Loading...
Tempo e família

Organização pessoal é tudo!

duas mãos, uma segurando um celular outra escrevendo

Você provavelmente já se pegou olhando pra sua vida e desanimada com tanta coisa pra fazer, e não sabia nem por onde começar…

É muuito normal!

Este mal é um problema (dos grandes) da população adulta, principalmente das mães.

Em um mundo onde cada vez mais temos coisas para fazer, traçar planos e organizá-los dentro dos nossos horários é um desafio e tanto.

A boa notícia é que existem muitas metodologias de organização pessoal que ajudam muito a dar aquela sensação gostosa de dever cumprido.

Viemos apresentar três delas para revolucionar sua rotina:

Fly Lady

O método Fly Lady funciona justamente para quem quer manter a casa organizada.

O primeiro passo é o que se chama de “destralhar”, isto é, não é possível organizar começar nada se está tudo bagunçado e atravancando as atividades. Então, logo no início do dia, tire 15 minutos para pegar todas as coisas que estão, simplesmente, jogadas pela casa. Para quem tem criança, essa parte é essencial, porque os pequenos têm muita facilidade em deixar tudo bagunçado. Tire a sujeira superficial, recolha o lixo e deixa o aspecto limpo entrar na sua casa.

Não se esqueça: é por apenas 15 minutos. Coloque um celular para despertar e pare imediatamente após ele tocar (porque sempre vai haver mais coisas para serem feitas se você não parar).

GTD – Getting Things Done

O GTD é um sigla inglesa para Getting Things Done, ou “fazendo as coisas”, em tradução livre. É uma metodologia que reúne tudo que você precisa fazer no seu dia ou na sua semana e organiza dentro do seu tempo.

Parece óbvio, mas a metodologia te faz escrever e visualizar TUDO que você tem para fazer, desembaraçando a organização pessoal. Aí você utiliza da sua consciência para estabelecer as prioridades e aceitar se será capaz de cumprir tudo, ou se precisa aceitar que não vai dar.

Para que seja realmente efetivo e não se perca em uma anotação do caderno que você não irá mais ver, faça um quadro. Você pode adquirir um quadro branco ou apenas um colocar post it na parede, mas faça algo que você vai, com certeza, bater o olho enquanto transita pela sua casa.

  • Escreva tudo primeiro, o que vier na cabeça;
  • Depois vá realocando de acordo com a prioridade;
  • Em seguida, simplesmente esqueça o que não é importante e, sim, apenas apego;
  • Disponha as atividades nas horas do dia ou nos dias da semana – (nunca esqueça de ser extremamente sincera com seus limites);

Feito isso, revise esta rotina todos os dias antes de dormir.

Técnica Pomodoro   

Colocado as duas técnicas acima em prática, otimize o seu tempo. Com a Pomodoro você intercala períodos de dedicação máxima, com períodos de distração. Com isso, você se obstina a cumprir as metas de produção na expectativa de poder descansar.

A estratégia é se concentrar durante 25 minutos e fazer um intervalo de 5. Tudo isso cronometrado. Você pode usar o intervalo para ir ao banheiro, tomar água, olhar o WhastApp, checar alguma responsabilidade, espreguiçar…

Depois de uma sequência de 4 tempos dedicados, o intervalo é um pouquinho maior, você pode tirar de 15 a 30 minutos. Não se prolongue. Seja rígida com a prática para que ela seja efetiva.

Dessa forma você acaba concluindo suas tarefas com eficiência sem se perder no tempo.

Todos os recursos apresentados aqui no texto possuem detalhamentos e desdobramentos que podem te ajudar ainda mais. Esta foi uma introdução, mas você pode pesquisar e conhecer novas habilidades.

Comece com essas dicas rápidas e vá aprimorando, adequando cada metodologia de organização pessoal  à sua realidade de vida.