim como o desenvolvimento da concentração e do foco.

Leia também: O que é arteterapia? Conheça os tipos e a sua importância

3. Teatro de fantoches

Os teatros de bonecos são uma ótima maneira para as crianças brincarem e explorarem sua imaginação.

Ao criarem suas próprias histórias, as crianças se expressam e exercitam sua criatividade.

A brincadeira também auxilia no desenvolvimento de habilidades motoras finas, pois exigem que os pequenos aprendam a manipular os marionetes.

Uma ideia é propor que as próprias crianças trabalhem juntas no desenvolvimento da história para apresentar o espetáculo mais tarde para os adultos.

À medida que elas aprendem a trabalhar em conjunto, também colocam em prática o desenvolvimento social e emocional, isso sem contar na própria apresentação que as ajuda a vencer os seus medos e vergonhas.

4. Quebra-cabeças

Não tem quem não se deixe levar por um bom quebra-cabeça. A atividade lúdica possui diferentes graus de dificuldade e, por isso, é indicada para qualquer idade a partir dos dois anos.

Para os menorzinhos, procure oferecer quebra-cabeças com peças bem grandes, de até quatro peças. A partir daí, você pode ir subindo o nível de dificuldade aos poucos.

Aos 10 anos, por exemplo, as crianças já são perfeitamente capazes de montar quebra-cabeças complexos com mais de 100 peças.

Essa atividade reforça as conexões do cérebro – são elas que permitem que ele esteja com bom funcionamento –, além de ajudar na formação de novas conexões, estimulando diversas habilidades cognitivas.

5. Música e Dança

atividades lúdicas sobre família educação

Dança e música são duas das mais antigas e universalmente amadas formas de expressão. Elas permitem que as crianças se expressem criativamente, explorem seus corpos e o espaço ao seu redor, e se conectem com os outros.

Além de ser uma atividade física, a dança e a música ajudam as crianças a desenvolver habilidades motoras, sociais e linguísticas, além de estimular a audição, o ritmo e a memória.

Da próxima vez que você precisar colocar seus pequenos em movimento, coloque alguma música e deixe-os soltos! Além da diversão, você vai ficar surpreso com o quanto eles aprendem no processo.

As músicas infantis, também são educativas e podem ensinar o pequeno a contar, iniciando os conceitos de matemática básica, a aprender sobre o fundo do mar, sobre amizade e outros infinitos assuntos.

No quesito música e dança inclui-se ainda a aprendizagem dos instrumentos musicais, preparando os pequenos para uma futura iniciação musical.

6. Acampamento

Acampar no quintal de casa pode? Não só pode como as crianças A-M-A-M! Para quem não tem quintal, até mesmo uma cabaninha dentro do quarto possui um efeito completamente encantador.

Afinal, praticar atividades lúdicas é sobre se divertir e isso também inclui fazer bagunça!

Uma ideia é fazer a cabaninha no início da noite, para que as crianças tenham tempo de aproveitar bem o espaço, criando histórias, inventando personagens e o que mais a imaginação permitir.

Vocês também podem brincar juntos dentro da cabaninha, fazer leituras, contar histórias, enfim.

É um momento de diversão para a família toda e uma ótima oportunidade de tirar as crianças da frente das telas e de quebrar a monotonia da rotina.

7. Gincanas

As gincanas são ótimas atividades lúdicas para crianças! Elas ajudam a desenvolver coordenação e habilidades motoras, e podem ser uma ótima maneira de queimar energia.

Podem ser feitas quando há um grande número de crianças, como em aniversários, por exemplo, ou quando os primos se reúnem no encontro do final de semana.

Provas rápidas e dinâmicas são ideais para mantê-los concentrados na brincadeira. Confira alguns exemplos:

  • cabo de guerra;
  • dança das cadeiras;
  • corrida com saco;
  • jogo de soletrar;
  • corrida com obstáculos;
  • mímica.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existe uma grande variedade de gincanas diferentes que podem ser jogadas para divertir a criançada.

8. Massinha de modelar

atividades lúdicas para educação infantil

Esmagar, amassar e moldar a massinha de modelar requer o uso dos pequenos músculos das mãos, dos dedos e também do cérebro! O exercício possui muitos benefícios, inclusive melhorar as habilidades motoras finas.

Modelar também é uma ótima maneira de incentivar a criatividade e a imaginação. Não há regras, é possível criar o que quiser!

E ao contrário de outros materiais de arte, se a criança não gosta do que fez, é possível começar tudo de novo.

A atividade ajuda a aliviar o estresse e é um ótimo passatempo para dias de chuva, por exemplo.

Outra ideia para apresentar aos pequenos, além das massinhas, é a argila, que faz um pouco mais de bagunça, mas também é muito prazerosa de brincar.

9. Jogos de tabuleiro

Muitas pessoas podem ver os jogos de tabuleiro como uma coisa do passado, mas eles podem ser uma maneira divertida de passar tempo com a família.

Os jogos de tabuleiro também ajudam a desenvolver habilidades de pensamento crítico e coordenação mãos-olhos, melhoram habilidades de solução de problemas e ainda promovem a interação social.

Outra característica muito bacana dos jogos de tabuleiro é que eles fazem a criança lidar com a frustração, um sentimento muito importante de ser trabalhado ainda na infância.

Isso porque ele obriga a lidar com o sentimento de perda, essencial para o desenvolvimento e para o equilíbrio emocional na vida adulta.

10. Oficinas

As oficinas são ótimas oportunidades de as crianças exercerem atividades lúdicas e seus benefícios podem variar conforme o tema escolhido.

Além de interagir com outras crianças, elas também aprendem brincando. O mais bacana é que você pode levar o seu filho de forma esporádica em alguma oficina ou inscrevê-lo de forma regular na atividade.

Vários locais destinados às crianças oferecem oficinas, como museus, parques e exposições, por exemplo.

Quem sabe este não é o momento para o seu filho aprender uma nova habilidade ou apenas se divertir e conhecer novos amigos, não é mesmo?

Atrações infantis lúdicas para ir com as crianças em São Paulo

Se você é um pai que adora passar tempo com o seu filho e gosta de levá-lo para novas atividades para que ele possa aprender brincando, precisa conhecer alguns locais em São Paulo que vocês vão amar!

Teatro Infantil

As peças de teatro são espetáculos cheios de cultura, emoção e alegria. São momentos em que a criança se conecta com um novo enredo e se deixa levar pela imaginação.

A experiência é totalmente diferente de ir ao cinema, por exemplo, pois elas podem ver os atores ao vivo e a cores, explorar os movimentos, sentir a vibração e a energia que vêm do palco.

Os olhinhos deles brilham com tamanha diversão. Se o seu filho ainda não viveu essa experiência ao lado da família, aproveite esse texto como uma oportunidade de iniciar o seu filho nesse universo cultural.

Adquira agora mesmo os ingressos para peças infantis com desconto e venha curtir com seu filho!

Musical Infantil

Tão emocionante quanto o teatro são os musicais infantis.

As crianças são fascinadas pelo universo musical. Basta ligar uma música infantil para ver o clima de alegria e diversão predominar dentro de casa, então imagina só ver isso ao vivo?

Imagina poder ver, por exemplo, um musical da Bela e a Fera? Se o seu filho ou filha já conhece essa história, a emoção de poder ver essa princesa de pertinho é ainda maior.

Se para a gente já é ótimo, para as crianças é fantástico viver essa magia!

Conheça os musicais infantis disponíveis em São Paulo e adquira seu ingresso com desconto!

Circo

E falando em magia, não podemos deixar de fora o mundo mágico dos circos, não é mesmo?

Além de dar boas risadas, o espetáculo circense é recheado de pequenas apresentações que encantam, como os malabaristas, trapezistas, palhaços e diversos outros artistas que tornam a experiência imperdível.

Alguns deles possuem peças voltadas especificamente para as crianças, com a presença de personagens que eles encontram nos desenhos, como Toy Story, Frozen, Timão e Pumba e muitos outros.

Quer descobrir os melhores circos de São Paulo? Então clique e já adquira seus ingressos!

Conclusão

Quando se trata de brincar, as crianças são especialistas. Elas sabem como se divertir e por meio dessa diversão vem muitos aprendizados.

Brincar é essencial para o desenvolvimento e oferece inúmeros benefícios a esses pequenos que estão começando a explorar o mundo ao seu redor.

A atividade também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades importantes, como a resolução de problemas, criatividade, trabalho em equipe, além de ser uma ótima maneira para elas queimarem a energia de sobra que possuem.

Aproveite ainda para expandir o universo cultural dos pequenos, já que essa também é uma forma de estímulo.

Peças de teatro, musicais e circos são o que há de melhor no mundo infantil, já diria a nossa criança interior, não é mesmo?

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.