Brincadeiras do Halloween: tradição, inspiração e diversão! 
Diversão

Brincadeiras do Halloween: tradição, inspiração e diversão! 

Tempo de leitura: 7 minutos

Outubro é o mês que a criançada adora! Logo no início é comemoração do Dia da s Crianças. Quer alegria maior? Aí vai chegando o final do mês e todo mundo já entra no ritmo do Halloween, a celebração irlandesa que ganhou o mundo e a imaginação infantil. 

Você sabe o que se comemora no dia 31 de outubro? 

A data vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e hoje já faz parte do calendário de empresas, escolas e entretenimento. Todo mundo gasta um bom descobrindo eventos para festejar a data e escolhendo as melhores fantasias para cair nas brincadeiras de Halloween. 

Tudo começa lá atrás, há mais de 3000 mil anos, quando o povo celta celebravam o festival de Samhain que exaltava o fim do verão e os bons frutos da colheita. O que eles acreditavam é que, neste dia, a distância que separava o mundo dos mortos e dos vivos tornava-se pequena. Com isso os maus espíritos poderiam se apoderar dos corpos dos vivos, e é daí que surge a ideia das fantasias assustadoras. Elas funcionam como um acessório para espantar as almas que estavam a vagar pelo mundo dos vivos.

E o que significa Halloween? 

Com o passar dos anos e a dominação da igreja católica a data foi sofrendo alterações e passou a ser associada ao Dia de Todos os Santos, comemorada no dia primeiro de novembro. 

O nome da festa passou então a ser relacionado a este fato. Hallow significa “santo” e “eve” véspera. Logo, o Halloween seria a véspera do Dia de Todos os Santos. Já o seu apelido de Dia das Bruxas está muito relacionado ao fato da tradição celta estar ligada à práticas pagãs e politeístas, cultura que a igreja associava às bruxas. 

Onde os Estados Unidos entra com uma tradição tão forte?    

No Brasil, grande parte dos costumes sobre a data é reflexo da influência dos Estados Unidos da cultura brasileira. Importamos muitas coisas, inclusive o Halloween, que nos EUA também é reflexo da importação da cultura europeia devido à colonização irlandesa das terras norte americanas. 

Por lá a data tem uma grande força, principalmente entre as crianças que costumam se fantasiar para bater nas portas das casas e pedir doces. A famosa frase “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês) é uma das brincadeiras de Halloween mais famosas. Aqui no Brasil esse costume vem chegando e hoje já possível conhecer bairros e condomínios que incentivam a brincadeira. 

E ai, que tal também entrar neste clima macabro e soltar a criatividade com as brincadeiras do Halloween? 

O Clubinho de Ofertas traz duas opções incríveis para vocês aproveitarem muito bem esse final de mês do terror. 

Para quem está em São Paulo, o Parque Della Vittoria preparou uma programação especial de Halloween! 

Halloween no Parque Della Vittoria

Halloween no parque com visita e casa da bruxa, desfile de fantasias e oficina de slime mágico. Pegue a família e venha passar um dia na fazenda!!! São 35 minutos do Shopping Eldorado, um lugar bem pertinho com muitas atividades recreativas, natureza, animais e diversão!

Já para quem está no Rio de Janeiro, a festa acontece no espetáculo Boo!  

BOO! A Bruxinha e o Monstro

Boo! conta a história de uma bruxinha que precisa se formar na escola de bruxos, mas pra isso precisa aprender a fazer alguma magia que dê certo. Como não se vê como um bruxa tradicional ela sempre acaba se atrapalhando em suas tentativas e causando confusão. Essa história muito divertida vai fazer você e os pequenos se sentirem os próprios bruxos no mundo da imaginação. 

Aproveite os melhores preços no Clubinho de Ofertas e traga sua família para se divertir no mundo invertido de brincadeiras do Halloween!