Faça a sua própria Cápsula do Tempo 2020
Tempo e família

Faça a sua própria Cápsula do Tempo 2020

Tempo de leitura: 4 minutos

A gente está vivendo a história e 2020 é um ano que ficará para sempre na nossa memória, por isso resolvi documentar esse momento e fazer a cápsula do tempo com minha filha Isabela de 10 anos. Essa atividade para fazer em família é ideal para crianças alfabetizadas de 6 a 12 anos, mas os adultos também podem fazer e eu recomendo porque será interessante daqui a uns anos revivermos as recordações desse período.

Esse ficará marcado como um ano desafiador para todo o mundo. O coronavírus mudou completamente a rotina das pessoas no planeta. Já imaginou como será daqui a 10, 20 anos quando as crianças de hoje forem adultos e relembrarem esse assunto no futuro? A ideia dessa atividade para fazer com as crianças é ter uma lembrança deste momento quando olharmos para trás.

cápsula do tempo é composta por várias atividades para fazerem durante a quarentena e, de uma maneira lúdica, registrar como estão se sentindo nesse momento e o que estão vivendo. A ideia é juntar várias informações e fatos para abrir daqui uns anos e relembrar por tudo o que passamos, como evoluímos, e como se fez a história.

Nós utilizamos um pote de vidro para colocar as lembranças que serão enterradas na cápsula do tempo, mas você também pode fazer a cápsula do tempo com garrafa pet ou outro embalagem que tenha em casa. Você pode recortar notícias de jornais, desenhos feitos pelas crianças, colocar fotos desse momento dias e colocar até uma máscara para guardar na cápsula.

Clique aqui para baixar a cápsula do tempo
O arquivo está em formato PDF.  Para usá-lo você precisa baixar e abrir um programa PDF e depois imprimir. Alguns navegadores permitem que você faça isso diretamente do navegador.

Esse material inclui:

  • Página para desenhar uma foto de família
  • Tudo sobre mim
  • Como estou me sentindo
  • Minha comunidade
  • O que estou fazendo em casa
  • Impressão da página
  • Página de ocasião especial
  • Folha de carta para mim
  • Entrevista para os pais
  • Carta dos Pais

A Isabela no Canal Com Cria do Youtube ensina a fazer a cápsula do tempo. Veja como é fácil e faça a sua com as crianças também.

https://youtu.be/9SYZqy6KgOg

Mineiroca de BH, mora no Rio desde 2010. Mãe da Bela e do Miguel, trabalha como jornalista e apresentadora de vídeo há mais de 15 anos. Criadora do canal ComCria, conta com larga experiência em reportagem, produção e apresentação para TV, além de assessoria de imprensa e comunicação estratégica corporativa. Trabalhou em grandes empresas como TV Globo, SBT e Petrobras.