Semana Mundial do Brincar: trazendo um novo olhar sobre a infância
Diversão

Semana Mundial do Brincar: trazendo um novo olhar sobre a infância

Tempo de leitura: 4 minutos

Brincar tem um papel muito fundamental na infância. Não é superficialmente um momento lúdico de risos, é muito mais. As brincadeiras transformam sentimentalmente, ensinam, criam laços, constroem autoconhecimento.

Entendendo essa importante função que foi criada a Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância, um movimento internacional por uma infância digna e saudável. Uma organização que traz um outro olhar sobre a infância e reivindica a vivência plena de descoberta e afeto.

Como funciona a Semana Mundial do Brincar?

De 25 de maio a 02 de junho, a semana nacional realiza centenas de eventos em diversos estados e cidades brasileiras. São criados espaços de diversão e lazer, manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade. Além disso, também acontecem palestras, debates e articulações que busquem pensar o direito à infância em todos os aspectos.

Com o tema “O brincar que abraça a diferença”, essa edição vai falar sobre diversidade e inclusão. Este ano a ideia é contribuir com a sensibilização de todos para a necessidade de falar sobre respeito e coletivo. A ação visa compartilhar informações e atividades que possam quebrar padrões e estimular a reflexão sobre as consequências da educação para toda a sociedade.

Tudo isso passando de um jeito diferente, didático e divertido. Afinal, o propósito de todo o movimento é fazer da brincadeira um lugar de conhecimento e aprendizado.

Como posso participar?   

Se você gostou da ideia e quer entrar nessa grande festa, então acompanha o site da Aliança pela Infância e saiba onde vão ocorrer todos os eventos.

São muitas formas diferentes de integrar esse movimento. A boa notícia: a participação é gratuita em qualquer evento. Pode participar pai, mãe, crianças e adolescentes. Todos os eventos são voltados para aqueles que acreditam que os primeiros anos de vida podem ser uma potente fase de descobertas.

Brinque, aprenda e se divirta com seu filho. Participe!