Dia Internacional dos Museus: data para celebrar, aproveitar e proteger!
Você sabia que amanhã, dia 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Museus?
Pois é, a data é reservada para lembrar a importância cultural e histórica desses espaços que guardam muito aprendizado. Além, é claro, de incentivar que as pessoas ocupem cada vez mais os museus por todo o mundo e contribuam com a sua manutenção.
Uma riqueza apagada
Em 2018, um triste capítulo marcou a história brasileira. No dia 02 de setembro, o fogo destruiu 200 anos de história ao consumir por completo o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O incêndio de grandes proporções queimou não só estrutura do palácio, como quase todo o acervo que ali estava. Foram 20 milhões de itens, entre eles o fóssil humano mais antigo encontrado no país, a Luzia.
Segundo a administração do Museu, depois do incêndio, o fóssil foi encontrado entre os escombros e está em processo de recuperação.
O episódio alertou as importância da promoção de políticas públicas que protejam a história e os objetos que a preservem.
Final de semana de muito reconhecimento!
Neste sábado, vamos nos dedicar não apenas a celebrar nas redes sociais, mas, principalmente, incorporar a nossa rotina a valorização desses espaços culturais. Que muitas vezes são sucateados por falta de tenção popular ao seu valor cultural, e caem no abandono e esquecimento.
Durante toda a semana está acontecendo a 17ª Semana Nacional de Museus, com uma programação intensa que você pode conhecer na página do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).
Do dia 13 a 19 de maio serão mais 3.222 eventos: mostras, oficinas, visitas guiadas, debates. O melhor é que tem ação por todo o Brasil.
Para quem está em São Paulo, o Clubinho traz oferta para o Museu da Imaginação. Não deixe de aproveitar!