5 livros infantis para ler antes de crescer!
“Ler é sonhar pela mão de outrem.”
É assim que Fernando Pessoa descreve a literatura. Como uma fonte inesgotável de sonhos; e quem não gosta de sonhar, não é mesmo?
Algumas pessoas acreditam que para ler, é preciso gostar. Mas leitura não é só gosto, é prática. É claro que para ler algo com paixão, necessariamente, é preciso se interessar pelo assunto, mas o costume diário da leitura é, assim como se alimentar bem, praticar esportes, estudar, fazer yoga, um hábito.
Por isso, os livros infantis são ferramentas para tornar, desde a infância, a leitura um hábito saudável. Além da expansão do saber, ela também ajuda contra a ansiedade, a hiperatividade e até mesmo a dormir.
Se você quer começar a praticar com seu filho, dá uma olhadinha nesta lista incrível que o Clubinho trouxe para você.
São 5 livros infantis que seu filho não pode crescer sem se encantar.
O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos
Esta história conta as primeiras descobertas de um menino sobre a dor. Você deve estar pensando: sobre a dor? Que triste! Aí que você se engana. A narrativa é encantadora ao falar das confissões de Zezé, uma criança pobre do Rio de Janeiro que conta suas aflições para um grande amigo: o pé de laranja lima.
Persépolis – Marjane Satrapi
Este livro já foi até adaptado para o cinema e conta uma história aventureira e multicultural de Marjane Satrapi. Como uma autobiografia, a autora conta sua infância e juventude, do Teerão fundamentalista até a França, quando chega insatisfeita e rebelde para redescobrir o mundo.
A Lagartinha Muito Comilona – Eric Carle
Um clássico da literatura infantil, escrito em 1969, a história da lagarta que cresce e vira uma borboleta é fascinantemente atual. Um aprendizado sobre as diferenças, os percalços da vida e o sucesso. Uma obra que mistura arte visual com os encantos da literatura.
Rosa, Minha Irmã Rosa – Alice Vieira
O nascimento de um irmão ou irmã é um grande momento para uma criança, e esta história fala justamente sobre isto. Uma fase rica de aprendizado e crescimento, aquele momento em que é preciso aprender a amar e dividir. Tudo contado de um jeito que toda criança vai se identificar.
O pequeno príncipe – Antoine Saint-Exupéry
É óbvio que este não ficaria de fora. A fascinante história do menino que descobre o mundo e mostra com amor e sabedoria a simplicidade da vida. A fábula do pequeno príncipe é aquele tipo de história que vai ganhando significados e a cada leitura, seja na infância, na adolescência ou na vida adulta, traz um ensinamento diferente.
Belo jeito de começar, não é mesmo?