Vacinação contra gripe: 3ª fase inclui crianças, gestantes e mães recentes
Coronavirus,  Cuidado e bem-estar,  Sem categoria

Vacinação contra gripe: 3ª fase inclui crianças, gestantes e mães recentes

Tempo de leitura: 7 minutos

Nas últimas semanas, muito tem se falado sobre os estudos para a vacina contra o Covid 19 e como ela poderia mudar o cenário mundial que vivemos atualmente. Porém, aqui no Brasil, há outra campanha de vacinação muito importante acontecendo agora, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Iniciada ainda em março em todos os municípios do país, o objetivo é vacinar pelo menos 90% da população até o final da campanha.

Este ano a vacinação contra a gripe começou mais cedo com o objetivo proteger as pessoas que estão no maior grupo de risco do Coronavírus – pessoas acima de 60 anos e os profissionais que estão lidando diretamente com os doentes. 

3ª fase da vacinação inclui crianças e mães

Hoje começa a terceira fase da campanha de vacinação que será realizada do dia 11 de maio até o 5 de junho e vai priorizar crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, e professores. Nesta fase, os grupos a serem vacinados serão divididos em duas etapas.

Do dia 11 ao 17 de maio, só poderão buscar sua dose:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Gestantes;
– Puérperas (mães até o 45º dia do pós-parto);
– Pessoas com deficiência.

OBS 1: Crianças, grávidas e puérperas seguem com acesso ao imunizante do vírus influenza do dia 18 em diante. Essa primeira semana dedicada exclusivamente aos primeiros três grupos só serve para garantir que os postos não fiquem sobrecarregados e que não haja risco de grandes aglomerações, o que não é bom em tempos de Coronavírus (Sars-CoV-2).

OBS 2: Crianças e mulheres grávidas fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina por terem um maior risco de sofrer complicações com a gripe. Já as puérperas, além de apresentarem alterações no sistema imune que predispõem a sintomas graves, passam anticorpos contra o influenza para os recém-nascidos através da amamentação. Daí porque também são incluídas pelo Ministério da Saúde na campanha.

Do dia 18 de maio até o fim da campanha de vacinação contra a gripe, são incluídos no calendário:
– Professores das escolas públicas e privadas
– Pessoas entre 55 e 59 anos (foi o primeiro ano que esse pessoal entrou na campanha)

Embora não esteja entre os grupos divulgados como prioritários, a população que inclui desde crianças a partir dos 6 anos deve aguardar, já que na campanha de 2019, a vacinação foi ampliada para toda a população. Entretanto, vale lembrar que a escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem os mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Porque é importante vacinar contra a Influenza?

A vacina contra a gripe não nos protege contra o Coronavírus e sim contra a Influenza, outra gripe contagiosa que já infectou e matou milhares de pessoas. No entanto, ao tomar a vacina da gripe, você também ajuda indiretamente no combate ao Coronavírus:
1) Você impede que seu corpo seja infectado por uma doença respiratória que prejudica o sistema respiratório, alvo do Covid-19.
2) Diminui a possibilidade de precisar de acesso a postos de saúde, clínicas e hospitais que hoje estão sobrecarregados com o atendimento aos casos de Coronavírus.
3) Em casos de gripe, a vacinação ajuda a diferenciar os casos. Quem já recebeu a vacina contra a Influenza, tem esta possibilidade descartada no diagnóstico. 

Por fim, quanto mais gente vacinada, menor o número de pessoas indo parar no hospital por causa da gripe. E isso ajuda o sistema público a reservar os leitos para a demanda extra de internações decorrentes do Coronavírus.

Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2020, acesse a página oficial do Ministério da Saúde https://www.saude.gov.br/ e http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinabrasil/

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.