5 dicas para você aproveitar a Black Friday sem preocupação
Diversão

5 dicas para você aproveitar a Black Friday sem preocupação

Tempo de leitura: 11 minutos

O fim do ano vai começando a chegar e o movimento do mercado triplica. E não é só o Natal que agita a época. Mal entrou novembro e o comércio já está fervilhando de notícias sobre a Black Friday. A data, que começou com apenas um dia de muitas promoções, acabou virando um mês inteiro de oportunidade. Entretanto, especialista advertem, e deixam bem claro, “é preciso cautela para aproveitar”, de verdade, o show de ofertas e promoções. Este post do Clubinho de Ofertas traz para você dicas para aproveitar a Black Friday e não cair cair em cilada.  

Onde tudo começou? 

Muita gente não sabe, mas o Black Friday é reflexo de uma tradição norte-americana. Todos os anos, os EUA comemoram o feriado de Ação de Graça, um dia reservado às grandes festividades como forma de agradecimento a Deus pela vida.  

Neste dia, muitas pessoas já costumam, quase como fazemos no Natal, presentear familiares e amigos. A comemoração de Ação de Graças acontece toda última quinta-feira do mês de novembro e abre as celebrações de fim de ano para os americanos. Por conta disso, o dia seguinte às festas de graças, a sexta-feira, toda cidade vira um “caos”, pois há movimento de compras em lojas, trânsito e muitas pessoas pelas ruas. Exatamente por isso, essa sexta-feira após o feriado passou a ser conhecida como a Black Friday (tradução literal – Sexta Negra). E, há pouco tempo, ela vem se consolidando, de fato, como data de compra, sobretudo, pela internet.   

E se espalhou também pelo Brasil

Pelas bandas de cá essa tradição também vem ganhando força. Há alguns anos, consumidores já começam a se preparar para aproveitar todas as ofertas. 

Entretanto, a Black Friday brasileira até já ganhou o infeliz apelido de “Black Fraude”. Justamente porque a data é um verdadeiro paraíso para os golpistas e mal intencionados no mercado.

Maaaaasss…se você já tem sua lista e quer fazer várias compras nesse dia, algumas dicas para aproveitar a Black Friday podem te ajudar a economizar sem dor de cabeça. 

Para começar, anota a data: dia 27 de novembro, Black Friday.

Se você só está aguardando para realizar seu desejo nesta data, então a primeira dica já pode ser colocada em prática. 

#1 – Use e abuse dos comparadores de preço

Você sabia que é possível comparar preços de milhares de produtos espalhados pela web? Pois é, se você ainda não experimentou, esta é a hora! 

Ferramentas como Buscapé, Zoom e Google Shopping podem ajudar – e muito – nesta missão. 

No Buscapé, por exemplo, você pode cadastrar desde já o produto que você tem interesse e ser notificado quando o preço estiver abaixo do que você vem encontrando. 

Dessa forma, se você já está querendo comprar uma televisão para seu pai, o vídeo game de Natal dos seus filhos, e a bicicleta do seu marido quebrou, essa pode ser a hora certa. Aciona desde já e descubra o melhor preço do mercado e a melhor data. 

Salve seus produtos e acompanhe como o mercado funciona. 

Além dos comparadores de preço, visite também os Marketplaces hoje vendem de tudo. A Amazon, por exemplo já está com uma campanha de Esquenta Black Friday com diversas promoções. Clique aqui para dar uma olhadinha!

#2 – Lembre-se bem dos preços anteriores

Agora que você já vai começar a observar o mercado e entender a lógica de funcionamento dele, não caia em cilada. A velha promoção de 80% de descontos pode ser uma verdadeira mentira. Para você não cair nessa, organize suas compras, estabeleça o maior valor que você pagaria por aquele produto e acompanhe a oscilação de mercado. No dia da Black Friday, você só precisa resgatar esses dados e analisar se a loja que você escolheu está levando seu consumidor à sério ou não. 

Nada de cair em promoção enganosa de muitos descontos.  Não que elas não existam, mas, como diria o ditado “esmola demais, o santo desconfia”. 

Ahhh, e dica bônus: já que você está preparado para a compra e com o dinheiro reservado para isso, não pense muito, assim que ver uma boa promoção, agarre-a!

#3 Cuidado com a segurança na internet

As maiores e melhores ofertas acontecem no mercado digital, com as e-commerces. Por isso mesmo, é muito comum que pessoas sejam atraídas pelos baixíssimos preços, mas é preciso muito cuidado. Analise bem o histórico da loja, experimente dar uma olhada em sites como Reclame Aqui para conhecer a reputação da loja, cheque as informações de registro nacional, como nome da empresa, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Sites seguros costumam deixar essa informação no rodapé da página. Além disso, verifique sempre se há o cadeado antes da URL da página, isso também é uma ferramenta de segurança. Outra boa dica é acessar a listagem do Procon de lojas problemáticas, e dessas você deve fugir! 

Recententemente, um golpe que tem chamado bastante a atenção é Golpe do Boleto Bancário. Ao aceitar o pagamento em boleto, o código enviado pela loja pode ser falso e com valor adulterado. Por isso, vale sempre verificar se os primeiros dígitos do código de barra correspondem ao código do banco emissor, e se o últimos são referentes ao valor do boleto.    

Por fim, sobre segurança, evite redes e computadores públicas. Tenha sempre antivírus, antispyware, firewall e outras ferramentas para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações confidenciais. Guarde todas as informações sobre as últimas compras realizadas, tire print de todas as telas de verificação, detalhes do produto, pagamento e envio da encomenda. 

Tenha todas as informações necessárias para caso haja problemas no futuro.

#4 Encha o saco do Papai Noel

O Natal é a data dos presentes, encher o pé da árvore de mimos para toda a família, amigo secreto, lembrancinha de fim de ano…. para não deixar tudo para a última hora, a Black Friday é um ótimo momento. Além dela trazer muitos descontos, o tempo de entrega do produto é ideal, até tudo chegar na sua casinha, será o dia perfeito para você se sentir o próprio Papai Noel. 

#5 Presenteie quem você ama! 

No mais, com todas essas dicas para aproveitar a Black Friday! Se jogue e aproveite todos os benefícios com segurança e responsabilidade. Faça quem você ama feliz! Fim do ano chegando, muitas viagens, aniversários, férias, Natal, Ano Novo. Adiante suas compras, aproveite os preços de livros, eletrônicos e viagens que são produtos com maior procura e maior oferta do mercado. 

E boa compras!