Vacinação contra a gripe influenza prorrogada até 30 de junho
Coronavirus,  Cuidado e bem-estar,  Tempo e família

Campanha de Vacinação 2021 contra Gripe Influenza inicia com crianças e gestantes

Em 2021, a 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no dia 12 de abril, de forma diferente. Enquanto idosos estão sendo vacinados contra o Covid, a campanha começa com outro grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. A campanha começa dia 12 de abril e vai até o dia 9 de julho. Cada município tem autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D).

A vacinação será feita de forma escalonada – os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas:
Primeira etapa – 12 de abril a 10 de maio: Crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (25,2 milhões de pessoas).
Segunda etapa – de 11 de maio a 8 de junho:  Idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas (32,8 milhões de pessoas).
Terceira etapa – de 9 de junho a 9 de julho: Demais grupos prioritários (21,7 milhões de pessoas).

Vale lembrar que mesmo em período de pandemia e com as orientação sobre como evitar o contágio da Covid-19, é extremamente importante manter a vacinação em dia para preservar as crianças imunes à doença. Para isso, o Ministério da Saúde orientou a rede pública a adotar medidas de prevenção contra a Covid-19, para garantir a segurança das pessoas que comparecerem aos postos – entre as orientações para as unidades de saúde estão garantir a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; disponibilizar local para lavagem das mãos ou álcool em gel; orientar que somente um familiar acompanhe a pessoa a ser vacinada e realizar a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação.

E quem já tomou a vacina contra o Covid?

O governo orienta que as pessoas do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covi-19 depois a da gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Vacinação ajuda também combate a pandemia

Ao se vacinar contra a gripe Influenza, você fica imune a mais uma doença que pode causar problemas graves e evita ida a clínicas e hospitais que atualmente estão focados no combate ao Covid. Por isso é muito importante se imunizar contra a gripe e demais doenças, cuidado cotidianamente da saúde de toda a família.

Calendário de Vacinação

Na carteirinha de vacinação há todas as vacinas indicadas, mas você pode conferir o Calendário de Vacinação da Criança que contém também a tabela das vacinas que devem ser dadas, em qual período, idade recomendada, dose e contra qual doença. Clique aqui para baixar e confira as que já foram e as que faltam serem tomadas.

Além disso, recomendamos sempre a consulta ao pediatra das crianças se está tudo certo com as vacinas e se há outras recomendadas que não estão disponíveis nos postos de saúde. E fique sempre atenta(o) às campanhas de vacinação.