Brincar e aprender é uma ótima forma de diversão para criança
Você provavelmente já ouviu falar que “viver é um eterno aprendizado”. Sabe por quê? Porque aprender é um processo contínuo e diversificado. E você vai ver que diversão para a criança também é um ótimo jeito de expandir o saber.
É muito comum assimilar educação com tudo aquilo que se aprende entre as paredes da escola, mas a verdade é que esse é só mais um jeito de adquirir conhecimento. A própria escola, hoje, já tem uma cara muito diferente e reinventa, constantemente, o seu jeito de educar.
Antigamente, salas de aulas eram rígidas, com hierarquias muito definidas, regras alinhadas e criança sentada na cadeira. No entanto, várias instituições já estão valorizando a interatividade e as experiências como parte do processo.
A própria palavra interatividade é bem curiosa. De acordo com o dicionário interatividade é relativo a interagir, e interagir significa “exercer ação mútua (com algo), afetando ou influenciando o desenvolvimento ou a condição um do outro”.
Ou seja, quando nosso cérebro interage com outras coisas ele é afetado e se desenvolve.
A forma como esse sistema funciona é um pouco complexa, mas sabe-se que o lobo frontal, uma região do nosso cérebro, está sempre buscando um propósito e vai descartando as informações que não lhe chamam muita atenção.
Logo, quando as experiências que adquirimos se perdem entre tantas outras é porque a forma como incentivamos nosso cérebro a reter essa informação não foi muito atrativa para ele.
Mas e a diversão?
A diversão entra exatamente para ser a razão que desperta o verdadeiro interesse do nosso cérebro naquilo que estamos vivendo.
Os hormônios da felicidade – endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina – são liberados justamente nos momentos especiais que mexem com os nossos sentidos. Quando conectamos a felicidade aos momentos de aprendizado, psicologicamente e biologicamente falando, é muito mais fácil nunca mais esquecer aquele conhecimento.
Se divertir é colocar todas essas substâncias em ação.
Fica a dica!
Encontrar uma diversão para criança que envolva educação não é nenhuma missão impossível.
Além dos livros, que levam a imaginação para longe e possibilitam que a mente viaje muito lugares, viver a vida lá fora também pode ser transformador. Uma viagem a uma cidade histórica, um domingo no museu, uma ida ao cinema…
Ou vai dizer que o filme “O menino do pijama listrado” não ensinou nada sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial?
Viu só?
Não deixe de acompanhar as dicas do Clubinho. Você vai conhecer muitas formas divertidas de ensinar os seus pequenos!
Você pode gostar
Tempo de qualidade com os filhos: encontrando tempo onde não tem!
27 de agosto de 2018
Bater para educar: que tal deixar isso pra trás?
6 de agosto de 2018