Organização financeira: entrando com o pé direito em 2019
Finanças

Organização financeira: entrando com o pé direito em 2019

Tempo de leitura: 4 minutos

Final do ano é aquela loucura. Os dias passam voando, são festas de fim de ano, férias, feriados, e com aqueles o que passa também é o dinheiro do mês. Os gastos triplicam com os presentes, os amigos ocultos, as viagens, às rematrículas e o material escolar que vem batendo na porta.

Com tudo isso a preocupação: como não entrar o ano novo já no descontrole financeiro?

A resposta é planejamento.

Muitas pessoas cometem o erro de começar a traçar as metas para o ano que está chegando depois que ele já chegou. Infelizmente, isso acaba comprometendo os planos, já que o final do ano é uma temporada muito turbulenta e pode, facilmente, desajustar o orçamento.

Então, a hora é agora!

Quer entrar em 2019 sabendo para onde vai seu dinheiro? Comece pelas dicas do Clubinho de Ofertas.

Nós já falamos aqui algumas metodologias que podem te ajudar a organizar todas as esferas da sua vida. Você pode conferir nosso post sobre planejamento financeiro e diversão.  

O importante é começar desde já, e o primeiro passo é o comprometimento. Para que você consiga entender com o que você gasta seu dinheiro é preciso registrar todas as suas compras. Você pode utilizar aplicativos que fazem isto de maneira quase automática, usando só o seu celular (ou seja, vai estar com você em qualquer hora e lugar). Ou então, se preferir à moda antiga, o velho e bom caderninho de finanças é uma ótima ferramenta, mas atenção, não vale anotar só de vez em quando. Guarde os comprovantes e anotações, dedique um dia da semana só para reunir e organizar todos eles.

Organize-se!

São muitas as teorias sobre a planilha perfeita, mas a verdade é que ela precisa funcionar para você e ter a sua cara.

Não adianta uma planilha cheia de campos para preencher que você não irá completar. Não por irresponsabilidade, mas às vezes é só falta de hábito mesmo. O jeito mais simples é aquele que atende suas necessidades e consegue de mostrar o caminho para seus objetivos.

Use a internet a seu favor. Existem muito sites e blogues especializados em finanças, um bom exemplo desses é o Guiabolso. Já conhece?

Experimente começar o ano novo bem resolvida financeiramente, você vai ver que isso vai abrir várias novas oportunidades de diversão e felicidade.