Dias quente? Então conheça os benefícios da água para as crianças!
Cuidado e bem-estar

Dias quente? Então conheça os benefícios da água para as crianças!

Tempo de leitura: 5 minutos

Os dias quentes não estão dando folga. As sensações térmicas de 40º e até 50º graus acendem o sinal vermelho da hidratação. Principalmente, com as crianças.

A água traz inúmeros benefícios para o organismo, além de ser um dos ingredientes essenciais para uma vida saudável. Em estações muito quentes, como o verão tropical brasileiro, beber água é quase um remédio. Muito melhor já que é natural, não é mesmo? Ela é imprescindível para o bom funcionamento do organismo, sobretudo, quando nosso corpo precisa produzir muita energia. Geralmente, essa produção acontece pode causa de atividades físicas ou condições climáticas. Por isso é tão importante estar de olho nas crianças nesta temporada.

Afinal, quem mais gasta energia no mês de janeiro?

A criançada!

Aproveitando ao máximo os dias de férias, elas correm, pulam, nadam…colocam o corpo em pleno funcionamento.

Ou seja, em dias quentes como os que o Rio de Janeiro tem enfrentado, toda criança precisa ingerir ao menos 2 litros de água. Essa é a orientação mínima dada pelos médicos.

Como não é só no verão que a recomendação é válida, o jeito é colocar a água desde de muito cedo na rotina. Assim, quando seus filhos crescerem, esse hábito já vai estar consolidado e a saúde da sua família vai agradecer o cuidado.

Para aquele pontapé inicial, segue uma lista com 5 benefícios da água para o corpo:

  • Pele hidratada previne a acne e acúmulo de toxinas prejudiciais. Além disso, ajuda na recuperação das agressões sofridas pela pele, como, por exemplo, o sol. Assim, quando a adolescência chegar e trouxer o drama das espinhas, a pele hidratada pode amenizar o incômodo.
  • A água também influencia no bom funcionamento do cérebro. Estudos mostram que a desidratação prejudica a função cerebral para atividades como memorização, raciocínio e agilidade. Funções essenciais para o desempenho escolar.   
  • O consumo regular de água também afeta o desejo das crianças por comer besteiras. Como seu organismo está, literalmente, cheio de água, a sensação de saciedade se faz mais presente. Evitando as besteiras tão comuns na infância.
  • Principalmente para as meninas é fundamental manter o bom funcionamento do intestino. Cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem com intestino preso, e as mulheres representam 75% deste índice. O hábito de tomar bastante água ajuda o intestino a trabalhar com mais regularidade, evitando muitos problemas de saúde.
  • Por fim, unir exercício físico com água é uma ótima combinação para uma rotina saudável. Por isso, quando as pessoas já trazem essa fórmula da saúde desde a infância, as chances de uma vida mais tranquila é maior. O ideal é incentivar essa rotina desde muito cedo!

E aí? Como anda a hidratação da sua família?