O que o final do ano ensina para as crianças?
Tempo e família

O que o final do ano ensina para as crianças?

Tempo de leitura: 5 minutos

O final do ano, mais especificamente dezembro, é um mês de muita reflexão. É aquele momento dedicado a pensar sobre os passos dados, planejar os próximos meses e se contagiar com a energia natalina do amor. Para as famílias com crianças, este espírito natalino é ainda mais forte, porque cuidar de criança é compreender que cada dia ou experiência é um momento para aprender e se desenvolver.

Por isso, o Natal e o Ano Novo são datas importantíssimas para despertar bons sentimentos nas crianças e, claro, construir aquelas boas lembranças em famíliaAo cuidar de criança, uma boa estratégia para estimular o aprendizado é tornar as atividades lúdicas.

Aqui vão três contextos que você pode adaptar à sua rotina e à sua família e ensinar muito para seus pequenos.

  • Já pensou como uma simples doação pode explicar para o seu filho sobre solidariedade, desigualdade social e amor ao próximo? Que tal levá-lo para escolher um brinquedo bem legal e fazer uma doação de natal para uma criança carente? Vocês podem escolher uma criança conhecida, ir a um abrigo ou até mesmo pegar as famosas cartinhas para o papai noel dos correios.
  • E que tal tentar falar sobre consumo consciente? Assunto difícil, né? Mas o Natal é uma ótima oportunidade para falar sobre excessos. Muitas vezes as crianças ganham tantos brinquedos que nem sabem com o que brincar. Que tal trocar um brinquedo por um passeio no parque? Ou uma viagem? Ou até mesmo um show, um teatro, um circo? Você pode usar a criatividade com seu filho para demonstrar o verdadeiro valor daquilo que você pode levar para sempre.
  • Falar sobre a importância da família, o cuidado e o carinho entre quem se ama também é uma ótima forma de viver intensamente o Natal. É nesta época do ano que as famílias se reúnem, se presenteiam e se fortalecem através da união. Enxergar na família um porto seguro fortalece a infância e gera crianças mais seguras e sonhadoras.

A responsabilidade pela formação de caráter e maturidade de um filho não é uma tarefa fácil e cuidar de criança não tem prazo de validade – eles crescem, mas a missão continua. Acompanhar o desenvolvimento deles e ter o discernimento de não deixar nenhum assunto importante de lado é sempre um desafio. Entretanto, com dicas, metodologias e intuição de mãe e pai é possível fazer desse processo um aprendizado para a toda a família.

Espalhe esse espírito natalino pela sua casa!