Ensine seu filho a ter gratidão
Educação

Ensine seu filho a ter gratidão

Tempo de leitura: 5 minutos

Final do ano chegou, e com ele vem inúmeras reflexões sobre o que passamos, enfrentamos; se passa um filme em nossas cabeças, mas a melhor reflexão que podemos ter para findar um ano bem é a seguinte; será que eu ensinei meu filho a ter gratidão? Eis aí a pergunta, eis aí o nosso grande questionamento de pai/ mãe. Verdadeiramente devemos ensinar nossos filhos a serem gratos, mas não somente gratos fazendo referência que outras crianças não tem certas coisas que o seu filho tem, pois eu penso que, aquela referência pode não ter o brinquedo, tecnologia que o seu tem mas ele pode ter muito mais no quesito de ser grato, uma família, um quintal, uma escola, pais que o amem!

Podemos parar e pensar, será que eu como pai/mãe estou dando o exemplo de gratidão em casa, será que eu como responsável estou fazendo com que meu filho pense no real significado da palavra gratidão? Isso é algo que tem que ser iniciado desde o momento que se constrói uma família, e quando nasce uma criança devemos mostrar desde bebês que a gratidão nos faz grandes!

Para o futuro

Ensine seu filho em casa, a olhar o mundo com olhos de generosidade, a valorizar o que tem, não falo só de bem material, ensine-o a ter empatia com os outros, a pedir por favor, obrigado; ensine- o que o valor das coisas não estão nas coisas, ensine-o a olhar para fora da janela do carro e ver que outras pessoas precisam de um gesto de carinho ou até mesmo de um bom dia!

A gratidão não é algo que se compra ou que vem de uma hora pra outra; gratidão é algo que se conquista diariamente com pequenos feitos, esses pequenos feitos que se tornam enormes no final de uma jornada. Lembre-se que a gratidão só atrai gratidão, então quanto mais seu filho ter um coração grato mais ele atrairá coisas boas e verdadeiras para si.
Estamos criando cidadãos que podem mudar uma geração, e devemos ter em mente que, a gratidão que nossos filhos terão são equivalentes ao que nós, como pais, ensinamos. Não adianta apenas falarmos, se no nosso dia a dia nós olhamos para a janelinha do carro e não nos compadecemos com a realidade do outro!

Logo vamos iniciar um novo ano, e está ai uma boa oportunidade para nos analisarmos e recomeçar, o mundo precisa de pessoas gratas, que valorizem os outros, que valorizem a vida, que se valorizem!

De coração aberto

Como pai/mãe, faça agora uma auto avaliação e veja se o que você demonstrou sobre a gratidão foi o suficiente para que seu filho alcançasse e entendesse que a gratidão é um dos combustíveis para uma vida feliz; pensa aí! E se não foi o suficiente, está aí uma oportunidade perfeita para inciar tudo de novo e ser uma pessoa mais grata e consequentemente mais feliz!

Feliz Ano Novo e que em 2020 seu ano seja somente de gratidão!

Adm em RH, pedagoga, produtora do Blog pessoal Ju Rezende, que busca o resgate da autoestima pós maternidade (-32kg off), dividindo experiências maternas, de beleza, viagens, alimentação saudável sem neuras, de um jeito leve e descomplicado! Uma Paraense, morando em SP.