Educação

O papel do professor na educação infantil

O papel do professor na educação infantil

A primeira infância é uma fase de muitas descobertas, tanto para os pais, quanto para as crianças. Nessa fase, todas as potencialidades da criança estão em desenvolvimento e devem ser incentivadas pelos pais com ajuda dos professores de suas escolinhas e creches. De acordo com professores e psicólogos, é nesse período dos três primeiros anos de vida que as crianças começam a construir a base da vida social e afetiva (incrível a capacidade dos nossos pequenos, não é?!) e a educação infantil tem um papel essencial.

O profissional de educação infantil atua numa faixa etária que a criança está totalmente aberta à experimentações e descobertas, por isso, nessa fase, características e individualidades de sua personalidade estão sendo formadas. O professor, então, deve aliar essas peculiaridades às estratégias de ensino coletivo já que atividades, interações e brincadeiras possuem diferentes propostas pedagógicas. Diante da diversidade presente nos elementos culturais da comunidade, o acolhimento e as atividades vão se adaptando a cada criança, desenvolvendo também sua própria personalidade. 

Saúde e cuidados físicos também devem entrar na pauta.

A troca de fraldas é importante, mas isso deve ser aliado ao ensino de práticas básicas como ir ao banheiro, tirar a roupa, usar seu próprio vasinho, se limpar e colocar a roupa de volta. Como o corpo e a mente ainda não estão totalmente preparados, a inserção do bebê no novo mundo fora da redoma residencial, deve ser participativa e integrada entre a família e o professor. Novas experiências na educação infantil são enriquecedoras e o professor deve valorizar os saberes de cada bebê.

Uma forma de educação infantil muito imersiva e importante estão ligadas à arte. Imagina levar seu bebê para assistir uma peça teatral? Saiba mais aqui.

Educação infantil é participativa

Muitas práticas de circuitos de rodas de debate nas escola estão ativas e refletem um ótimo momento onde o professor promove com os pais novas opções de como cuidar e educar as crianças. Romper modelos padronizados podem ajudar na expansão da qualidade do ensino na educação infantil. Escolas com diferentes períodos de ensino, tamanhos de estrutura e turmas, faixas etárias definidas dão mais flexibilidade para atender as diferentes demandas das famílias.

E no universo que seu filho está inserido? Quais são as lições importantes para educação? Qual a sua relação com os professores? Como eles têm contribuído? Conta pra gente! 😉