Reflexões de Ano Novo: você tem vida além dos filhos?
Empoderamento

Reflexões de Ano Novo: você tem vida além dos filhos?

Tempo de leitura: 4 minutos

As reflexões de Ano Novo são um caminho sem volta, mas um caminho muito construtivo. Você pensa sobre sua vida profissional, familiar, amigos, lazer…mas será que você tem pensado sobre sua maternidade?

Muitas mulheres, e não só elas, obviamente, traçam metas na época do Ano Novo. Em muitos casos elas dizem respeito aos campos da vida comum a qualquer pessoa. No entanto, mulheres, sobretudo as mães, deveriam acrescentar a maternidade como campo reflexivo para as metas de fim de ano. O que acontece é que ser mãe é visto com tanta naturalidade pelas mulheres e toda a sociedade que, às vezes, não é valorizado como o grande desafio que é.

Um ponto importante a ser ressaltado é o equilíbrio sobre o tempo de dedicação aos filhos.

Seu tempo tem andado equilibrado?

É normal quando se tem filhos ser tomada pela rotina e viver em função de resolver problemas e cuidar dos pequenos. No entanto, é fundamental para a mulher que é mãe encontrar um tempo para se cuidar.

Será que você está fazendo isso por você? Será que seu dia é tem a sua cara?

A franqueza nessas respostas é essencial. Afinal, não vale dizer que tem se divertido quando seu único horário de lazer é sair com a mães do colégio. Não que esses passeios não sejam proveitosos. A ideia não desmerecê-los. O fato é que você precisa ter uma vida independente, que respeite seus próprios desejos e prazeres e que, de preferência, não cruze (sempre) com a rotina da maternidade.

Procure responder estas perguntas e refletir:

  • Qual a primeira atividade do seu dia?
  • Qual a última atividade do seu dia?
  • Quantas vezes na semana você se encontra totalmente sozinha?
  • Em quais momentos da sua vida você não está com nenhum dos membros da sua família? Esse momento se restringe ao trabalho?
  • Quais são os seus lazeres?
  • Quais atividades você realmente gosta de fazer? Elas têm sido frequentes em sua vida?
  • Qual a última vez que você sacrificou alguma coisa por você e não pelo seus filhos?

Depois de responder essas perguntas, tente pensar quando é que seu sorriso está presente e se ele é verdadeiro. Com moderação e auto cuidado, você tem uma maternidade plena e mesmo assim consegue estar com a autoestima em dia.

Que tal buscar o equilíbrio materno como meta de 2019?