Conheça a aventura de Pilar pela Grécia!

Conheça a aventura de Pilar pela Grécia!

Você já ouviu falar sobre mitologia grega? E sobre as belezas culturais da Grécia? Não? Pois então é aqui que o Clubinho entra para unir diversão e conhecimento.

Olha só que legal!

A peça “O Diário de Pilar na Grécia” é um espetáculo que leva toda a plateia para uma aventura cheio de magia e descobrimentos. O Blog do Clubinho conversou com os atores e trouxe um gostinho deste lindo trabalho para vocês. A atriz e idealizadora do projeto, Miriam Freeland, junto com Leandro Baumgratz, Ana Amélia Vieira e Pedro Monteiro, conta as delícias e desafios de fazer parte desta história.

Feito para toda a família.

O Diário de Pilar na Grécia é uma adaptação para o teatro da literatura infantojuvenil escrita por Flávia Lins e Silva em 2010. Uma peça que dá asas para a imaginação e ensina muito sobre um país historicamente influente para a cultura mundial.

É uma grande oportunidade de aprender em família. O espetáculo todo é pensado para entusiasmar as crianças e adolescente, mas não deixa de fora os pais que acompanham os pequenos.

“Uma boa história para crianças, deve encantar os pais também, tendo valor como dramaturgia. O Diário de Pilar tem essa qualidade porque falamos de valores, tocamos em temas universais, encantando com humor. Ziraldo e a própria Disney/Pixar fazem isso com perfeição; são uma referência para nós. Temos que nos comprometer em levar qualidade para as crianças, encantando os adultos também!” – revela Miriam Freeland.

Explorando a imaginação.

É comum encontrarmos no cinema adaptações de roteiro, o próprio Oscar tem uma categoria exclusiva para roteiro adaptado. No entanto, os recursos cinematográficos permitem extrapolar os limites da realidade e tudo pode ser criado na magia do cinema. Já no teatro, essa mágica precisa se virar no 30. Desafio que O Diário de Pilar driblou com maestria (e muito trabalho, é claro!).

Para uma produção teatral adaptada é preciso fazer escolhas que correspondam à obra original sem perder qualidade e a beleza. Assim, é fundamental unir criatividade com as ferramentas de luz, som, figurino e cenário para contar a trajetória de Pilar em busca do avô; tentando, ao máximo, não perder os detalhes que tornam esta história uma aventura inesquecível. Como afirma Leandro Baumgratz:

O texto e as ilustrações (do livro) são incríveis, e nossa peça quis ser fiel mesmo diante dos ajustes que precisam ser tomados numa adaptação teatral – afinal, livro é uma coisa e se difere em linguagem e forma da peça teatral.

Descobrindo o valor do amor, da amizade e das relações humanas.

O espetáculo carrega a força da descoberta de um mundo novo por uma criança aventureira. Ou seja, aquele olhar de exploração sobre os sentimentos que, às vezes, os adultos deixam passar.

“O espetáculo fala de amor, amizade e de valorizar o tempo que temos com as pessoas que amamos” como conta Ana Amélia. Além disso, como afirma Pedro Monteiro, Pilar faz um criativo e sofisticado convite a todos para que todos embarquem nesta viagem pela Grécia.

Já está encantado? Então não perca a oportunidade que o Clubinho está trazendo para você e sua família! Corre lá!