Você tem observado seu filho?
As férias é um momento ótimo para se passar em família. É aquela época em que os compromissos da vida cotidiana dão uma acalmada e é possível curtir os dias juntos sem se preocupar muito.
As crianças acabam ficam mais em casa, o que estimula o convívio familiar. Isto é muito bom para preencher a infância de bons momentos e recordações compartilhadas com irmãos, pai, mãe, primo…
Para você que é mãe ou pai esta época também é muito importante para o cuidado do seu filho.
Não entendeu? Vou te explicar.
Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos não dando a devida atenção à forma como nossos filhos vão crescendo e se desenvolvendo. Normal. Afinal, a vida é mesmo cheia de responsabilidades que precisamos dar conta. Durante as férias escolares os filhos ficam mais em casa, e, embora haja o desafio de ocupar todo esse tempo livre, é também uma ótima oportunidade para estar junto.
Nessas férias, além de aproveitar muito os dias – principalmente com as ofertas do Festival de Férias – experimente olhar os seus filhos prestando atenção aos detalhes.
Observe a forma como ele fala, sobre o que ele fala, como se relaciona com outras crianças, com os adultos e a família. Pare um instante para perceber como seu organismos vem funcionando. Se ela corre com rapidez, se gosta mais disso ou daquilo. Apenas observe com cuidado e atenção. Isso vai te ajudar com a educação infantil do seu filho, te orientar a tomar decisões importantes. Além, é claro, de estreitar a relação entre vocês.
Mas para que tudo isso?
A infância é uma delícia, cheia de sorrisos, brincadeiras e tranquilidade. No entanto, a infância também é um momento propício para que muitos valores e comportamentos possam ser aprendidos e levados para a vida toda. Parte de quem somos quando crescemos é resultado da formação que tivemos na infância. Nesse sentindo, a maternidade e a paternidade tem um papel extremamente importante. São como zeladores da infância, que fortalecem o desenvolvimento sadio e benéfico das crianças.
Além disso, muitas doenças como o câncer e algumas síndromes se escondem por trás das brincadeiras e acabam passando despercebidas, gerando problemas futuros.
Por isso, nessas férias, aproveite bem o seu filho. Tenha dias incríveis de brincadeiras, gargalhadas e surpresas, mas também esteja atenta aos detalhes que podem te ajudar nesta missão de cuidar de um pequeno ser humano.
Mãe, as férias também são suas!
Você pode gostar
Aniversário do Rio de Janeiro no ritmo da folia!
28 de fevereiro de 2019
Todo dia é dia mãe: a maternidade de Tayane de Souza Barcelos
16 de novembro de 2018