O que é ser mãe? Relatos honestos de uma mãe diferente!
Cuidado e bem-estar

O que é ser mãe? Relatos honestos de uma mãe diferente!

Nosso blog está de visual novo! Para essa reestreia tem um relato honesto sobre o que é ser mãe com a empresária Grasiela Camargo, mãe de uma menina com 10 anos.

1 – O que é ser mãe, Grasi?

“Ser mãe é algo maravilhoso, divino, que enche e transborda o coração de qualquer mulher. É ter o amor mais puro e mais forte do mundo explodindo dentro de você. Ser mãe da Júlia foi algo transformador para mim, trouxe uma força, empatia e felicidade sem limite”.

2 – Qual o maior desafio que você encontra no relacionamento mãe e filho?

“É ser responsável pela educação e cultura de uma criança, tendo a todo momento orientar a agir da maneira certa, a ter entendimento sobre si mesma, sobre sua família e o mundo, e muitas vezes tendo que dizer não. Algumas vezes você fica bem frustrada porque se sente meio chata fazendo isso, sobretudo os “nãos”, mas sei que é importante orientar e dar limites e que isso ajuda no desenvolvimento da criança. E sinto que criando filhos melhores também estaremos contribuindo para um mundo melhor”.

3 – E como você se cuida, Grasi? Sabemos que além de ser uma mãe incrível, você também é uma grande empreendedora. Como tira aquele tempinho pra você?

“Confesso que na rotina que tenho atualmente sobre pouco tempo para me cuidar, o que gostaria de fazer mais. Em geral, tento me desconectar um pouco depois das 21h, quando estou em casa com minha família. Às sextas costumo relaxar com o meu marido, pois a Júlia costuma ir direto do colégio para a casa da minha mãe e dorme por lá. Sábado de manhã tenho o tempo mais livre para cuidar de mim e me organizar”.

4 – A maternidade é um benção, mas…?

“um exercício diário de se reinventar, de ter paciência e resiliência, de ser criativa, compreensiva e firme a todo momento”.

5 – Uma pesquisa norte-americana trouxe um dado que constatou que mães de adolescentes estão mais estressadas que do que de recém-nascidos. Sabemos que sua filha é uma pré-adolescente linda. Como é o desafio de educar um pré adolescente no mundo atual

“Acho que o desafio de hoje é maior do que o atual por dois motivos: primeiro eles tem muito mais acesso à informação do que tínhamos em nossa geração e segundo porque o tipo de relacionamento é bem mais próximo do que tínhamos com nossos pais. Assim, temos que lidar com tecnologias novas que geram atitudes e comportamentos que não conhecíamos quando éramos adolescentes e temos que nos reprogramar constantemente. E também compreender como isso muda o mundo deles que já nasceram na era da informação. Eles tem opinião sobre tudo, tem o jeito deles de fazer tudo e às vezes é bem difícil demonstrar que existe um padrão na sociedade e técnicas de se fazer melhor algumas coisas”.

6 – Para finalizar: qual dica você deixa para mães empreendedoras como você?

“Organizar a rotina é fundamental. Sei que nem sempre conseguimos, mas é importante persistir e colocar horários e regras para tudo. Para trabalhar, para estudar, para estar com a família. E é bom deixar isso bem claro e acordado com todos. Sei que como mães costumamos sempre priorizar nossos filhos, mas é importante explicar aos filhos que assim como eles tem as atividades de escola e cursos, nós também temos as nossas atividades e elas precisam ser respeitadas por eles”.

Redator e Produtor de Conteúdo no Clubinho de Ofertas.