pequena sereia negra
Tempo e família

Pequena Sereia negra: saiba tudo sobre o novo live-action e porque causou revolta

Tempo de leitura: 15 minutos

A pequena sereia é negra no novo live-action da Disney e isso tem causado burburinhos nas redes sociais, despertado a ira de alguns fãs e gerado comentários racistas contra a atriz.

Halle Bailey, de 22 anos, é a atriz que interpreta a sereia mais famosa dos mares. E, se por um lado ela despertou comentários negativos, de outro ela está emocionando várias meninas negras que se sentem representadas por terem a mesma cor de pele da princesa da Disney.

Mas afinal, será que uma Pequena Sereia negra pode mudar toda a essência de um filme? Será que o fato de a Disney ter seguido um padrão na aparência de Ariel até hoje, significa que nunca mais é possível mudar?

Explicaremos mais sobre as polêmicas do filme abaixo, mas também vamos falar sobre lançamentos, personagens, elenco e muito mais. Confira!

Pequena sereia negra: qual é o novo filme da Pequena Sereia 2023?

novo filme pequena sereia negra banner anúncio

O filme A Pequena Sereia que será lançado em 2023 é um live-action produzido pela Disney, dirigido por Rob Marshall e roteirizado por Jane Goldman.

No elenco, além de Halle, o filme conta com nomes como, Melissa McCarthy, Jacob Tremblay, Awkwafina, Javier Bardem e Daveed Diggs.

Qual a polêmica da Pequena Sereia?

Nos desenhos, a Ariel é uma sereia de pele branca e cabelos vermelhos, mas a Disney resolveu inovar no live-action e colocou uma atriz negra para interpretá-la.

O primeiro trailer do filme foi lançado em setembro de 2022 e deu o que falar nas redes sociais devido à escolha da atriz, que atua no papel de Pequena Sereia negra.

Halle recebeu muitos ataques racistas nas redes sociais e alguns fãs saudosistas disseram que a etnia da personagem poderia prejudicar a qualidade do longa.

Do outro lado, muitas pessoas saíram em defesa da atriz para dizer o óbvio, como por exemplo, a dubladora brasileira Marisa Leal e também Jodi Benson, que deu voz à Ariel na animação de 1989.

Jodi afirmou em uma convenção na Flórida que o espírito da personagem é o que realmente importa. 

Para exemplificar, a dubladora disse estar muito velha na aparência, mas que isso não muda o fato de que quando ela canta, qualquer um pode fechar os olhos e sentir o espírito da Ariel. 

“O que você mostra em um personagem em termos de sentimento, e da essência, é o que realmente importa”, disse Jodi de uma forma muito bem colocada.

Leia também: Parques de trampolins e infláveis: 12 opções em São Paulo

O que causa uma reação tão agressiva do público adulto?

Em entrevista para o Portal IG, o psicólogo Luiz Mafle fez uma reflexão sobre o que pode ter levado muitas pessoas a não gostar da escolha de uma Pequena Sereia negra.

Segundo ele, o cérebro humano cria padrões que se tornam mais rígidos com o passar do tempo.

Quando a pessoa dá de cara com uma nova informação a tendência no início é a agressividade e só depois de um tempo o cérebro começa a se familiarizar com a nova informação.

Mas, cabe dizer, que esse processo de aceitação das pessoas, de forma alguma dá direito de ofender uma pessoa e, muito menos, cometer atos criminosos e racistas.

Pequena sereia e a representação negra no cinema

Mas o lançamento do trailer e do teaser não causou apenas repercussão negativa. Pelo contrário!

Confira este vídeo que fez sucesso nas redes sociais, no qual crianças negras assistem o teaser com a Pequena Sereia negra pela primeira vez:

Emocionante, não é mesmo? Isso porque um filme da Disney com uma pequena sereia negra destrói estereótipos racistas e empodera meninas negras.

A cena diz muito sobre o que é a representatividade e sobre como ela é importante. Não é apenas sobre cor da pele, mas sim, sobre como isso influencia crianças pretas que se sentem pouquíssimo representadas em Barbies, bonecas, filmes, desenhos, etc.

A falta de representatividade gera filmes hegemônicos e pouco diversos e isso tem se perpetuado na indústria cinematográfica há muito tempo.

No Brasil, temos uma população que é formada por maioria negros, com 54% negros da população afro. Mas sabe o quanto eles são representados no cinema? Apenas 13,3% do elenco são de pessoas negras. 

Por isso, ter uma pequena sereia negra diz muito sobre representatividade no cinema, mas de forma alguma muda a essência da princesa da Disney.

Leia também: Musicais em SP: Saiba o que são e onde assistir!

Quais os personagens e elenco do filme da Pequena Sereia?

O filme é composto por um elenco de peso. Confira os atores e dubladores, e seus respectivos personagens:

  • Halle Bailey – Ariel
  • Jacob Tremblay – Voz de Flounder
  • Javier Bardem – Rei Tritão
  • Daveed Diggs – Voz de Sebastião
  • Melissa McCarthy – Úrsula
  • Awkwafina – Voz de Sabidão
  • Jonah Hauer-King – Príncipe Eric
  • Noma Dumezweni – Rainha Selina
  • Kajsa Mohammar – Karina
  • Lorena Andrea – Perla
  • Art Malik – Sir Grimsby
  • Russell Balogh – Nome não revelado
  • Jude Akuwudike – Grimsby
  • Adrian Christopher – Nome não revelado

Quando vai lançar A Pequena Sereia live-action?

pequena sereia live action 2023

O filme chega às telinha do cinema em 26 de maio aqui no Brasil, mas também será disponibilizado no catálogo de streaming do Disney+.

Ou seja, já está logo ali, mas ainda assim é difícil segurar a ansiedade, não é mesmo? Mas, como nós aqui do Clubinho de Ofertas pensamos em tudo, separamos algumas peças que vão te ajudar a esperar pela estréia do filme.

Segura a ansiedade e confira os espetáculos da Pequena Sereia que você não pode perder em SP!

O lançamento do filme com a nova pequena sereia ainda vai demorar algumas semanas, mas a história já é nossa antiga conhecida, por ser um clássico da Disney.

Por isso, separamos algumas peças que você vai amar, nas quais dá para ver a nossa querida Ariel de pertinho.

Já imaginou o encanto das crianças? É mágico! 

A Pequena Sereia – Uma Aventura no Fundo do Mar

Nessa aventura, Ariel, que é a filha do Rei Tritão, comandante dos sete mares, está insatisfeita com a sua vida e deseja ir ao mundo dos humanos.

Seu pai, por outro lado, considera que os humanos são “bárbaros comedores de peixe” e repudia a ideia de sua filha conhecer o mundo dos humanos.

Certo dia, a pequena Ariel conhece um príncipe do mundo humano, se apaixona por ele e resolve ir, de fato, para terras firmes.

Para isso, ela resolve firmar um pacto com a bruxa dos mares, mas que pode sair caro no futuro, já que a bruxa pretende conquistar o reino de Tritão.

Que tal trazer seu filho para conferir de pertinho essa história?

Adquira ingressos com desconto aqui no Clubinho de Ofertas!

A Pequena Sereia

Nesse enredo, você vai poder conferir de perto as aventuras de Ariel e o seu melhor amigo, um peixinho chamado Linguado.

A história é parecida com o primeiro que citamos aqui, com Ariel no mundo dos humanos, acordos com bruxas e uma linda história de amor.

Muita coisa legal vai rolar nos palcos do teatro e você pode levar seus filhos para conferir toda essa magia de perto.

Será que Ariel vai conseguir ficar com o seu grande amor e ajudar seu pai a derrotar a bruxa dos mares?

Adquira agora mesmo seu ingresso e traga seu filho para conferir com seus próprios olhos!

Onde encontrar ingressos com os melhores preços para assistir a Pequena Sereia?

Você já viu que no Clubinho nós temos ingressos para as peças e também os melhores descontos, não é mesmo?

Mas não é só isso, aqui nós estamos por dentro dos principais eventos infantis voltados para famílias com crianças no eixo Rio-São Paulo.

Seja peças de teatro, parques com atrações infantis, shows, circos, musicais e muito mais… Tudo isso você consegue ficar sabendo pelo site do Clubinho de Ofertas. 

Além disso, tem a facilidade de você adquirir o ingresso com a gente, já com desconto. Portanto, salve nosso site por aí para não perder nada!

Adquira seu ingresso para as peças da Pequena Sereia ou outras aqui no Clubinho agora mesmo!

Conclusão

A pequena sereia negra dividiu opiniões nas redes sociais, mas não tem como negar o talento de Halle Bailey na interpretação.

O filme veio para quebrar padrões e, de início, isso pode ter causado estranhamento em algumas pessoas.

Mas como disse Jodi Benson, que fez a voz da animação da Pequena Sereia em 1989, Ariel está, sim, presente em espírito na animação, pois não é a cor da pele que vai dizer quem é a Pequena Sereia.

Por aqui, mal podemos esperar pelo lançamento e para prestigiar a atuação da Halle. E você?

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.