arteterapia infantil
Cuidado e bem-estar

O que é arteterapia? Conheça os tipos e a sua importância

A arte é uma forma de expressão que pode ser usada para lidar com emoções e sentimentos. Por isso, ela é usada na arteterapia, um tipo de terapia que usa a arte como instrumento para o tratamento de diversas questões emocionais.

Neste post, vamos explicar o que é arteterapia, quais são os seus benefícios e quais os tipos existentes.

Esperamos que esse conteúdo possa ajudar você a entender melhor essa prática e incentivá-la dentro e fora de casa.

Vamos lá?

O que é arteterapia?

A arteterapia é uma prática terapêutica que utiliza a arte como forma de tratamento, bem-estar e recuperação da saúde mental, principalmente quando usada por profissionais da área da saúde.

Entretanto, quando usada por profissionais da educação e também em forma de brincadeira, mesmo sem a abordagem clínica, a arte tem diversos benefícios a crianças e adultos.

Existem diferentes formas de praticá-la, seja com música, teatros, histórias, dança e muito mais.

Neste conteúdo falaremos mais sobre cada uma dessas formas. Saiba mais!

A importância e objetivos da arteterapia

A arteterapia infantil é extremamente importante para lidar com crianças, especialmente porque ela é considerada uma manifestação do inconsciente. Dessa forma, ela ajuda os pequenos a se expressarem e trabalharem suas emoções.

Um desenho, por exemplo, é uma forma de comunicação não-verbal e também de canalização de energias da criança.

Algo que pode ser difícil de expressar verbalmente, pode ser uma forma de expor criativamente e trabalhar as emoções em um ambiente seguro e com apoio.

Benefícios da arteterapia na educação infantil

O método ajuda a relaxar, aliviar o estresse, estimular a criatividade, aliviar traumas e ainda auxilia no desenvolvimento da criança.

Confira alguns dos principais benefícios:

• trabalhar a capacidade de comunicação e as habilidades sociais;
  • estimular a criatividade e o raciocínio;
  • auxílio no autoconhecimento e na autoestima;
  • redução do estresse e da ansiedade;
  • trabalhar a concentração;
  • aumentar a confiança em si mesmo.

Vale lembrar ainda, que o objetivo da prática não é se preocupar com a estética, mas sim deixar a criança se expressar.

Leia também: Conheça os melhores circos em São Paulo

Quais são os tipos de arteterapia?

arteterapia tipos

Aqui, vale destacarmos algo importante: a arteterapia infantil como forma de tratamento clínico deve ser feita por um profissional.

Entretanto, usar a arte como forma de estímulo à expressividade e criatividade das crianças é altamente recomendável aos pais. Por isso, confira alguns tipos de arteterapia que podem ser realizados em casa!

Pintura

A pintura é um material muito usado por arteterapeutas para lidar com crianças e auxiliá-los no processo de reintegração, equilíbrio e cura.

Podem ser usadas tinta guache e colas coloridas, aquarela, anilina, tinta a óleo, papéis, tecidos, madeira e o que mais a criatividade permitir.

A tinta guache, por exemplo, é um material mais fácil de lidar do que a aquarela. Já a tinta a óleo exige maior técnica e cada uma delas possui objetivos diferentes.

Um aspecto importante da pintura é que a representação do mundo real é uma dificuldade e isso promove o enfrentamento das próprias limitações e é uma das coisas a serem trabalhadas.

Contação de histórias

A contação de histórias é uma forma de usar a oralidade para atrair a atenção das crianças, permitindo que elas se deixem levar pela imaginação e se sintam de alguma forma tocadas pela leitura.

As histórias fazem com que a criança se identifique com a situação e se coloque no lugar do outro.

Também é um momento de expressão. Após a contação é importante incentivá-la a falar o que achou sobre a história e de conhecer outros pontos de vista sobre o assunto.

A contação de história ainda auxilia a criança a assimilar diferentes linguagens. Ela percebe que existem várias formas de contar a mesma narrativa, passa a conhecer novos vocábulos e a incorporá-los no seu dia a dia.

É, definitivamente, um momento de lidar com novas emoções e aprender muitas coisas novas.

Movimento e dança

A dança, além do benefício à saúde corporal, como prática de atividade física, também faz bem para a mente.

Quando dançamos, uma parte do nosso cérebro chamada de hipotálamo é estimulada, trabalhando o foco, a concentração e a memória.

Durante a prática, o corpo também libera serotonina, que é conhecido como o hormônio da felicidade e nos oferece sensação de alívio, além de melhorar o humor.

Uma criança que pratica dança, trabalha a musculatura, estimula a coordenação motora, melhora sua flexibilidade e sua postura, sem contar na integração social.

A dança pode ser uma forma de realizar uma atividade extracurricular fora de casa, mas também pode ser praticada em casa, como um momento em família de muita diversão e alegria.

As crianças adoram momentos assim e os adultos se divertem também. É uma forma de brincar com toda a família.