capa do jogo roblox
Tempo e família

O que é Roblox: saiba o que a criançada anda jogando!

Tempo de leitura: 23 minutos

Você sabe o que é Roblox? Se você está aqui, possivelmente é porque seu filho já sabe o que é Roblox e quer acessar a plataforma (ou já está acessando). Certo?

De forma resumida, Roblox é uma plataforma de jogos que você pode acessar e atuar na criação de novos games, mesmo sem saber nada de programação, ou entrar lá apenas para curtir os jogos já existentes.

Para os pais a sensação é de dúvida em relação às novas tecnologias e à internet de forma geral. Isso porque é difícil acompanhar tudo o que os nossos filhos acessam, não é mesmo? 

Afinal, até ontem o Minecraft era uma novidade para os pais e agora ele já foi ultrapassado em número de usuários mensais pelo Roblox.

Mas calma! Se você não faz ideia do que é Roblox e o que exatamente seu filho está acessando dentro dessa plataforma, nós vamos te explicar tudo sobre o assunto neste conteúdo! 

Abaixo, acompanhe mais informações com o Clubinho de Ofertas!

O que é Roblox?

Roblox é uma plataforma de criação de games 3D que tem mais de 20 anos de história, mas teve um crescimento intenso a partir da pandemia, em 2020. A plataforma permite tanto que o usuário crie o seu próprio jogo, quanto aproveite os jogos que outras pessoas criaram.

O jogo é um sucesso entre adolescentes no mundo todo. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos a plataforma é acessada por mais da metade dos jovens abaixo de 16 anos!

Na comunidade é possível interagir com outros participantes, criar uma história, participar de jogos, coletar gadgets, dentre outras funções disponíveis.

É mais ou menos como se fosse um playground, onde é possível desenvolver jogos a partir da linguagem da plataforma, modificá-los junto a outros usuários ou apenas acessar esse grande universo de games.

Agora que você já sabe o que é Roblox, vamos conhecer mais a fundo sobre a plataforma.

Qual é o objetivo do jogo Roblox?

O objetivo do Roblox é viver a experiência de um universo – que neste caso pode ser chamado de um metaverso – com o seu avatar (como é chamado o personagem virtual que representa o jogador).

Lá dentro existe como se fosse um mundo mesmo, com vários espaços que podem ser explorados. O espaço virtual tem, atualmente, mais de 15 milhões de de games disponíveis e até uma moeda digital, a Robux.

Nas ilhas, por exemplo, o jogador pode realizar extração de minérios ou criar plantações. Ele também pode participar de uma corrida de carro, praticar um esporte e até fazer uma investigação.

Como o ambiente está sendo constantemente movimentado e novas criações são feitas, o avatar sempre está ocupado em diferentes atividades e esse é um dos motivos que o tornam uma super divertido para os pequenos.

Quando a ideia inicial do jogo foi criada, lá em 2003, o objetivo era ser um espaço de ambientes digitais que poderiam ser explorados, mas ele foi aos poucos modificado e só em 2006 lançado com um formato mais parecido com o que é o Roblox hoje.

Leia também: 9 destinos ideais para viajar com família em São Paulo

Roblox é gratuito?

personagens do jogo roblox

O acesso à plataforma é gratuito e ela pode ser acessada por diversos aparelhos, como celular, computador, Xbox e Kindle, por exemplo.

Você pode criar uma conta de forma gratuita, mas lá dentro do jogo existe uma moeda virtual que pode ser comprada com dinheiro real.

Com Robux o jogador pode adquirir peças de roupa e diversos bônus, que são usados em vantagens para o jogo.

O legal é que muitas coisas são gratuitas, então é possível se divertir bastante sem gastar nada por isso.

Como entrar em um jogo no Roblox?

Agora que você já sabe o que é Roblox, já pode começar a jogar ou acompanhar o seu filho na sua jornada de games.

O primeiro passo é criar uma conta no roblox.com e baixar o jogo no dispositivo que você vai utilizar para jogar.

Não há idade mínima para acessar a plataforma, basta inserir um e-mail válido. Ao acessá-lo, é possível encontrar um menu onde é possível criar e personalizar o avatar.

Na tela principal do jogo você vai poder navegar para procurar o game que pretende jogar. À medida que explora, vai conhecendo os diferentes mundos e os quais mais se identifica.

Cada mundo tem acesso a diferentes tipos de itens (é possível acessar qualquer item já criado por outros jogadores).

Leia também: Conheça os 9 melhores circos de São Paulo (+ ofertas)

Como ganhar Robux?

Além de comprar Robux com dinheiro de verdade, é possível encontrar outras formas de ganhar esta moeda dentro da plataforma.

Uma delas é a partir do serviço de assinatura da plataforma, chamado de Builders Club, no qual você paga um valor por mês e ganha Robux no Roblox de forma diária.

Os assinantes também podem vender itens que são colecionáveis. Quanto mais raro, mais é possível cobrar por ele.

O valor é definido pelo próprio jogador, mas antes de precificar vale dar uma conferida nos valores de outros itens parecidos com o que está sendo vendido.

Os jogadores podem ainda criar peças de roupas para vender, realizar trocas de itens com outros jogadores e cobrar uma quantia em Robux durante a troca.

Outra forma de ganhar dinheiro é criando um passe de jogo. Com a venda o usuário recebe 10%  da quantia em Robux, ou 70%, caso seja membro do Builders Club.

Usuários que percebem uma violação das regras do jogo vindas de outros jogadores podem relatar e receber até 10 Robux.

Mas afinal, é seguro jogar Roblox?

criança no computador jogando e descobrindo o que é roblox

Até agora vimos o que é Roblox, mas afinal, o acesso é seguro para os nossos filhos?

Assim como qualquer tecnologia, existe um lado bom, mas é preciso usar com sabedoria e cabe aos pais o controle dela.

É preciso lembrar que a plataforma pode ser acessada por qualquer pessoa e os usuários podem interagir, inclusive através de chats de conversa.

Isso significa que ao acessar, é possível que outras pessoas interajam e conversem com o seu filho dentro da plataforma.

Se por um lado isso é ótimo para interação e para fazer novos amigos, por outro, é preciso ter cuidado com pessoas mal-intencionadas, que podem estar em qualquer lugar, inclusive na plataforma do Roblox.

Além disso, para você pai ou mãe que está buscando saber mais sobre o que é Roblox, na plataforma existem jogos com conteúdos impróprios para crianças, com violência, assassinato, etc.

Outro ponto de cuidado é com os golpes que podem ocorrer com relação à moeda do jogo, a Robux.

A plataforma recomenda aos jogadores que façam transferências de Robux e de itens do jogo apenas de maneiras oficiais. “Todos os outros métodos não oficiais devem ser tratados como suspeitos.”

A plataforma também lista alguns “acordos” que podem ser considerados suspeitos e que os jogadores precisam ficar de olho:

  • Usar os sistemas oficiais para pagar por contas, dinheiro do mundo real ou grupos;
  • Emprestar ou deixar que um jogador empreste sua conta ou itens;
  • Fazer acordos que precisam ser cumpridos por um dos lados primeiro, baseados na confiança;
  • Entregar sua conta ou itens para que outra pessoa venda ou troque por você.

Se for suspeito é melhor não fazer! E para os papais, sempre que houver um pedido de dinheiro para comprar por Robux, analise a situação.

Apesar dos possíveis problemas que, afinal, estão em qualquer lugar dentro ou fora da internet, a plataforma ainda é mais segura do que várias redes sociais, pois o jogo permite que haja um controle parental.

Também é muito importante que os pais conversem bastante com os seus filhos. Fale para as crianças que existem pessoas mal intencionadas na internet e é muito importante que qualquer coisa suspeita seja comunicada aos pais.

Além disso, estabeleça um horário para o jogo, dentro dos limites de tela recomendados pela Organização Mundial da Saúde:

  • > de 2 anos de idade – zero telas;
  • entre 2 e 5 anos – até 1 hora por dia;
  • entre 6 e 10 anos – até 2 horas por dia.

Leia também: Fazendinhas em SP: conheça os melhores passeios para interagir com os animais

Como funcionam os controles parentais no Roblox?

mãe mexendo no computador junto do seu filho descobrindo o que é roblox e seus controles parentais

Agora que você já sabe o que é Roblox, saiba que no jogo existe uma aba de controle parental, na qual os pais podem, por exemplo, adicionar um PIN, limitar as funções de bate-papo e ativar um recurso chamado “visibilidade da idade”.

Nessa função as crianças só poderão acessar conteúdos apropriados para a sua idade, já que o jogo pode conter atividades violentas.

Existe também um filtro de palavrões, expressões de cunho sexual e outros tipos de linguagem inapropriada. Se uma criança tentar compartilhar endereço ou número de telefone, o bloqueio é feito automaticamente pelo filtro de texto.

Quando um PIN é associado pelos pais, somente eles conseguem mexer nas configurações, desde que a senha não seja compartilhada com os filhos.

Dessa forma você garante que as configurações necessárias para manter a segurança do seu filho sejam mantidas.

Outra função bacana é ativar as restrições da conta. Assim os outros usuários não poderão enviar mensagens (nem conversar dentro do aplicativo).

 A própria plataforma afirma que restringe o acesso das crianças menores de 13 anos com estranhos, mas os pais ainda podem controlar quem pode mandar mensagem e entrar em contato no chat.

Também é possível ver o histórico das conversas e as experiências jogadas recentemente.

Entender o que é Roblox não é tão difícil, não é mesmo? Mais difícil é se manter atualizado e manter os nossos filhos em segurança, mas para isso você sempre pode contar com a ajudinha do Clubinho de Ofertas!

Por aqui sempre damos ótimas dicas aos papais de plantão!

Perguntas frequentes

Qual é a idade para jogar Roblox?

O jogo é recomendado para crianças maiores de 13 anos, apesar de não haver proibição de acessá-lo em qualquer idade.

É verdade que o Roblox vai acabar?

Não. Rolou um boato de que a plataforma iria acabar no dia 1 de janeiro, o que não é verdade (até porque ela continua firme e forte até hoje).

Vale lembrar que Roblox é uma marca que funciona no mundo inteiro e fatura milhões, então dificilmente ela vai acabar de um dia para o outro!

Leia também:  Passeios culturais em SP para aproveitar e assistir com toda a família

O que é XD no Roblox?

A sigla representa, na verdade, um emoticon dando muita risada usado na internet. Girando em 90º o símbolo X representa os olhos fechados dando risada e um sorriso.

O que é Roblox Studio?

Segundo a própria plataforma do Roblox, Roblox Studio é uma ferramenta de construção que ajuda você a criar os lugares dos seus sonhos. 

Ela fornece aos desenvolvedores ferramentas e habilidades para soltar a imaginação.

Qual é o nome da moeda antiga que já foi descontinuada no roblox

Antes de se chamar Robux, a moeda interna era chamada de Roblox Points, por volta de 2006.

Mais tarde ela foi substituída pela atual e já conhecida Robux.

O que é Star Code no Roblox?

O Roblox Star Code é um código especial que você pode obter de um membro do Programa Roblox Video Stars. Ele pode ser usado para dar suporte a um criador de vídeo, já que ele ganha 5% da compra do Robux que você fizer no Roblox.

O Roblox Video Stars é um programa para os criadores de conteúdo de vídeo da Roblox que mais se destacam.

Roblox no teatro: assista a uma super aventura na cidade de Brookhaven!

Além das plataformas de jogos, outra forma de aproveitar o que o Roblox tem a oferecer é partir do teatro!

É isso mesmo! Quem diria que uma plataforma digital poderia ser representada tão bem no teatro?

Na peça “Roblox no Teatro”, Pedrinho e seus amigos vivem uma super aventura na cidade de Brookhaven.

Ao entrar na plataforma para jogar, Pedrinho acaba ficando preso no jogo, pois o Barba Azul estava aprisionando todos na cidade.

E agora, o que será que ele vai fazer? Você pode descobrir acompanhando essa aventura de pertinho, junto com seu filho.

Veja onde a peça está disponível em São Paulo:

Adquira o seu ingresso para assistir Roblox no Teatro Raposo Shopping – Rodovia Raposo Tavares, km 145 – Jd. Boa Vista

Adquira o seu ingresso para assistir Roblox no Teatro West Plaza – Avenida Antártica, 380 – Barra Funda

Adquira o seu ingresso para assistir Roblox no Teatro Mooca – Plaza Shopping – R. Cap. Pacheco e Chaves, 313, 313 – Vila Prudente

 

Agora você já sabe o que é Roblox e o que precisa fazer para tornar a experiência do seu filho mais segura na plataforma!

Quando o assunto é internet, todo o cuidado é pouco nos dias de hoje… Mas, como vimos, o jogo apresenta bons controles parentais e é a nova febre entre crianças e adolescentes.

Aproveite a moda do Roblox para inserir seu filho em um ambiente cultural, como as peças de teatro. Com certeza ele vai amar!