Aprendizado, diversão e inspiração com o pelotão do Bombeiro Rafa

Aprendizado, diversão e inspiração com o pelotão do Bombeiro Rafa

A história do Bombeiro Rafa mistura realidade, educação, internet e teatro. Hoje,  seu espetáculo lota o teatro na Gávea, no Rio de Janeiro, mas sua trajetória não começa aqui.

Com audiência fiel na televisão e no seu canal no Youtube, o bombeiro Rafael Luz há alguns anos somou mais algumas atividades ao seu currículo profissional. Agora, além de exercer os desafios da profissão que resgata vidas, ele também divide sua rotina com as câmeras e os palcos.

Desafios que inspiram

Com um projeto que leva informação, segurança e diversão para o dia a dia das crianças, Rafael tornou-se um ídolo para pais e filhos. Com seu pelotão e seu fiel escudeiro, Torrada, o bombeiro Rafa conta de maneira lúdica e interativa os perigos de brincar com fogo e como se proteger em caso de incêndio.

Tudo isso começou lá atrás em um dia de trabalho pelas ruas de São Paulo. Em 2012, uma tragédia levou a vida de um menino de 8 anos que assustado com o incêndio resolveu se esconder dentro do armário. Uma atitude praticamente instintiva impactou a vida de Rafael e o colocou para refletir sobre tragédias como essa e, principalmente, sobre o acesso à informação. Foi assim que começou seu trabalho de prevenção com crianças e adolescentes e suas famílias.

“Eu pensei – por que o Lucas morreu? porque ninguém nunca falou para o Lucas que se a casa dele pegasse fogo ele precisava sair. Depois disso eu fui para a Praça da Sé e entrevistei crianças, com as respostas eu percebi que informações de prevenção não chegam às crianças. Depois que voltei para o Rio, dei continuidade ao projeto aqui e nasceu o Torrada, primeiro personagem do universo do bombeiro Rafa.”

Trabalho que dá certo!

A história de bombeiro Rafa é envolvente para adultos e crianças também. No dia do espetáculo, outro bombeiro ganhou os palcos, foi Noah que assistiu à peça vestido de bombeiro. A mãe  de acordo com a mãe Camila:

“Vir vestido assim foi vontade própria dele que adora a vida de bombeiro. Ele via pela televisão, mas um dia uma visita ao Corpo de Bombeiros com um amigo da família despertou a paixão de vez, depois acabou conhecendo e se tornando fã do bombeiro Rafa.”

Com 4 anos, Noah é só mais uma das crianças fascinadas que preenchiam o teatro naquele domingo à tarde. Dia de sol, e o teatro Vanucci na Gávea estava tomado de crianças de todas as idades que assistiam e cantavam juntos os singles do bombeiro Rafa.

A peça não é só um momento de alegria, é também hora de aprender dicas de seguranças importantíssimas de um jeito muito divertido e feliz.

O pelotão do bombeiro Rafa vive uma alta aventura para controlar as travessuras do seu arquirrival, Fumaça, que brinca com fogo e coloca todo mundo em risco.

Na Terra do teatro do Clubinho você e seus pequenos aprendem brincando.

E aí, que tal garantir seu passaporte para essa diversão com o Clubinho?