Maturidade: como estimular simples tarefas para crianças pode ajudar  
Educação

Maturidade: como estimular simples tarefas para crianças pode ajudar  

Tempo de leitura: 5 minutos

Amadurecer é o curso natural da vida humana. Alguns amadurecem mais rápidos, outros mais devagar. Natural também é não ser linear, uma vez que as pessoas aprendem em diferentes circunstâncias e dominam diferentes saberes. No entanto, é na infância que o amadurecimento é mais intenso, sobretudo, nas primeiras descobertas.    

Nesta etapa, os pais são peças fundamentais. São eles que direcionam os aprendizados mais básicos, e seguem acompanhando cada situação, dos primeiros passinhos à primeira desilusão amorosa.

Alguns conceitos como responsabilidade, equilíbrio, empatia e compromisso vão sendo construído ao longo da vida, mas é bem verdade que quanto mais cedo são apresentados, mais fácil serão absorvidos.   

Por isso, estabelecer tarefas para crianças com o intuito de estimular este processo pode ser uma ferramenta interessante.    

Tarefas para crianças compreenderem de forma simples   

Reservar algumas atividades para serem feitas pelas crianças é uma ótima forma de ensiná-las desde cedo. Não é sobrecarregá-las ou exigir postura de gente grande. Longe disso. É apontar que a vida é uma delícia, mas tem seu lado sério e cheio de obrigações.

Cuidando das próprias coisas…

Todo mundo adora ter o seu cantinho, arrumado e cheiroso, mas a manutenção deste espaço é mais que necessária. Que tal ensiná-los que cada um é responsável pelo próprio quarto? Nada demais, apenas arrumar a cama quando acordar, abrir a janela, guardar a bagunça, e para os maiores, porque não passar uma vassoura e um pano?

Alimentação saudável tem horário…

Cada família tem seu ritmo e sua forma de fazer as refeições, mas é muito positivo quando esses momentos são compartilhados e organizados em um horário na rotina. Afinal, tudo na vida tem seu momento certo e o equilíbrio é a chave para uma vida saudável.

Ensinando sobre empatia e compressão…

Hoje em dia, a mulher trabalha fora e dentro de casa. Compartilhar algumas tarefas como lavar a louça, tirar o lixo, recolher os brinquedos pode ensinar para os pequenos sobre o poder e a importância de estar sempre disposto a ajudar o próximo. Principalmente, quando esse próximo é sua mãe. O reconhecimento do esforço e do carinho materno é um salto para a maturidade.  

Ah, se existisse um manual de instruções…

Ter o discernimento para cumprir o papel de orientador na vida dos filhos não é nada fácil. Esta sabedoria vai sendo moldada ao longo dos anos e auxiliada por novas informações e pelas experiências compartilhadas. Dicas, como essas de tarefas para crianças, auxiliam você, mãe e pai, na educação dos seus filhos.

Não há um modelo e nem sempre vai funcionar, mas todo esforço move uma pedrinha desta linda missão de formar um pequeno ser humano.