O papel da cultura infantil no desenvolvimento das crianças

O papel da cultura infantil no desenvolvimento das crianças

É normal quando falamos de cultura vir em nossa cabeça aquelas apresentações bem clássicas ou, então, o folclore típico brasileiro. Além do mais, achamos que cultura é um conceito para os outros, para os cultos e intelectuais.

Está mais do que na hora de deixar esse pensamento para trás!

A cultura está em cada cantinho, na culinária, na música, no cinema ou no teatro, e é para todos, inclusive para as crianças.

A cultura infantil é uma importante ferramenta de democratização.

Estimular o acesso à cultura desde muito cedo para os filhos é essencial para ensinar de forma natural o contato com o universo de aprendizado popular.

É natural termos uma dificuldade de enxergar a cultura no nosso dia a dia, mas coisas simples como jantar em um restaurante italiano ou comer uma tapioca na praça podem ensinar muito para os pequenos. Durante estes passeios, é legal falar sobre origem dos alimentos, os ingredientes…e se você também não conhece, que tal descobrirem juntos?

Outro caminho muito interessante é fazer questão de participar de espaços e eventos que são pouco aproveitados por parte da população.

Infelizmente, muitas famílias brasileiras não têm o hábito de frequentar museus, rodas de cultura ou teatros. A hesitação em escolher estes lugares como opções de lazer é porque durante muito tempo faltou incentivo para que todos pudessem usufruir dos benefícios do aprendizado cultural. Hoje em dia, o estímulo é muito maior. Inclusive, o próprio Clubinho é um desses agentes que acreditam que a cultura é para todos e todas. Não é a toa que reunimos as melhores oportunidades a preços que cabem no bolso de cada família.

Com isso, a partir do momento que as crianças e os jovens crescem valorizando as opções culturais como forma de diversão e conhecimento, teremos adultos mais conscientes e orgulhosos da sua história e das suas raízes.

Aproveitando o solo fértil da infância.

A velocidade com que a mente da criança se desenvolve facilita a absorção das informações, o que contribui muito com o desenvolvimento da cultura infantil. Além disto, elas são muito mais receptivas às diversidades. Ou seja, estimulando formas variadas e criativas, seus filhos crescerão com lembranças ricas da sabedoria popular e, provavelmente, se sentirão cada vez mais instigadas a descobrir tudo do mundo lá fora.

Os primeiros passos para tais descobertas são reflexos das escolhas dos pais e familiares. Então, já pensou em fazer a infância dos seus filhos um verdadeiro baú do conhecimento?

Não espere para programar seu final de semana com as ofertas incríveis do Clubinho!