9 destinos ideais para viajar com a família em São Paulo
Tempo e família

9 destinos ideais para viajar com família em São Paulo

Tempo de leitura: 23 minutos

Tá afim de pegar a estrada e curtir o final de semana com a família? Então vem que nós separamos os melhores lugares para viajar com a família em SP que você não pode perder!

Listamos vários destinos dentro do estado, tanto para quem quer viajar pertinho quanto para quem está disposto a ir mais longe!

São cidades que possuem parques, cachoeiras, praias e diversos pontos turísticos, lugares ideais para viajar com a família em SP e também tem atrações até dentro da cidade de São Paulo.

Vamos conferir?

9 destinos próximos de São Paulo para viajar com a família

Muitas famílias gostam de aproveitar os finais de semana e feriados para conhecer lugares para viajar no interior de SP.

Se este é o seu caso, confira as cidades que você e sua família não podem deixar de visitar, inclusive se você tem filhos pequenos!

1. Embu das Artes – 25 km de SP

Para quem não quer ir muito longe, mas quer viver um final de semana diferente e gostoso em uma cidade do interior paulista, Embu das Artes é a solução!

Fazendo jus ao nome, a cidade é um dos polos artísticos de São Paulo e possui uma feira de arte e artesanato que é famosa na região.

Mais de 500 expositores de esculturas, porcelanas e outros objetos participam da feira que é tradição desde 1969.

Além disso, tem também a Cidade das Abelhas, um espaço que as crianças amam, pois além de conhecer mais sobre esse inseto polinizador, o local também conta com um parquinho dentro da temática do parque, é claro!

2. São Roque – 51 km de SP

São Roque é um daqueles lugares para ir com a família no domingo com um clima interiorano delicioso que te fazem repensar a sua volta para a cidade grande.

O local conta com deliciosas paisagens, vinícolas e uma ótima culinária. Vale a pena ir passar o dia com a família e ainda sair de lá com o estoque de vinhos para as próximas semanas.

E não pense que por serem vinícolas, as crianças não têm vez por lá, pois existem diversos parques e recantos com pedalinhos e espaços abertos, ótimos para piqueniques, fazendas com animais e até a tradicional pisa das uvas que ocorre no início do ano.

3. Atibaia – 60 km de SP

lugares para viajar com família em são paulo

Atibaia tem tanto belezas naturais quanto resorts completos para toda a família.

O ideal é ir para passar um final de semana ou um feriado, assim você pode reservar um tempinho para conhecer ambos!

A Pedra Grande é um dos principais pontos turísticos da região e é possível chegar lá por meio de trilhas e também de carro, para quem possui crianças pequenas.

A diversão também é garantida com parques que fazem a alegria das crianças, mas não deixam a desejar para os adultos, como o Ayam Park, por exemplo (falaremos dele mais à frente).

Leia também: 6 Parques ao ar livre para curtir em São Paulo

4. Itu – 98 km de SP

Itu é um dos lugares para viajar no interior de SP que é recheado de tesouros históricos.

A viagem pode ser feita tranquilamente em um bate e volta, por isso, é um dos lugares para viajar com a família em SP que recomendamos nesta lista.

Mas para quem prefere uma viagem mais tranquila, o local conta com luxuosos hotéis e hotéis fazenda para quem quer relaxar e curtir o clima interiorano próximo à natureza.

O centro da cidade conta com museus e construções antigas que revelam uma linda arquitetura.

Vale lembrar que o local é conhecido como a Cidade dos Exageros e possui uma praça de mesmo nome cheia de esculturas de objetos gigantes como um banco e uma garrafa de Coca-Cola, por exemplo. É um passeio divertido para fazer com as crianças!

5. Taubaté – 124 km de SP

Para quem não sabe, Taubaté é o local onde fica localizado o Museu Monteiro Lobato, que fica no Sítio do Pica-Pau Amarelo, sim, o local que inspirou a série e os livros!

É um lugar para viajar com a família em SP, especialmente quem possui crianças em uma faixa de idade que já leu a história ou assistiu a série. Eles vão poder conhecer o famoso sítio de Narizinho, Pedrinho e Emília!

Vale ficar atento, pois no mês de abril acontece uma semana de atividades culturais com teatros, filmes e exposições.

A cidade também abriga o Museu Mazzaropi, que retrata a vida de Amácio Mazzaropi, produtor de mais de 30 filmes sobre a sua própria vida.

E para famílias que gostam de aventura, a cidade conta com várias cachoeiras e quedas d’água.

Leia também: Terra do circo: magia e encanto em São Paulo

6. Socorro – 130 km de SP

Socorro é um dos lugares para viajar com a família em SP para quem gosta de aventuras!

A cidade faz parte do Circuito das Águas Paulista, um roteiro turístico que envolve várias cidades com belas paisagens naturais no estado.

Por lá é possível praticar rafting no Rio do Peixe, um trajeto que possui de 4 a 7 km de extensão, repleto de natureza.

Se você não gosta de água, pode optar pelos quadriciclos para observar a paisagem com vistas para a Serra da Mantiqueira.

Na cidade, não deixe de conhecer o Centro Histórico, a Igreja N. S. do Perpétuo Socorro, a Praça 9 de julho e também a Maria Fumaça que fica no km 1 do Caminho Turístico da Pompeia.

7. Holambra – 134 km de SP

lugares para viajar com família em sp

Holambra é um ótimo lugar para passar o final de semana com a família em SP. Lá é a terra das flores, mas a cidade tem investido cada vez mais em turismo de todos os tipos.

Um dos pontos turísticos é a rua Dória Vasconcelos uma rua linda que possui restaurantes com uma deliciosa gastronomia e também o Boulevard Holandês, que são várias casinhas coloridas com arquitetura europeia.

O local também conta com praças lindas para passar a tarde e até uma ponte onde os casais podem pendurar cadeados para selar o seu amor, assim como acontece em Paris e Praga, por exemplo.

A cidade também conta com uma rua com os Guarda-Chuvas de Holambra, cheia de sombrinhas coloridas que ficam um charme em qualquer foto. E tem ainda o Moinho dos Povos Unidos, que é o grande marco da cidade.

8. Campos do Jordão – 135 km de SP

Uma das cidades mais baladas do interior do estado não poderia ficar de fora da nossa lista de lugares para viajar com a família em SP, não é mesmo?

A região fica na Serra da Mantiqueira e é muito visitada por pessoas do Brasil inteiro, especialmente no inverno, época de alta temporada na cidade.

Lá você pode visitar o Parque Capivari, que possui pedalinho, teleférico e Maria Fumaça. Um prato cheio para crianças e para os adultos, não é mesmo?

Já o Boulevard Geneve é uma rua com edifícios no estilo enxaimel, construção muito vista na Alemanha.

Outros parques famosos são a Ducha de Prata, o Amantikir, o Tarundu e o Parque da Floresta Encantada.

Como tem muita coisa para fazer, indicamos Campos de Jordão como um lugar para passar o final de semana com a família em SP, pois uma viagem de ida e volta pode ser cansativa e insuficiente para ver tudo.

9. Ubatuba – 220 km de SP

Ubatuba é uma cidade do litoral de São Paulo que além de praias paradisíacas, que toda família ama, tem muitos outros pontos turísticos.

Para começar, não deixe de visitar, pelo menos, algumas dessas praias: Maranduba, Lagoinha, Enseada, Praia Grande, Itamambuca e Tenório.

Você também pode aproveitar passeios de lancha e praticar ecoturismo, pois a região conta com diversas trilhas e cachoeiras.

A cidade também conta com festivais gastronômicos e diversos passeios para fazer à noite.

9 passeios em São Paulo para ir toda a família

Onde passear em SP com a família?

Agora, se você tem filhos pequenos, nós vamos mostrar três destinos imperdíveis para viajar com as crianças.

Conheça uma das áreas verdes mais visitadas da cidade: Parque do Ibirapuera

Um dos lugares para ir em São Paulo com a família é também um parque muito visitado na cidade por turistas e moradores.

O parque é um complexo gigantesco com espaço para caminhadas, museus, planetário, restaurantes, espaços para prática de esportes e muito mais.

Também é um espaço para ter contato com a natureza e aproveitar os dias bonitos em São Paulo!

Conheça o Jardim Botânico e suas plantas nativas e exóticas 

E por falar em natureza, que tal conhecer diversas espécies exóticas no Jardim Botânico?

No local, é possível conhecer espécies nativas, fazer trilhas e visitas guiadas em meio ao Jardim.

Outra opção bacana é fazer um piquenique em meio à mata, aproveitando para recarregar as energias juntinho da natureza.

Manifestação da cultura brasileira: conheça a Feira da Liberdade

Mais um dos lugares para ir em SP com a família e aproveitar um belíssimo dia de sol é na Feira da Liberdade.

A feira é mais do que tradição e virou um ponto turístico com muitas delícias gastronômicas.

Ela acontece há mais de 40 anos no bairro e tem como carro-chefe a culinária japonesa, com algumas comidas famosas, como:

  • Dorayaki
  • Takoyaki e ebiyaki
  • Pastel com recheio de gyoza, dentre muitos outros.

Leia também: Melhores restaurantes temáticos infantis em São Paulo

Incrível passeio para crianças e adultos: Museu Catavento Cultural 

O Museu Catavento Cultural é uma ótima ideia de onde ir em São Paulo com filhos, pois o local oferece aprendizado e diversão!

O espaço é lúdico e interativo, e desperta nas crianças o interesse pela ciência.

  • Lá, é possível conferir 250 instalações, com temas como:
    o interior da Terra;
  • Sala das Ilusões;
  • Universo;
  • Borboletário;
  • Ecologia;
  • Viagem ao Fundo do Mar, etc.

Para quem ama esportes: você não pode deixar de conhecer o Museu do Futebol 

Para quem gosta de futebol, as emoções podem ficar à flor da pele por aqui.

É uma ótima ideia de onde passear em SP com a família, principalmente, se toda a família curte futebol e assiste junto as partidas do time do coração.

O museu faz várias homenagens aos grandes craques do país, como o Rei Pelé (é claro!). Inclusive, é ele quem dá as boas-vindas a quem chega em um enorme salão.

Tem como ver vários gols lindíssimos da história, assistir momentos históricos da Copa do Mundo, descobrir diversas curiosidades e muito mais!

Se você procura um passeio divertido para fazer com toda a família não deixe de visitar a Fazendinha Smart Farm

A Fazendinha Smart Farm fica em Guarulhos, a apenas 25 minutos da capital, por isso, é um lugar ideal para passear com a família no domingo.

O local conta com tudo que as crianças amam: animais em exibição, como pavão, avestruz, cavalos, ovelhas, etc; salão de festa; parque infantil; shows temáticos e muitas outras atrações.

Curtiu? Então que tal adquirir seus ingressos agora mesmo?

Clique e adquira com desconto!

Curta uma incrível aventura com a sua família no Ayam Park Day Use

O Ayam Park fica em Atibaia, a apenas 60 km de São Paulo.

O local conta com atrações deliciosas para os pequenos se divertirem com a família, como: piscina de espuma, cama elástica, mini roda gigante, piscina de bolinhas, carrossel, carrinho bate-bate, tobogã e muito mais!

Um verdadeiro parque de diversões, não é mesmo?

Adquira seu ingresso com desconto e aproveite o fim de semana com os seus filhos no parque!

Conheça o primeiro parque de aventura da capital paulista: SelvaSP Parque de Aventura 

Se você acha que para estar em contato com a natureza precisa sair da cidade de São Paulo, está enganado!

O SelvaSP é o primeiro parque de aventura da capital paulista!

Além de aventuras para o público adulto, o parque conta também com programas voltados especialmente para os pequenos aventureiros, como o Rafting Paulistaninho e Tirolesa para crianças a partir de 4 anos.

Quer passar o dia se aventurando em família? Então adquira agora mesmo seus ingressos!

Muita Cultura e interatividade no Museu da Imaginação

E por último, mas não menos importante, dentre os lugares para ir em SP com a família, não poderíamos deixar de citar o Museu da Imaginação.

O espaço é absolutamente incrível para as crianças e até para os adultos, pois ele trata inúmeros temas complexos de uma forma lúdica e divertida.

As crianças aprendem sem perceber e se divertem sem esforço! Lá, temas complexos como o mundo da física e da matemática são tratados de maneira prática, com jogos e exemplos que vão deixar as crianças de queixo caído.

Adquira seu ingresso com desconto no Clubinho de Ofertas!

E se quiser ficar por dentro de todas as novidades e eventos para o público infantil e para a família, confira tudo o que o Clubinho de Ofertas oferece!

Conclusão

O que não falta é lugares para ir em SP com a família! Também não faltam promoções e ofertas do Clubinho para você aproveitar os melhores passeios com a família!

Não sabe onde passar o final de semana ou o que fazer no próximo feriado? O Clubinho sempre te dá várias ideias e ainda oferece desconto nos ingressos. Então não deixe de conferir o nosso site sempre que quiser passear com as crianças!

Acesse o Clubinho de Ofertas e confira outras ideias de lugares para passear com a família!

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.