Um novo ano de surpresas!
Dicas da Maria

Como escolher a pasta de dente infantil?

Tempo de leitura: 3 minutos

A ida a farmácia pode ser uma missão um tanto conturbada quando pensamos em qual pasta de dente escolher para nossos filhos. As opções são tantas que fica difícil saber qual a diferença entre elas.

Na matéria abaixo vou destacar pontos importantes para você superar essa questão e não precisar perder tempo nesse setor.

A pasta de dente deve ser com ou sem flúor?

É preconizado o uso de pasta de dente com flúor desde o primeiro dentinho. A Associação Brasileira de Odontopediatria e de Pediatria já reconheceram a importância do flúor diário como fator de proteção para os dentes.

Tem alguma marca que seja melhor? Independente da marca, o importante é sempre observar o rótulo do produto e verificar se esse contém a quantidade mínima de flúor recomendada para bebês e crianças que é de 1100 ppm de flúor.

A criança pode usar a mesma pasta de dente que os pais? As pastas de dente adultas que não apresentam ação especifica como: para dentes sensíveis ou branqueadoras, podem ser utilizadas por bebês e crianças. A grande diferença é a quantidade do produto na escova de dente. Muitas vezes, as pastas adultas apresentam um sabor de menta, que não agrada muito crianças pequenas.

Portanto, pode ser colorida, ter sabor, uma embalagem com personagem ou até mesmo ser uma pasta de adulto de ação não específica, o importante é saber se a pasta apresenta a quantidade de flúor necessária. Vale lembrar que pasta de dente é um remédio e deve ser utilizada na quantidade correta e ficar em um local fora do alcance das crianças.

Dentista especializada em bebês, crianças e adolescentes, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta mestrado em Telessaúde e atualmente é doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Encantada pela magia do universo infantil e pela área da saúde. Acredita em uma Odontologia sistêmica e integrada para se alcançar qualidade de vida.