Os Três Porquinhos: saiba tudo sobre o conto

Os Três Porquinhos: saiba tudo sobre o conto

A história dos três porquinhos é um conto clássico que tem encantado gerações de crianças por décadas.

O enredo segue as aventuras de três porquinhos irmãos que decidem construir suas próprias casas e sair da casa de suas mães.

O primeiro escolhe palha como material de construção, o segundo usa madeira e o terceiro opta pelo tijolo.

No entanto, o maior desafio para os três porquinhos é enfrentar o lobo mau que está determinado a devorá-los.

Será que eles conseguirão derrotá-lo e proteger suas casas? Descubra nesta história emocionante que ensina lições valiosas sobre a importância da precaução e da perseverança.

Qual a origem da história dos Três Porquinhos?

A história dos três porquinhos é contada geração após geração, repassada de pais para filhos. Se você for a uma loja infantil, provavelmente encontrará o livro deles por lá.

Mas você já se perguntou como essa história surgiu? Embora não haja um consenso sobre a verdadeira origem da história, quem a divulgou foi Joseph Jacobs, um escritor nascido na cidade de Sydney, na Austrália, em 1854.

Uma das teorias mais difundidas é que a história tenha sido criada na Inglaterra durante a Idade Média, mas as primeiras edições do conto são do século XVIII.

A história teria sido transmitida oralmente de geração em geração antes de ser registrada em um livro infantil.

Jacob fez o trabalho de resgatar contos tradicionais e transformá-los em livros para que não fossem esquecidos ou perdidos ao longo da história. E não é que deu certo?

Outro fato que contribuiu para a divulgação mundial da história foi a animação da Disney lançada em 1933. Foi a partir dela que os nomes Cícero, Heitor e Homero foram criados – este último em português é traduzido para Prático.

Mas o fato é que independentemente de sua origem, a história continua sendo uma fonte de diversão e aprendizado para crianças e adultos em todo o mundo.

Qual é a famosa história dos Três Porquinhos e o lobo mau?

Era uma vez uma família muito feliz que morava em um bosque.

Certo dia, os pais percebendo que os seus filhos já estavam grandinhos e podiam se virar sozinhos resolveram incentivá-los a sair da casa dos pais e construir suas próprias casas.

Então, a mãe os chamou e disse:

– Meus filhos, o momento de sair de casa chegou. Vão e construam as suas casas.

A mãe já sabia dos perigos da floresta e alertou os porquinhos:

– O mundo é de vocês! Mas tenham cuidado com o lobo que vive na floresta! Por isso, construam as suas casas com muita segurança!

Dessa forma, os três partiram com as suas trouxinhas e foram construir seus novos lares.

Cícero era o mais preguiçoso dos irmãos e resolveu construir a sua casinha de palha, pois era mais fácil e rápido.

Heitor, o filho do meio, resolveu construir a sua casinha de madeira, mas sem a estrutura necessária para que ela se tornasse mais segura.

Já Prático, resolveu construir a sua casa de tijolos e pedra, mesmo sabendo que ia demorar mais tempo para ela ficar pronta.

Como a casa de Prático demorou mais para ficar pronta, ele via os seus irmãos brincando enquanto ele trabalhava.

– Ei, Prático! Vem brincar com a gente, diziam os seus irmãos.

No entanto, Prático continuou dando duro para que a sua casinha ficasse do jeito que ele queria, afinal com segurança não se brinca!

No dia que Prático terminou a sua casinha ele finalmente pode ir brincar e se divertir com seus irmãos, mas o que eles não esperavam é que o Lobo Mau estava à espreita.

De repente o Lobo saltou de um arbusto e falou:

– Olha só, parece que encontrei o meu almoço de hoje! Vou transformar esses deliciosos porquinhos em um bom leitãozinho assado!

Os irmãos correram e cada um foi se esconder em sua casinha.

Chegando na casinha de palha de Heitor, o Lobo viu que era moleza! Então, ele soprou apenas uma vez e todas as palhas voaram pelos ares!

– Oh não! – Exclamou Heitor, que correu para a casa de madeira de seu irmão.

Então, o Lobo foi até lá e soprou, soprou. Até que na terceira vez as madeiras foram ao chão.

Então, os dois saíram correndo para a casa do terceiro irmão, a casa de pedra.

O Lobo foi até lá, encheu os pulmões de ar e soprou.

– Vuuu; vuu; vuuuuu; vuuuuuu – E, nada!

Então, ele teve uma ótima ideia: “Vou entrar pela chaminé” – disse ele.

Dentro da casa, os três porquinhos ouviram um barulho vindo do telhado e já imaginaram o que ia acontecer.

– Vamos fazer fogo na lareira – disse o Prático –, pois ele vai descer pela chaminé! E assim o fizeram.

O Lobo, então, desceu e deu um grito muito alto:

– Auuuuuuu!

Então saiu assustado e correndo pela floresta, para nunca mais voltar!

Os três se abraçaram e Prático ensinou aos irmãos uma importante lição:

– Enquanto vocês dois estavam brincando, eu trabalhei para que a minha casa estivesse mais segura e para que nenhum lobo conseguisse entrar. No final, todo o esforço valeu a pena, não é verdade?

Os dois concordaram, se abraçaram e ficaram muito agradecidos ao seu irmão mais velho.