Fim de semana em SP
Diversão

Fim de semana em SP: 18 lugares e ideias do que fazer na terra da garoa!

Tempo de leitura: 24 minutos

Se você não é de São Paulo e quer passar o fim de semana em SP ou ainda se você mora aqui e não sabe o que fazer, este texto é para você!

Reunimos alguns passeios turísticos típicos para quem não é daqui e também para os próprios moradores que estão buscando locais para passeio em família.

SP é uma cidade encantadora para viajar com toda a família e tem programação para todas as idades, para todos os gostos e a todos os momentos!

No Clubinho de Ofertas você encontra inúmeros passeios para fazer com crianças. Clique e confira!

Como viajar para São Paulo 

Antes de saber o que fazer em um fim de semana em SP, veja algumas dicas de como chegar lá, para escolher a melhor opção para você e sua família.

– Carro 

O carro é uma boa opção para famílias que moram no estado de São Paulo ou em estados próximos, como o Rio de Janeiro, por exemplo.

No entanto, ao chegar na cidade, o trânsito de São Paulo pode não compensar o estresse. Existem alternativas, como o metrô, que acabam sendo mais efetivas para se locomover na cidade.

– Ônibus

Viajar de ônibus para SP é bom para quem não quer se preocupar muito com o trânsito. É uma viagem mais tranquila, mas ao mesmo tempo, você acaba ficando “preso” aos horários de ônibus.

Além disso, se a ideia é viajar com crianças pequenas, tem muita gente que prefere a comodidade e a segurança do automóvel.

A cidade possui 10 rodoviárias, sendo que a maioria fica próxima às marginais de Tietê e Pinheiros. 

– Avião

Avião, geralmente, é a alternativa mais rápida para chegar a São Paulo para quem sai do restante do Brasil, mas também uma das mais caras.

Para viajar em família é uma ótima opção, pois é mais rápido, o que evita que as crianças fiquem irritadas por passarem muito tempo no mesmo local.

Existem três aeroportos em SP: 

  • Congonhas recebe voos nacionais e fica localizado na Zona Sul; 
  • Viracopos, aeroporto internacional, na cidade de Campinas;
  • Aeroporto Internacional de Guarulhos com voos internacionais e domésticos.

O que fazer no final de semana em SP: 18 ideias de passeios incríveis!

1. Pontos turísticos e passeios culturais cheios de artes e histórias para o seu final de semana ficar maravilhoso!

– Parque da Ciência do Instituto Butantan

O Instituto Butantan compreende uma área de nada mais nada menos que 725 mil metros quadrados e 20 atrações para todas as idades.

As atrações são tanto educativas quanto ambientais e de lazer. Além de ser um conhecimento super interessante, as crianças e adultos ainda conseguem explorar o espaço aberto do parque.

Fique atento às construções históricas, aos viveiros e ao boulevard no espaço verde. Também vale a pena conhecer os museus, principalmente, o serpentário se estiver com crianças. Elas se encantam com cada descoberta!

O local é extremamente rico em conhecimentos, por isso, vá preparado e prepare também as crianças para aprender muito sobre ciências e biologia.

– Beco do Batman

O Beco do Batman é um lugar super artístico de São Paulo. São ruas estreitas, com muros enfeitados e grafites coloridos que chamam a atenção.

Os desenhos atraem muitos turistas, que aproveitam para passear no bairro boêmio que é a Vila Madalena.

No local, também é possível encontrar galerias de arte e várias lojas. As crianças se encantam com o colorido e a perfeição dos traços.

A atração é ótima para ir com os filhos e com toda a família. Aproveitem para curtir e tirar muitas fotos nas paredes e muros das ruas!

Vale lembrar que, apesar de ser na rua, no local só é permitido pedestres. 

– Parque do Ibirapuera08

Fim de semana em SP: 10 ideias de passeios incríveis!

O Parque do Ibirapuera tem inúmeras atividades, além de ser uma das principais atrações de São Paulo.

Não à toa, o parque é muito visitado por moradores e turistas, chegando a 15 milhões de visitas por ano.

O parque é um respiro verde no meio da cidade de São Paulo e possui uma grande extensão. São 158 hectares de área, que equivalem a 1.584.000 m². Muita coisa, não é mesmo?

Por lá, você vai encontrar restaurantes, cafés, parquinho, planetário, aluguel de bike, museus, lagos e muito mais!

É uma ótima área para praticar esportes, relaxar, fazer um piquenique com a família, ter contato com a natureza e passear.

Com certeza é um ótimo lugar para passar o dia em SP ou visitar no fim de semana.

– Avenida Paulista

A Avenida Paulista é o coração da cidade, com muita coisa para fazer, visitar e ver! Se você pretende passar o fim de semana em SP, precisa reservar um espacinho da agenda para conhecer a avenida.

É claro que em apenas um final de semana você vai precisar selecionar muito bem suas prioridades, porque só na Paulista tem muitas atrações.

Para começar, você pode subir ao mirante do Sesc para visualizar a avenida por inteiro. O visual é muito bonito e recebe muitos turistas.

A avenida é ótima para quem gosta de passeios culturais, pois oferece museus e espaços como o Itaú Cultural, o Centro Cultural Fiesp, o Instituto Moreira Sales e inúmeros teatros.

Por lá, também tem livrarias, restaurantes e cafés, uma ótima pedida para conhecer a gastronomia local no fim de semana em SP. 

– Masp

10 ideias de passeios incríveis para passar o fim de semana em sp

O Museu de Arte de São Paulo, o MASP, também fica na Avenida Paulista, mas reservamos um tópico especial para ele, pois essa é a principal atração da avenida. 

O Museu é grande e oferece um dos maiores acervos de arte do país, além de possuir fama internacional.

Lá vai você vai encontrar vários tipos de arte e exposições que variam conforme a época. Por isso, se você quiser visitar o Masp mais de uma vez de tempos em tempos, sempre vai ter coisa nova pra ver.

No site sempre é possível encontrar informações sobre as principais exposições. Lembre-se também de prestar atenção na arquitetura do museu que foi pensada para ter um vão livre para visualização. 

– Liberdade

Liberdade é um bairro com costumes e tradições asiáticas e uma decoração peculiar, bastante visitado por turistas e moradores.

O destaque vai para a Rua Galvão Bueno, onde está a maior parte das atrações. Por lá você vai encontrar uma ótima gastronomia, além de hotéis, botecos, feirinhas e lojas.

Aproveite também para conhecer a cultura japonesa no Museu Histórico da Imigração Japonesa, o paisagismo do Jardim Oriental e a variedade dos mercados locais.

O local é um prato cheio para quem ama comida oriental. Se esse é o seu caso e o da sua família, aproveitem!

– Mercado Municipal

Os mercados municipais das grandes cidades se tornam pontos turísticos pela variedade de lojinhas, alimentos e curiosidades. E não é diferente em São Paulo.

Se você vai passar o final de semana em SP, aproveite para conhecer a variedade e já comer algo por lá.

São mais de 290 boxes com uma imensa quantidade de produtos como frutas, verduras, legumes, além de carnes, peixes, frutos do mar, doces e especiarias nacionais e importadas.

Duas comidas são muito famosas e se destacam no Mercado Municipal: o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. Não deixe de experimentar!

– 25 de Março

A 25 de março é o maior Centro Popular de São Paulo. Neste caso, mais do que visitar é para quem quer comprar, afinal, é preciso estar disposto a enfrentar uma multidão pela frente.

A rua recebe por dia cerca de 500 mil pessoas vindas de todo o país. Isso porque muitos comerciantes adquirem seus produtos aqui no atacado e levam para suas cidades.

Lá é possível encontrar lojas das mais variadas áreas, dentre as principais estão: artigos de decoração, festas, bijuterias, flores artificiais e importados.

– Pinacoteca

A Pinacoteca é um museu de artes visuais, voltado para a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, além de ser o museu mais antigo de São Paulo.

Especializada em artes visuais, a pinacoteca já impressiona pela beleza e magnitude do prédio. 

O museu expõe cerca de 30 exposições por ano e recebe mais de 500 mil visitantes nesse período.

Além disso, ela possui um grande acervo, que conta com mais de 10 mil obras. Desde 1929, o local também conta com uma biblioteca com títulos especializados em artes visuais.

Você também vai encontrar uma cafeteria para quem quiser aproveitar. O passeio é ótimo para ser feito nos finais de semana em São Paulo e para passear com a família.

Museu da imaginação

O Museu da Imaginação é interessante especialmente para crianças, pois incentiva a união entre a arte e o livre brincar.

Tudo lá é muito bem pensado para incentivar a criatividade, a imaginação e a cultura das crianças, com atividades que vão de exposições interativas a espaços lúdicos e oficinas.

Nos espaços expositivos, elas podem escalar o mundo ou descobrir a matemática de maneira super divertida.

Também há uma infinidade de oficinas, como por exemplo, robótica, planetário e muitas outras!

O Clubinho oferece desconto para o Museu da Imaginação. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

2. Parques de diversão e de aventura para se divertir!

criança se divertindo em parque de diversão no final de semana em sp

Parque Della Vittoria

O parque Della Vittoria é uma ótima opção para passar o final de semana em SP em família.

São mais de 300.000 m² de natureza e infraestrutura, com direito a atividades como: tirolesa, arco e flecha, banho de lama, passeio de pônei, ordenha da vaca, oficinas diversas e muitas outras atividades.

O Clubinho oferece desconto para o Parque Della Vittoria. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

SelvaSP Parque de Aventura

O SelvaSP fica próximo a São Paulo e se caracteriza como o primeiro e único parque natural da cidade, em meio à mata atlântica.

Neste parque de aventura você vai encontrar um rio natural, o Capivari, onde acontecem diversas atividades radicais junto aos instrutores, como por exemplo, rafting, boia cross e stand up paddle. 

Você também pode fazer trilhas e conhecer a cachoeira e a praia natural de água doce formada pelo rio. 

É uma experiência incrível e uma ótima ideia do que fazer no final de semana em SP.

O Clubinho oferece desconto para o SelvaSP. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

Família no Parque

O Família no Parque está localizado no Família no No Villa Lobos e tem diversas atrações, como:

  • Tobogã
  • Inflável Kids
  • Futebol Gigante
  • Baladinha
  • Parque de Trampolins
  • Brinquedos Infláveis
  • Parede de Escalada
  • Área Kids
  • Pescaria
  • Tiro ao Alvo
  • Jet Boat
  • Bungee Trampolim
  • Tirolesa

Caso você opte passar o final de semana em SP no Família no Parque, pode apostar que será um dia intenso de muitas atividades e diversão!

O Clubinho oferece desconto para o Família no Parque. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

Ayam Park Day Use

Dentre os lugares para passar o final de semana em SP está também o Ayam Park, que fica na Pousada Riachi.

As crianças amam o parque de diversões, mas toda a família se diverte em atividades como, por exemplo, montanha-russa, carrinho bate-bate e até tobogã gigante.

Tem ainda os infláveis, brinquedão e espaço para andar de bike e skate.

O Clubinho oferece desconto para o Ayam Park. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

PiraPop Park

Outro parque que não pode ficar de fora é o Pirapop. Ele possui um circuito incrível de trampolins e infláveis, que até os adultos vão querer brincar.

O Pirapop também tem piscina de bolinhas, escalada, escorrega… É um verdadeiro parque de diversão

O Clubinho oferece desconto para o Pirapop Park. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

3. Espetáculos e peças teatrais para se impressionar!

Wandinha

Diversas são as adaptações de Wandinha no teatro e, assim como a série, as peças também têm feito muito sucesso com as crianças nos palcos.

São, geralmente, musicais e envolvem outros personagens icônicos como seus amigos ou os familiares da Família Adams.

Tem várias peças de Wandinha acontecendo em SP, como no Teatro West Plaza, Teatro Mooca – Plaza Shopping, no Teatro Raposo Shopping e no Teatro Jardim Sul.

O Clubinho oferece desconto para as peças de Wandinha. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

Encanto

Encanto é uma peça que faz jus ao nome e quem assiste não se arrepende.

Uma família que vive em um reino encantado e cheio de magia são as estrelas da noite. 

É possível assistir a peça no Teatro Caritas e no Teatro West Plaza.

O Clubinho oferece desconto para as peças de Encanto. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

A Bela e a Fera

O musical que encanta gerações também pode ser assistido em diversos teatros da cidade e é uma ótima aposta para o final de semana em SP.

Teatro UOL – Shopping Pátio Higienópolis, Teatro Jardim Sul, Teatro West Plaza e Teatro Ruth Escobar são os que possuem a peça em cartaz.

O Clubinho oferece desconto para as peças de A Bela e a Fera. Adquira o seu ingresso agora mesmo!

Venha para o Clubinho!

E se você quiser ficar por dentro das principais dicas de atrações infantis da cidade, não deixe de conhecer o Clubinho de Ofertas.

Além de ficar sabendo de muitas opções de passeios, você ainda consegue adquirir seu ingresso com desconto.

Conheça o Clubinho de Ofertas e aproveite para sair com a sua família!

Conclusão

São Paulo é uma grande metrópole e, como tal, oferece muitas atrações todos os dias para os mais diversos gostos.

Os passeios culturais como museus e exposições são uma ótima opção para visitar no final de semana em SP, mas não a única.

Também existem muitos outros passeios como parques, lojas, restaurantes, ruas famosas, monumentos, bairros e outros!

Venha aproveitar o fim de semana em SP e se precisar conte com a gente!

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.